terça-feira, 8 de maio de 2018

JOGO DA MEMÓRIA TÁTIL

Objetivos:
  • Desenvolver a percepção tátil para que percebam as semelhanças e diferenças de texturas.
  • Associar formas geométricas, letras, números e outras figuras.
  • Favorecer a inclusão social e a reflexão sobre as crianças com necessidades especiais.

Faixa etária: a partir de 2 anos.


Materiais: 
  • Base: CDs, tampas plásticas, latas ou papelão
  • Materiais com texturas diversas (lixa, algodão, esponja, sobras de EVA, cotonetes, palitos de picolé, palha, retalhos, botões...
  • Cola (que permita a adesão dos materiais na base escolhida)




Como que faz?

1. Pegue papelão, CDs ou qualquer um dos materiais sugeridos no primeiro tópico, como base para jogo. Eles terão a mesma função das cartas em um jogo da memória comum.

2. Pegue também os outros materiais e faça formas iguais em bases iguais com eles. Por exemplo, se fizer um triângulo com cotonetes, repita o mesmo procedimento. Assim as crianças conseguirão tatear e adivinhar corretamente as formas correspondentes.




Como brinca?

1. Espalhe as peças no chão ou na mesa.

2. Coloque a venda nos olhos das crianças e, ao tatear, as peças deverão procurar seus pares.

3. Aquela criança que encontrar mais pares ganhará o jogo.




Dicas metodológicas:

1. Apresente o jogo às crianças;

2. Apresente por meio da oralidade e da escrita a relação do material necessário;

3. Peça apoio para as crianças e ou seus responsáveis para trazer de casa o material de sucata;

4. Organize o material um dia antes da realização da oficina;

5. Confeccione o material na presença das crianças e, se possível, com ajuda das que tenham idade maior que 4 anos.

6. Jogue com as crianças e deixe-as jogarem sozinhas, observando e registrando o momento da brincadeira.

DICA 01: Explique aos alunos que os deficientes visuais utilizam muito o tato para conseguirem superar as dificuldades que possuem devido à falta do sentido da visão: usam, por exemplo, uma bengala que serve como extensão do braço; e/ou que a leitura em Braille também utiliza o tato.

DICA 02: Você pode enfileirar vários canudinhos, fazer montinhos de algodões iguais, fazer a letra "A" com canudinhos, ou mesmo outras letras que as crianças conheçam, quadrados com palitos, entre outros. É só usar a imaginação!

DICA 02: É interessante trabalhar essa atividade também como forma de fazer as crianças entenderem como um colega com deficiência visual "enxerga" o mundo. É uma forma de facilitar a inclusão.

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