segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CULTURA GAÚCHA E SEMANA FARROUPILHA

Buenas tchê! Visto a escassez de material sobre Cultura Gaúcha e Semana Farroupilha, fiz umas andanças pela internet, uma campiada nos livros, elaborei algumas coisitas e acabei por reunir as sugestões abaixo. Espero que sejam de valia. Se gostar, deixa um recadinho:



























Nomear as vestimentas dos gaúchos:



























































Junte as peças iguais  para formar palavras:
































































































Luiz Carlos Barbosa Lessa
Trecho de "Os Guachos"

     O João-de-barro é um passarinho de nada.
   Como deve ser brabo, para ele, o esforço de levar no bico, por dias a fio, pedacinhos de barro e pedacinhos de capim. Mas não afrouxa o tutano, ajeita daqui, ajeita dali, voa para cá, voa para lá, traz, põe terra, não cansa, voa de novo, empurra com o biquinho os grãozinhos de terra, bate as asinhas doloridas de cansaço, se agiganta, vem a chuva ameaçando por tudo abaixo, ele remenda o que a chuva estragou, recomeça, vem o gavião voando para acabar com a vidade dele, ele foge, quando gavião vai embora ele volta, segue em frente, traz mais barro, chega ao topo, dá os remates finais...
    E olha lá, num amanhecer de primavera, o rancho todo construído e ele piando de felicidade ao lado da companheira. E agora podem vir chuvas, que isto não tem mais importância.
   E pode vir o gavião de novo, que os filhos estão dormindo com toda a segurança numa caminha de penas. Que lindeza!
    Se o joão-de-barro, que é um passarinho flaquito, pode fazer tudo isso com seu biquinho de nada, por que não poderá um homem construir sua felicidade? Basta querer!



Lá vai a letra duma música famosa em minha cidade, e que se for dramatizada deve render muitos aplausos e gargalhadas:



MÚSICA: REPARTINDO A TARECAMA
(Letra: Marco Antônio Nunes e Edson Vargas, Composição: David Menezes)

Já são quase 20 ano que sou tua por inteira
agüentando teus fiasco, cara feia e borracheira
hoje que tô chairada pra você perdi valor.
Assim não suporto mais eu só quero é amor.
Quando a cousa se atravessa
Vou te contar meu ermão
Deu a boba na muié
Pediu a separação
Vamo faze um acordo
Eu gritei pela janela
Repartimo a tarecama
Tudo bem me disse ela.
Comecemo pelos bicho: Pode levar o Totó
Deixo o Mimi e a Cocota assim não fico tão só
leva as bota de borracha o bodoque e a tua canha,
mas me deixa querosena e aquele resto de banha.
Leva esse pala véio e o teu baraio de truco
Deixa a jarra de matéria onde eu faço os meus Ki-suco
Já separei num saquinho meus creme e as vitamina
Leva o óleo de capincho e o vidro de infalivina.
Fica o tacho e as panela bem assim ela me disse
as cuia a bomba e bacia e as fita da Berenice
o fogão e a caçarola mais o colchão e o machado
Mas pode levar as Solinge e o quadro do colorado.
Leva as pilha e deixa o rádio e a tua frigideira
a gamela as morcia a lanterna e a cristaleira
Só me falta ela quere minha coleção de bolita
meu serrote e o cantil os guides e o toca fita.
Vou ficar com o baú pra guarda minhas pantalona
Pode levar o teu sepo, a enxada e a cambona.
Consome com esse pelego.
me falou bem nesse tom
E me deixa uns cinco pila pra pagá a muié do Avon
Tá bem justa a divisão tu não acha seu coió
Pode seguir o teu caminho vai campiá outra bocó
Que mulher desaforada me deixou sem um vintém
Mas tá bom não demo bola, um dia a volta vem.









CRUZADÃO





FORMANDO PALAVRAS:










Atividade adaptada: Vamos escrever o nome das vestimentas típicas do gaúcho e da prenda:





Pintar os vestidos de prenda:




 Atividades Avaliativas:

















COMO FAZER CHIMARRÃO

A partir das imagens, produzir coletivamente um texto com as instruções de como fazer chimarrão.












Fontes de Pesquisa:

Livro Didático: Conhecendo o Rio Grande do Sul de Luís Moraes Koteck

Revista Agrinho

Livro Didático: Caminhos de Santiago de Angela Borges e Jacira Perufo

Livros Didáticos: Estudos Sociais do Rio Grande do Sul e Geografia do RS de Igor Moreira

Coleção Cultura Gaúcha da Editora Bicho Esperto

Site:  Página do Gaúcho (www.paginadogaúcho.com.br)

Encartes: Jornal Correio do Povo

Blog: Alfabetizando com Mônica e Turma, da Ivana Kaiper 

Blog: www.profanandaschultz.blogspot.com



76 comentários:

  1. Tem selinho para você no meu blog, passa lá.
    Bjs Carol.

    ResponderExcluir
  2. SABIA QUE IRIA ENCONTRAR CONTEUDOS SOBRE SEMANA FARROUPILHA AQUI. VOCÊ É O MÁXIMO!!!
    SAUDADES
    PARABÉNS PELO TRABALHO

    ResponderExcluir
  3. Adorei o material me ajudou muito no trabalho para a escolinha da minha filhota.
    Adoramos

    PARABÉNS
    CRIS E MARI

    ResponderExcluir
  4. Adorei as atividades, Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Adorei a coletânea!! Obrigada por postar. Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo belo trabalho realizado.Sou alfabetizadora e gosto de pesquisar sobre vários assuntos e teu blog permite uma visita gostosa e dá idéias cvriativas.

    ResponderExcluir
  7. Daniela,
    A nossa festa de encerramento letivo, tem por tema o folclore brasileiro... E a minha turma ficou com a região sul...agradeço muitíssimo pelas postagem. É tudo que vou precisar...
    Obrigada!
    Aliádina

    ResponderExcluir
  8. O material é muito rico... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog! O material é muito bom!Abraço.
    Junara

    ResponderExcluir
  10. Amei! É muito dificil encontrarmos varias atividades e bem diversificadas sobre a nossa região sul.UM FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  11. Adoreiii...muito boas as atividadesss

    ResponderExcluir
  12. Otimas atividades vai me ajudar muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaaadooooorei a sua coletânea. PARABÉNS pela criatividade e capricho. Excelente que possamos encontrar profes que compartilhem. Abração!!!Profe Claudia - Rede Estadual de POA/RS

    ResponderExcluir
  14. esse foi o que eu mais gostei bastante e muito educativo

    ResponderExcluir
  15. Adoreiiiiiiiiiiii
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns super util. Material de primeira. Super Amei!!!

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Que bom!!!! Se puder e quiser enviar fotos das tias atividades e momentos com os alunos durante o trabalho sobre Cultura Gaúcha, me envia que posto aqui com os devidos créditos.

      Bjs

      Excluir
  18. Adorei as atividades!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Naveguei por vários sites... Parabéns! COMPLETO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME ALEGRO MUITO EM SABER QUE GOSTOU DO MATERIAL, ESSA É MINHA META... BJÃO

      Excluir
  20. Amei estas atividades! Parabéns ótimo material!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adorei o blog!
    Sou professora de uma turma de Jardim da Educação Infantil em Porto Alegre e achei muito útil a pesquisa que fizeste sobre a Semana Farroupilha! Um resumo direto e de fácil compreensão e diversas atividades para dar um ajudinha quando as demandas apertam!
    Obrigada e parabéns pela dedicação!
    Beijo, Prof.ª. Caroline

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei o bolg!
    Sou professora de uma turma de Jardim da Educação Infantil em Porto Alegre e achei muito útil o resumo que fizeste sobre a Semana Farroupilha... Um texto breve e direto com diversas sugestões de atividades para quando a demanda aperta!
    Obrigada e parabéns!
    Beijos, Prof. Caroline

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, material de primeiríssima qualidade! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns!Atividades maravilhosas! Adorei

    ResponderExcluir
  25. Maravilha de ideias! Parabéns!! Amei!

    ResponderExcluir
  26. ola Daniela vc teria o resto da coleção cultura gaucha para enviar. bjsss obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns!!! Ajudou-me muito no meu estágio!!

    ResponderExcluir
  28. Ótimo material!!!! Muito obrigada por compartilhar!!! Realmente existe pouco material sobre nosso querido RS!!! Vou usar tudo!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  29. Encantada com teu trabalho, parabéns por todo material!!
    Prof. Michelle Facklamm

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo blog e por compartilhar com nós suas ideias.

    ResponderExcluir
  31. Ideias incríveis, amei, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  33. parabéns, adorei o material é bem variado!

    ResponderExcluir
  34. Obrigada,quanto material incrível meus alunos irão adorar!

    ResponderExcluir
  35. Atividades tri legais que podem ser usadas para todas as idades.Parabéns!

    ResponderExcluir
  36. Adorei as atividades! Ótimo material! Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Parabéns, a tempo procuro atividades sobre o RS e não encontrava. Esta coletânea ficou muito boa e vou aproveitar muito.

    ResponderExcluir
  38. Ótimo material, temos poucos textos e atividades sobre a cultura do RS.

    ResponderExcluir
  39. Adorei esse material! Parabéns aos idealizadores é difícil encontrar um material tão rico sobre a cultura gaúcha para os anos iniciais.

    ResponderExcluir
  40. Adorei esse material! Parabéns aos idealizadores é difícil encontrar um material tão rico sobre a cultura gaúcha para os anos iniciais.

    ResponderExcluir
  41. Adorei esse material! Parabéns aos idealizadores! É muito difícil encontrar um material tão rico sobre a cultura gaucha para ser trabalhado com os anos iniciais.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns!! parabéns. Excelentes atividades, adorei e com certeza irá contribuir muito nas aulas para a semana. Valeu, muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns!! parabéns. Excelentes atividades, adorei e com certeza irá contribuir muito nas aulas para a semana. Valeu, muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigada seu blog é bem divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee! Obrigada pelo comentário! Meu blog é remanescente das antigas (rsrsrsrs)! Bjs

      Excluir
  45. Ameiii, me ajudou muito! Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns!!! Sou professora e adoro trabalhar sobre a cultura gaúcha e é a primeira vez que encontro um material diversificado e amplo sobre as nossas tradições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, muito obrigada pelo comentário! Quando fiz essa postagem foi exatamente pensando e vivenciando isso, de como era difícil achar material pra trabalhar esse tema... Fui juntando daqui e dali, de outros sites, digitalizei alguns que eu tinha, criei outros e juntei tudo aqui! E hoje vejo um monte de postagens em outros blogs, todos quase com atividades daqui, mas fico bem feliz tbm, o importante é disseminar conhecimentos da nossa cultura e ajudar os educadores! Bjs

      Excluir
  47. Parabéns ótimas atividades sobre a Revolução Fareoupilha.

    ResponderExcluir
  48. Me ajudou muito!! Obrigado. Sou acadêmico de pedagogia e moro em Santiago também. Orgulho de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, tudo bem?! Que legal, somos conterrâneos e "vizinhos"! Eu atualmente estou cursando 2ª Licenciatura em Pedagogia... Fiquei muito feliz com teu comentário, nunca ninguém de Santiago havia comentado neste post. Sou professora e coordenadora pedagógica no Instituto Professor Isaías (noite) e durante o dia trabalho como bióloga na Secretaria do Meio Ambiente. Uma hora nos esbarramos por aí! Abraços

      Excluir
  49. Parabéns pela excelente coletânea de atividades. Material completo e de excelente qualidade. É possível planejar muitas atividades para valorizar a cultura do nosso Estado. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  50. Quanta riqueza de material sobre a cultura gaúcha! Muito obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas!

    ResponderExcluir
  51. Excelente apanhado de informações sobre a história, lendas, cultura e tradição gaúcha. Parabéns e obrigada!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...