segunda-feira, 9 de abril de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM BOM LIVRO

OBJETIVOS

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
  • Localizar informações no texto.
  • Produzir histórias.
  • Identificar os tipos de livro.
  • Reconhecer diferentes gêneros textuais.
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
  • Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.


CONTEÚDO:

  • Alfabetização.
  • Língua escrita: usos e formas.
  • Concepção de texto.
  • Língua oral: usos e formas.
  • Processos de leitura.
  • Gêneros de texto.
  • Língua escrita: prática de produção de textos.
  • Papel da interação entre alunos.
  • Língua oral: valores, normas e atitudes.
  • Língua escrita: prática de leitura.
  • Evolução da escrita alfabética.

DURAÇÃO: 5 (CINCO) aulas.



DESENVOLVIMENTO:


1ª. etapa


1. Inicie a atividade  com a exibição do vídeo "Um bom livro", disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=-ikZ9QBmPMU 


2. Após, formar uma roda de conversa e questionar as crianças:
- Vocês gostam de livros?
- Quem tem livros em casa?
- Quais livros vocês gostam?
- Pra você o que é um bom livro?


3. Explique às crianças que existem vários tipos de livro e que eles são classificados, de acordo com o seu conteúdo, em duas categorias fundamentais: sequenciais e obras de referências. Cite alguns exemplos de cada um deles para que a turma seja capaz de distinguir as ideias, conforme sugestão abaixo:

Livros sequenciais: ensaio, memórias, romance, novela, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos.

Obras de referências: anuário, bibliografia, dicionário, manual, enciclopédia, guia turístico, livro didático, relatório.


4. Em seguida, proponha aos alunos que leiam a poesia "A caixa Mágica de Surpresa", de Elias José 



      Lembre-os de que a poesia faz parte da categoria de leitura sequencial e peça para que observem a estrutura do gênero, composto de rimas, versos e estrofes. 

5. Em seguida, peça que respondam às seguintes questões no caderno:
Qual livro você leu neste último mês?
O que você entende do verso do poema: “um livro tem as asas longas e leves”?
Por que o autor diz que o livro é uma caixa mágica?



2ª etapa

6. Proponha uma visita à biblioteca e possibilite que os alunos escolham um livro para ler. Após a leitura, solicite que escrevam sobre o que mais gostaram na história lida e ilustrem o texto. Em seguida, peça que apresentem seus trabalhos para o grupo. 

7. Ao voltar à sala de aula, comente o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão, venda e consumo.



3ª etapa


8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".



9. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da leitura. Questione, primeiro, os tipos de texto que as crianças gostam de ler. Sobre o filme visto, pergunte qual a parte da história de que mais gostaram e peça que desenhem a cena no caderno.


10. Organize a turma em pequenos grupos e proponha aos alunos que montem um teatrinho sobre a história do vídeo. Peça que as equipes se organizem, distribuam os personagens e ensaiem as apresentações. Depois que as encenações estiverem prontas, coordene a mostra na sala de aula.


11. Caso seja viável, combine com a gestão da escola um momento para que os alunos apresentem as produções a colegas das outras turmas com o intuito de promover interação e socializar a obra.



4ª etapa

12. Convide os alunos para produzir histórias em duplas. Para isso, eles devem se concentrar nas seguintes questões:
  • Quando acontece a história?
  • Quem faz o papel de narrador? Alguém que participa da história ou alguém que apenas a observa?
  • Quem são os personagens? Se preferirem, descrevam algumas de suas características.
  • Onde se passa a história?
  • O que acontece de importante?
  • Por que isso aconteceu?
  • O que os personagens fizeram para resolver o conflito?
  • Como acaba a história?

13. Depois que a história estiver pronta, peça que deem um título interessante a ela, copiem-na em uma folha de papel A 4 e façam uma bonita ilustração.


14. Assim que o trabalho for concluído, faça uma escala de contadores de história para a semana.



5ª etapa

15. Distribua cópias do texto  "O Grande Livro".



16. Solicite uma leitura coletiva, pedindo para cada aluno ler um parágrafo. Promova, então, uma discussão:
  • Por que Luquinha não entrava no escritório do avô?
  • O avô de Luquinha escrevia livros. Que tipo de livro ele escrevia?
  • O título do texto é O Grande Livro. A qual obra o título faz referência?
  • Em sua opinião, o dicionário é um livro importante? Por quê?

17. Aproveite esse momento para explicar o que é um dicionário, caso ainda não tenha trabalhado com esse tema. Conte aos alunos que existem vários tipos: os que explicam os significados das palavras da nossa língua; os que apresentam as palavras de outra língua com tradução para a língua portuguesa; os que agrupam palavras que rimam, sinônimos ou antônimos; e os que trazem o significado de palavras de algumas regiões, palavras coloquiais.



18. Em seguida, proponha que a turma construa um livrinho para uma exposição que será realizada para a comunidade escolar. Organize as crianças em duplas, entregue folhas de papel e peça que elas imaginem um personagem e um fato desencadeador da narrativa. Sugira que criem textos variados: poesia, história em quadrinhos, aventura ou fábula, entre outros. Oriente-os caso tenham dúvidas sobre o gênero textual escolhido. Lembre-os de colocar o nome do autor, do ilustrador e o título na capa do livro.



19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.


AVALIAÇÃO

    Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a origem dos livros, produzir histórias, identificar diferentes tipos de livros e compreender a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual. Para isso, observe sempre as hipóteses das crianças, verifique se os resultados das atividades expressam avanços ou dificuldades e utilize os registros para planejar novas aulas que contribuam ainda mais com as aprendizagens.

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