domingo, 15 de fevereiro de 2009

DICAS PARA INTEGRAR A TURMA NA VOLTA ÀS AULAS

1)- Como é meu colega: Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
2)- Os materiais que vamos usar: Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
3)- Meu nome é...: Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
4)- Eu sou assim: Peça aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. Em seguida, numere-as e determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa, organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente.
5)- Quem é meu professor? Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
6)- Turismo na escola: Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada podefotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.
7)- Direitos e deveres: Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e "Somos todos responsáveis por...". Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão.
Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
8)_ O que vamos aprender: Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
9)- O que penso ou sinto sobre... Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
10)- O que vou aplaudir? Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.

CARNAVAL E ANIMAÇÃO

Objetivos:
* Explorar elementos da música para se expressar, interagir com os colegas e ampliar o conhecimento.
* Reconhecer o carnaval como manifestação cultural.
* Compreender e interpretar composições musicais carnavalescas

Faixa etária: crianças de 3 a 6 anos

CONHECENDO AS MARCHINHAS DE CARNAVAL
* Pesquise com as crianças letras de marchinhas de carnaval.
* Confeccione um painel na sala,escrevendo as marchinhas em cartolinas.
* Leia junto com as crianças e interprete com elas as letras.
* Cante as marchinhas com as crianças.
* Solicite que os alunos escolham uma das músicas para ilustrar.



CONTO:




PASSATEMPOS:





DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL – 06/02

Objetivos:

  • Debater sobre as questões ambientais e implementar um trabalho contínuo de educação ambiental.
  • Modificar algumas atitudes para alcançar metas de sustentabilidade.
  • Identificar ações que prejudicam o meio ambiente.
  • Tornar cada aluno um agente multiplicador de práticas sócio-ambientais sustentáveis.

Habilidades trabalhadas: criatividade, respeito, conscientização, observação e identificação.

AGENTES AMBIENTAIS

1. Sensibilização: selecione foros artigos e vídeos que abordem a questão ambiental e a necessidade de mudarmos nossas atitudes por um planeta melhor.

2. Conhecimentos prévios: forme grupos de quatro alunos e oriente-os a elaborarem uma lista com os principais problemas ambientais de suas casas,da escola e do bairro.

3. Movimento ambientalista: cada equipe deve criar um nome, um símbolo e uma frase de divulgação. As crianças devem escolher os melhores.

4. Da teoria à prática: peça à turma para selecionar um problema de cada ambiente (casa,escola e bairro) que julguem serem os mais críticos e que devem ser solucionados primeiro. Montem juntos uma carta de princípios e cada aluno deve se comprometer a ser um agente de defesa ambiental.

CALENDÁRIO ECOLÓGICO

Nele constarão todas as datas relacionadas às questões ambientais. A construção deve ser coletiva e realizada durante todo o ano. Divida o calendário em doze meses e já acrescente o Dia do Agente de Defesa Ambiental em fevereiro. A cada mês os alunos irão conhecer uma data referente ã preservação da natureza.
O dia 6 de fevereiro homenageia aqueles que trabalham pela proteção do ambiente, na busca do desenvolvimento sustentável. A perda da biodiversidade e as alterações climáticas são conseqüéncia da falta de educação sobre as questões ambientais.A sobrevivência das espécies, inclusive a humana, depende da natureza, considerada o grande patrimônio da humanidade. As ameaças do aquecimento global, o aumento do buraco na camada de ozônio, o consumismo desenfreado, a escassez dos recursos naturais e o crescimento populacional fazem com que cresça a responsabilidade de cada um de nós sobre o destino do planeta.
O desenvolvimento sustentável consiste em um modelo que procura compatibilizar as necessidades sociais (lazer, educação, moradia, saúde etc.) e econômicas (acesso a bens de consumo) dos indivíduos com a exploração racional dos recursos naturais, levando em conta a busca de alternativas que não agridem o ambiente e de um consenso geral que diminua o gasto de energia em consumo e produção, objetivando apenas o que é necessário para uma boa qualidade de vida. Deste modo, constrói-se o que é denominado ambiente ecologicamente sustentável. A responsabilidade sócio-ambiental está pautada no princípio da sustentabilidade. Assim, deve haver uma preocupação constante com a preservação do ambiente. Nossa contribuição deve tornar o lugar onde vivemos mais justo, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Desta maneira, é dever de todos identificar problemas ambientais que afetam a qualidade de vida dos indivíduos e descobrir suas causas, bem como procurar soluções e colocá-las em prática tendo em vista os interesses da comunidade.

Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I

Aproveitando o tema Meio Ambiente aqui vão algumas sugestões de atividades (pesquisadas nas Revistas do Professor Sassá e Guia Prático para Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que podem ser desenvolvidas com os alunos, considerando o aproveitamento de materiais recicláveis.









domingo, 18 de janeiro de 2009

VOGAIS





































ALFABETO





























* Reproduza o texto em papel kraft ou outro de sua preferência, ilustrando-o, se possível, para que os alunos compreendam que tanto o desenho como a escrita comunicam idéias.



*Faça a leitura com entonação e entusiasmo, de modo a despertar neles o desejo de ler.



*Para facilitar ao aluno o entendimento de que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo, faça a leitura apontando palavra por palavra.



* Deixe o texto na sala de aula por um determinado tempo, para que sirva de referencial para a escrita e deverá fazer parte do ambiente alfabetizador.



* Algumas explorações possíveis sobre o texto:
- Explique aos alunos que, geralmente, os textos têm um título, e que este serve para sintetizar as idéias veiculadas no texto. Após, localize junto com os aluno o título circulando-o.
- Pedir que localizem uma ou mais palavras que iniciem com a mesma letra de seu nome.
- Comente que esse texto é um poema, pois está escrito em versos (o texto não ocupa totalmente o espaço das linhas, cada linha desse tipo de texto chama-se verso).
- Pergunte: O autor, nesse poema, afirma que é possível ler diferentes coisas. Você concorda com ele?
- Questione:
a) É possível ler nas folhas do chão? (as estações do ano)
b) Nas ondas do mar? (se o mar está calmo ou não)
c) Na casa de alguém? (o gosto, preferências da pessoa)
d) No cheiro da comida? (se é gostosa ou não)
e) No ronco do motor? (se o carro está enguiçado)
f) No brilho do sorriso? (se a pessoa está feliz)

* Faça esse trabalho com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e desenvolver a oralidade dos alunos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AS LOGOMARCAS

As empresas também têm seus símbolos: as logomarcas



As logomarcas podem ser encontradas nos rótulos de produtos fabricados ou vendidos pelas empresas.

    *Circule de verde as logomarcas que você conhece.
      *Assinale as que você consegue ler sozinho.

      TRABALHANDO COM RÓTULOS...

      * Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.


      * Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.


      * Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.


      * Pedir que escolham um rótulo:

      - Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.

      - Circular a logomarca no rótulo escolhido.

      - Destacar a letra inicial da logomarca.

      - Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.

      - Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.

      - Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.

      - Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.

      - Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?



      * Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.


      * As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.



      ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:






      A MAIORIA DAS ATIVIDADES FOI EXTRAÍDA DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO – LINHAS E ENTRELINHAS, EDITORA POSITIVO-2007

      SINAIS DE TRÂNSITO

      * Nas vias públicas, encontramos muitos símbolos que organizam o trânsito.

      * Solicite aos alunos que digam para os colegas a mensagem contida nas placas que cada um assinalou.

      * Aproveite este momento para trabalhar a questão da cidadania, destacando a importância de conhecermos os símbolos utilizados na organização do trânsito e a necessidade de respeitá-los.

      OS EMBLEMAS

      * Converse com os alunos e explique que emblema é um tipo de símbolo usado para identificar uma instituição, uma sociedade ou uma associação e que se usa em roupas, ou objetos que as representam.
      * Veja os emblemas de alguns times de futebol. Reconhece aquele que representa o time para o qual você torce? Destaque-o.
      * Se você não encontrou o símbolo do seu time, desenhe-o:
      * Pinte o desenho da camisa com a cor ou cores do seu time:

      * Organize com os alunos um concurso em sala de aula, para a criação e escolha do emblema da turma. Elabore com eles os critérios para a escolha do emblema, antes da votação, para evitar que o aluno escolha simplesmente o seu como sendo o melhor.

      LEITURA E COMPREENSÃO DE SÍMBOLOS

      O objetivo dessas atividades é de fazer com que o aluno compreenda que objetos, situações, locais e fatos podem ser representados por meio de símbolos e que estes são utilizados conforme convenção socialmente estabelecida. A compreensão de que o símbolo tem função de representar algo possibilitará ao aluno o entendimento de que a escrita é também um sistema de representação.