sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
domingo, 15 de fevereiro de 2009
DICAS PARA INTEGRAR A TURMA NA VOLTA ÀS AULAS
2)- Os materiais que vamos usar: Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
4)- Eu sou assim: Peça aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. Em seguida, numere-as e determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa, organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente.
Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
CARNAVAL E ANIMAÇÃO
* Explorar elementos da música para se expressar, interagir com os colegas e ampliar o conhecimento.
* Reconhecer o carnaval como manifestação cultural.
* Compreender e interpretar composições musicais carnavalescas
Faixa etária: crianças de 3 a 6 anos
CONHECENDO AS MARCHINHAS DE CARNAVAL
* Pesquise com as crianças letras de marchinhas de carnaval.
* Confeccione um painel na sala,escrevendo as marchinhas em cartolinas.
* Leia junto com as crianças e interprete com elas as letras.
* Cante as marchinhas com as crianças.
* Solicite que os alunos escolham uma das músicas para ilustrar.
CONTO:
PASSATEMPOS:
DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL – 06/02
Objetivos:
- Debater sobre as questões ambientais e implementar um trabalho contínuo de educação ambiental.
- Modificar algumas atitudes para alcançar metas de sustentabilidade.
- Identificar ações que prejudicam o meio ambiente.
- Tornar cada aluno um agente multiplicador de práticas sócio-ambientais sustentáveis.
Habilidades trabalhadas: criatividade, respeito, conscientização, observação e identificação.
AGENTES AMBIENTAIS
1. Sensibilização: selecione foros artigos e vídeos que abordem a questão ambiental e a necessidade de mudarmos nossas atitudes por um planeta melhor.
2. Conhecimentos prévios: forme grupos de quatro alunos e oriente-os a elaborarem uma lista com os principais problemas ambientais de suas casas,da escola e do bairro.
3. Movimento ambientalista: cada equipe deve criar um nome, um símbolo e uma frase de divulgação. As crianças devem escolher os melhores.
4. Da teoria à prática: peça à turma para selecionar um problema de cada ambiente (casa,escola e bairro) que julguem serem os mais críticos e que devem ser solucionados primeiro. Montem juntos uma carta de princípios e cada aluno deve se comprometer a ser um agente de defesa ambiental.
CALENDÁRIO ECOLÓGICO
Nele constarão todas as datas relacionadas às questões ambientais. A construção deve ser coletiva e realizada durante todo o ano. Divida o calendário em doze meses e já acrescente o Dia do Agente de Defesa Ambiental em fevereiro. A cada mês os alunos irão conhecer uma data referente ã preservação da natureza.
O dia 6 de fevereiro homenageia aqueles que trabalham pela proteção do ambiente, na busca do desenvolvimento sustentável. A perda da biodiversidade e as alterações climáticas são conseqüéncia da falta de educação sobre as questões ambientais.A sobrevivência das espécies, inclusive a humana, depende da natureza, considerada o grande patrimônio da humanidade. As ameaças do aquecimento global, o aumento do buraco na camada de ozônio, o consumismo desenfreado, a escassez dos recursos naturais e o crescimento populacional fazem com que cresça a responsabilidade de cada um de nós sobre o destino do planeta.
O desenvolvimento sustentável consiste em um modelo que procura compatibilizar as necessidades sociais (lazer, educação, moradia, saúde etc.) e econômicas (acesso a bens de consumo) dos indivíduos com a exploração racional dos recursos naturais, levando em conta a busca de alternativas que não agridem o ambiente e de um consenso geral que diminua o gasto de energia em consumo e produção, objetivando apenas o que é necessário para uma boa qualidade de vida. Deste modo, constrói-se o que é denominado ambiente ecologicamente sustentável. A responsabilidade sócio-ambiental está pautada no princípio da sustentabilidade. Assim, deve haver uma preocupação constante com a preservação do ambiente. Nossa contribuição deve tornar o lugar onde vivemos mais justo, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Desta maneira, é dever de todos identificar problemas ambientais que afetam a qualidade de vida dos indivíduos e descobrir suas causas, bem como procurar soluções e colocá-las em prática tendo em vista os interesses da comunidade.
Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I
Aproveitando o tema Meio Ambiente aqui vão algumas sugestões de atividades (pesquisadas nas Revistas do Professor Sassá e Guia Prático para Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que podem ser desenvolvidas com os alunos, considerando o aproveitamento de materiais recicláveis.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
domingo, 18 de janeiro de 2009
* Reproduza o texto em papel kraft ou outro de sua preferência, ilustrando-o, se possível, para que os alunos compreendam que tanto o desenho como a escrita comunicam idéias.
*Faça a leitura com entonação e entusiasmo, de modo a despertar neles o desejo de ler.
*Para facilitar ao aluno o entendimento de que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo, faça a leitura apontando palavra por palavra.
* Deixe o texto na sala de aula por um determinado tempo, para que sirva de referencial para a escrita e deverá fazer parte do ambiente alfabetizador.
* Algumas explorações possíveis sobre o texto:
- Explique aos alunos que, geralmente, os textos têm um título, e que este serve para sintetizar as idéias veiculadas no texto. Após, localize junto com os aluno o título circulando-o.
- Pedir que localizem uma ou mais palavras que iniciem com a mesma letra de seu nome.
- Comente que esse texto é um poema, pois está escrito em versos (o texto não ocupa totalmente o espaço das linhas, cada linha desse tipo de texto chama-se verso).
- Pergunte: O autor, nesse poema, afirma que é possível ler diferentes coisas. Você concorda com ele?
- Questione:
a) É possível ler nas folhas do chão? (as estações do ano)
b) Nas ondas do mar? (se o mar está calmo ou não)
c) Na casa de alguém? (o gosto, preferências da pessoa)
d) No cheiro da comida? (se é gostosa ou não)
e) No ronco do motor? (se o carro está enguiçado)
f) No brilho do sorriso? (se a pessoa está feliz)
* Faça esse trabalho com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e desenvolver a oralidade dos alunos.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
AS LOGOMARCAS
As logomarcas podem ser encontradas nos rótulos de produtos fabricados ou vendidos pelas empresas.
TRABALHANDO COM RÓTULOS...
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
SINAIS DE TRÂNSITO
* Solicite aos alunos que digam para os colegas a mensagem contida nas placas que cada um assinalou.
* Aproveite este momento para trabalhar a questão da cidadania, destacando a importância de conhecermos os símbolos utilizados na organização do trânsito e a necessidade de respeitá-los.
OS EMBLEMAS
* Veja os emblemas de alguns times de futebol. Reconhece aquele que representa o time para o qual você torce? Destaque-o.
* Se você não encontrou o símbolo do seu time, desenhe-o:
* Pinte o desenho da camisa com a cor ou cores do seu time:
* Organize com os alunos um concurso em sala de aula, para a criação e escolha do emblema da turma. Elabore com eles os critérios para a escolha do emblema, antes da votação, para evitar que o aluno escolha simplesmente o seu como sendo o melhor.