segunda-feira, 14 de maio de 2018

10 MANEIRAS DE ESTIMULAR A AUTOCONFIANÇA DAS CRIANÇAS

Com pequenas atitudes, podemos incentivar e ajudar a criança a desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, enxergando dentro dela a capacidade para realizar atividades diversas.

1. Demonstre interesse por suas atividades

A criança se sente valorizada e útil, capaz de realizar atividades importantes e ser reconhecida por elas.


2. Dê espaço para que ela experimente novas atividades

A criança se sente segura, livre e incentivada para testar seus limites e potencialidades e, assim, aprender com as próprias experiências.


3. Ajude a criança a falar sobre os próprios sentimentos

O autoconhecimento é um fator extremamente importante para a autoconfiança. Quando se conhece intimamente, a criança pode se permitir ir além.


4. Elogie suas conquistas

Esse é um ponto bastante importante. A criança deve ser elogiada de acordo com seus esforços e resultados, aprendendo que suas ações podem trazer benefícios ao ambiente e às pessoas à sua volta.


5. Não faça críticas à criança, mas sim aos seus comportamentos inadequados

É muito importante evitar qualquer tipo de rótulo. Ao invés de dizer “você não é legal”, diga “isso o que você fez agora não foi legal”.


6. Seja um bom modelo

A criança aprende muito quando está observando. A forma como lidamos com nossas frustrações, tristezas e raiva influenciam diretamente a maneira como ela desenvolverá essas características e então moldar a sua própria persistência e autoconfiança.


7. Respeite o tempo da criança

Cada criança é única, tem um ritmo e se desenvolve de determinada maneira. Ao invés de apressar novas conquistas, curta cada uma das fases.


8. Dê responsabilidades à criança

Sentir que os pais confiam nela pode estimular sua autonomia e independência, dando a segurança necessária para a autoconfiança.


9. Desafie a criança

É importante encorajar os filhos a superarem seus limites, testarem novidades e irem além.


10. Demonstre amor e confiança

Isto é importante para a autoestima da criança. Quem se sente amado e valorizado, certamente acredita mais em si mesmo e no seu potencial.




Blog da Leiturinha - Flávia Carnielli

terça-feira, 8 de maio de 2018

SUGESTÕES PARA O DIA DAS MÃES

Vejam, que lindo este painel!



Lembrancinhas:






Imagens: Pinterest

PROJETO: O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA

Pessoal, estou encantada com um projeto sobre Corpo Humano que encontrei na net. Resolvi adaptar para ficar de acordo com  a formatação que utilizo. 

O CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA


Faixa Etária: Jardim, Pré-escola e Anos Iniciais

Duração: 7 semanas

Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes. 


Objetivos Específicos: 

  • Conhecer as partes e órgãos do corpo e nomeá-las;
  • Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;
  • Aguçar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;
  • Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;
  • Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem através do desenho;
  • Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;
  • Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;
  • Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
  • Reconhecer os órgãos de sentidos;


Justificativa: 

         Já parou para pensar o quão incrível é o corpo humano?

      Daria para ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"

    O projeto ‘’CORPO HUMANO A MÁQUINA DA VIDA’’ nasceu para dar significado às perguntas frequentes de nossas crianças, pois, é na infância que elas querem saber tudo sobre o corpo, porque é o período no qual ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade.
      Para que a criança tenha consciência de seu corpo é importante que ela perceba a sua importância e cuidados que devemos ter com ele. Desta forma, neste projeto iremos enfatizar questões de higiene, alimentação e saúde, como a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras, higiene para o nosso bem-estar e saúde, bem como exercícios físicos.



Áreas de Conhecimento: Linguagem, Natureza e Sociedade, Movimento. 


Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, pictórica e linguística. 


Ações Didáticas:

  • Leitura e exploração de livros infantis sobre o assunto, tais como:
  • Exploração de atlas do corpo humano ou pôsters sobre o corpo humano.
  • Brincadeiras simbólicas dirigidas.
  • Canções: Cabeça, ombro, joelho e pé; Eu me remexo, Minha boneca de lata, Pai Francisco.
  • Vídeos: Coletânea "Sid, o cientista: explorando o corpo humano".
  • Atividades envolvendo expressão corporal, motricidade ampla e fina, lateralidade.
  • Atividades envolvendo gestos, posturas e ritmos.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Confecção de um chaveiro de coração, utilizando feltro e fibra.
  • Modelagens, recortes, colagens.
  • Exploração de um Torso Humano. 
  • Realização de experimentos envolvendo o Sistema Respiratório e Digestório.
  • Antropometria (pesagem e medição da altura), comparação das medidas e construção de gráficos.
  • Confecção de Mini-book (livreto) com curiosidades sobre o corpo humano.
  • Montagem e exploração de um circuito com os pôsters, maquetes, torso humano, imagens, trilha sensorial.

Avaliação: Será avaliado o envolvimento, interesse e participação dos alunos individualmente e coletivamente, como forma de registro poderá ser confeccionado um Lapbook com as principais informações e saberes trabalhados durante o projeto.



Torso Humano, com peças móveis (geralmente as escolas possuem um). Caso não tenha na escola, poderão confeccionar um cartaz interativo em feltro com as os órgãos móveis, colando-os com velcro (há sugestões na internet). 












Fonte: Colégio Machado de Assis

Reelaborado por mim, a partir do projeto das professoras Laiza Francine Schneider e Rosilene Antunes

JOGO DA MEMÓRIA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS

Objetivos:
  • Reconhecer as formas geométricas para que estabeleçam relação com os objetos cotidianos.
  • Desenvolver atenção, concentração e discriminação visual.
Faixa etária: Educação Infantil e Anos Iniciais

Materiais: As peças do jogo deverão ser impressas em papel mais espesso, como cartolina. Para garantir maior durabilidade, as peças poderão ser revestidas com papel adesivo transparente (contact) ou fita durex larga transparente.




Sugestões:

  1. Explorar a escrita do nome das formas, registrando em cartaz.
  2. Classificar os objetos com a forma geométrica igual.
  3. Contar o número de lados em cada forma geométrica e registrar.
  4. Explorar oralmente outros objetos com as formas geométricas trabalhadas, na rua, em casa, na sala de aula.
  5. Trabalhar com blocos lógicos.
Imagens: www.espacoeducar.net

JOGO DA MEMÓRIA TÁTIL

Objetivos:
  • Desenvolver a percepção tátil para que percebam as semelhanças e diferenças de texturas.
  • Associar formas geométricas, letras, números e outras figuras.
  • Favorecer a inclusão social e a reflexão sobre as crianças com necessidades especiais.

Faixa etária: a partir de 2 anos.


Materiais: 
  • Base: CDs, tampas plásticas, latas ou papelão
  • Materiais com texturas diversas (lixa, algodão, esponja, sobras de EVA, cotonetes, palitos de picolé, palha, retalhos, botões...
  • Cola (que permita a adesão dos materiais na base escolhida)




Como que faz?

1. Pegue papelão, CDs ou qualquer um dos materiais sugeridos no primeiro tópico, como base para jogo. Eles terão a mesma função das cartas em um jogo da memória comum.

2. Pegue também os outros materiais e faça formas iguais em bases iguais com eles. Por exemplo, se fizer um triângulo com cotonetes, repita o mesmo procedimento. Assim as crianças conseguirão tatear e adivinhar corretamente as formas correspondentes.




Como brinca?

1. Espalhe as peças no chão ou na mesa.

2. Coloque a venda nos olhos das crianças e, ao tatear, as peças deverão procurar seus pares.

3. Aquela criança que encontrar mais pares ganhará o jogo.




Dicas metodológicas:

1. Apresente o jogo às crianças;

2. Apresente por meio da oralidade e da escrita a relação do material necessário;

3. Peça apoio para as crianças e ou seus responsáveis para trazer de casa o material de sucata;

4. Organize o material um dia antes da realização da oficina;

5. Confeccione o material na presença das crianças e, se possível, com ajuda das que tenham idade maior que 4 anos.

6. Jogue com as crianças e deixe-as jogarem sozinhas, observando e registrando o momento da brincadeira.

DICA 01: Explique aos alunos que os deficientes visuais utilizam muito o tato para conseguirem superar as dificuldades que possuem devido à falta do sentido da visão: usam, por exemplo, uma bengala que serve como extensão do braço; e/ou que a leitura em Braille também utiliza o tato.

DICA 02: Você pode enfileirar vários canudinhos, fazer montinhos de algodões iguais, fazer a letra "A" com canudinhos, ou mesmo outras letras que as crianças conheçam, quadrados com palitos, entre outros. É só usar a imaginação!

DICA 02: É interessante trabalhar essa atividade também como forma de fazer as crianças entenderem como um colega com deficiência visual "enxerga" o mundo. É uma forma de facilitar a inclusão.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

9 COISAS QUE TODA CRIANÇA PRECISA OUVIR!!!


CHUVINHA DE PAPEL


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM BOM LIVRO

OBJETIVOS

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
  • Localizar informações no texto.
  • Produzir histórias.
  • Identificar os tipos de livro.
  • Reconhecer diferentes gêneros textuais.
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
  • Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.


CONTEÚDO:

  • Alfabetização.
  • Língua escrita: usos e formas.
  • Concepção de texto.
  • Língua oral: usos e formas.
  • Processos de leitura.
  • Gêneros de texto.
  • Língua escrita: prática de produção de textos.
  • Papel da interação entre alunos.
  • Língua oral: valores, normas e atitudes.
  • Língua escrita: prática de leitura.
  • Evolução da escrita alfabética.

DURAÇÃO: 5 (CINCO) aulas.



DESENVOLVIMENTO:


1ª. etapa


1. Inicie a atividade  com a exibição do vídeo "Um bom livro", disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=-ikZ9QBmPMU 


2. Após, formar uma roda de conversa e questionar as crianças:
- Vocês gostam de livros?
- Quem tem livros em casa?
- Quais livros vocês gostam?
- Pra você o que é um bom livro?


3. Explique às crianças que existem vários tipos de livro e que eles são classificados, de acordo com o seu conteúdo, em duas categorias fundamentais: sequenciais e obras de referências. Cite alguns exemplos de cada um deles para que a turma seja capaz de distinguir as ideias, conforme sugestão abaixo:

Livros sequenciais: ensaio, memórias, romance, novela, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos.

Obras de referências: anuário, bibliografia, dicionário, manual, enciclopédia, guia turístico, livro didático, relatório.


4. Em seguida, proponha aos alunos que leiam a poesia "A caixa Mágica de Surpresa", de Elias José 



      Lembre-os de que a poesia faz parte da categoria de leitura sequencial e peça para que observem a estrutura do gênero, composto de rimas, versos e estrofes. 

5. Em seguida, peça que respondam às seguintes questões no caderno:
Qual livro você leu neste último mês?
O que você entende do verso do poema: “um livro tem as asas longas e leves”?
Por que o autor diz que o livro é uma caixa mágica?



2ª etapa

6. Proponha uma visita à biblioteca e possibilite que os alunos escolham um livro para ler. Após a leitura, solicite que escrevam sobre o que mais gostaram na história lida e ilustrem o texto. Em seguida, peça que apresentem seus trabalhos para o grupo. 

7. Ao voltar à sala de aula, comente o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão, venda e consumo.



3ª etapa


8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".



9. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da leitura. Questione, primeiro, os tipos de texto que as crianças gostam de ler. Sobre o filme visto, pergunte qual a parte da história de que mais gostaram e peça que desenhem a cena no caderno.


10. Organize a turma em pequenos grupos e proponha aos alunos que montem um teatrinho sobre a história do vídeo. Peça que as equipes se organizem, distribuam os personagens e ensaiem as apresentações. Depois que as encenações estiverem prontas, coordene a mostra na sala de aula.


11. Caso seja viável, combine com a gestão da escola um momento para que os alunos apresentem as produções a colegas das outras turmas com o intuito de promover interação e socializar a obra.



4ª etapa

12. Convide os alunos para produzir histórias em duplas. Para isso, eles devem se concentrar nas seguintes questões:
  • Quando acontece a história?
  • Quem faz o papel de narrador? Alguém que participa da história ou alguém que apenas a observa?
  • Quem são os personagens? Se preferirem, descrevam algumas de suas características.
  • Onde se passa a história?
  • O que acontece de importante?
  • Por que isso aconteceu?
  • O que os personagens fizeram para resolver o conflito?
  • Como acaba a história?

13. Depois que a história estiver pronta, peça que deem um título interessante a ela, copiem-na em uma folha de papel A 4 e façam uma bonita ilustração.


14. Assim que o trabalho for concluído, faça uma escala de contadores de história para a semana.



5ª etapa

15. Distribua cópias do texto  "O Grande Livro".



16. Solicite uma leitura coletiva, pedindo para cada aluno ler um parágrafo. Promova, então, uma discussão:
  • Por que Luquinha não entrava no escritório do avô?
  • O avô de Luquinha escrevia livros. Que tipo de livro ele escrevia?
  • O título do texto é O Grande Livro. A qual obra o título faz referência?
  • Em sua opinião, o dicionário é um livro importante? Por quê?

17. Aproveite esse momento para explicar o que é um dicionário, caso ainda não tenha trabalhado com esse tema. Conte aos alunos que existem vários tipos: os que explicam os significados das palavras da nossa língua; os que apresentam as palavras de outra língua com tradução para a língua portuguesa; os que agrupam palavras que rimam, sinônimos ou antônimos; e os que trazem o significado de palavras de algumas regiões, palavras coloquiais.



18. Em seguida, proponha que a turma construa um livrinho para uma exposição que será realizada para a comunidade escolar. Organize as crianças em duplas, entregue folhas de papel e peça que elas imaginem um personagem e um fato desencadeador da narrativa. Sugira que criem textos variados: poesia, história em quadrinhos, aventura ou fábula, entre outros. Oriente-os caso tenham dúvidas sobre o gênero textual escolhido. Lembre-os de colocar o nome do autor, do ilustrador e o título na capa do livro.



19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.


AVALIAÇÃO

    Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a origem dos livros, produzir histórias, identificar diferentes tipos de livros e compreender a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual. Para isso, observe sempre as hipóteses das crianças, verifique se os resultados das atividades expressam avanços ou dificuldades e utilize os registros para planejar novas aulas que contribuam ainda mais com as aprendizagens.