* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
A MAIORIA DAS ATIVIDADES FOI EXTRAÍDA DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO – LINHAS E ENTRELINHAS, EDITORA POSITIVO-2007
Carissima profª Daniela realizo um trabalho com formação de professores alfabetizadores na Rede Municipal de Belém (SEMEC) através do Grupo-base de formação continuada de professores no programa "Expertise em alafabetização" e encontrei seu blog sobre alafabetização divertida.
ResponderExcluirGostei muito e me interessei bastante pelas suas idéias e sugestões.
abrçs
Profº Renato Pinto
oi adorei sua atividade de rotulos, quando tiver outras atividades, gostaria de ve-las tbm, caso tenha algum cd de atividades me avise gostaria de comprar, meu email é geovankabragunci@hotmail.com
ResponderExcluirOlá sou Mírian Borota Grijó.
ResponderExcluirFaço Formação de Professores.
E gostei muito do seu blog...
Estou fazendo um trabalho com rótulos,e queria saber como eu posso fazer um jogo de dominó cxom rótulos?
Se você puder me responder, agradecida desde já.
Obrigada
mirianboladona@hotmail.com
Adorei as atividades postas aqui! Parabéns pelo trabalho maravilhoso que todas vcs fazem.
ResponderExcluirObrigada!
20 de setembro de 2009.
ResponderExcluirOi,sou de Joinville.Sc adorei seu blog foi de grande importancia para o meu estagio.
parabens.. voce poderia mostrar novas atividades com outros temas.
obrigada .
gostaria de receber dicas como trabalhar rotulos no computado.
ResponderExcluirDANIELA FIQUEI ENCANTADA COM SEU CANTINHO, ACHEI MUITO LINDO SOU PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS E ESTOU APROVEITANDO MUITO SUAS SUGESTÕES QUE SÃO ÓTIMAS, BEIJOS E OBRIGADA!!! ANGELA
ResponderExcluirQuerida professora, curso o quarto semestre em pedagogia e encontreiseu blog e adorei e foi de grande importancia para minha cartilha de alfabetização através de embalagens e rótulos.Parabéns!
ResponderExcluirAlcir Braga,Ap.
Faço magisterio e já estou no segundo ano e seu blog está sendo muito util para os meus planos de aula! muito obrigada!
ResponderExcluiroi Daniela fiquei muito feliz ao vizitar seu blog e encontrar tarefinha com rotulos.Parabéns pelo seu trabalho
ResponderExcluirparabéns eu amei!!!
ResponderExcluircom essas atividades fica bem mais fácil a aprendizagem...
vc fez um ótimo trabalho...
alfabetizar utilizando situacões do cotidiano da criança é proporcionar a ceiação de um aluno alfabetizado e letrado.
ResponderExcluireu aorei
ResponderExcluirnossa achei muito legal esta atividade..sou professora de ed inf e gostei muito parabens
ResponderExcluirAdorei suas dicas, sou professora procuro sempre trabalhos que possa me ajudar na jornada com meus alunos ,essas atividades com certesa irá facilitar o processo de alfabetização com minha turma de terceiro ano que está numa situação de emergencia. Obrigada, um abrço e sucesso na sua carreira.
ResponderExcluirsou do paraná e amei suas sugestões de aulas parabens vc é inteligente
ResponderExcluirOlá Daniela. Amei as sugestões de trabalho com rótulos. Vou utilizar no curso Práticas de Letramento e Processos de Alfabetização em Anápolis GO.
ResponderExcluirVera Lúcia Gonçalves.(veraalfa_goncalves@hotmail.com)
Que bom que na atualidade contamos com a solidariedade.A 20 anos quando comecei a lecionar...nossa era um desafio!!!!!!nem sei como dávamos conta de alfabetizar.valeu pelas dicas.bjim
ResponderExcluirExcelente,seu trabalho.Parabéns!!
ResponderExcluirMIG'S ACHEI FODÁSTICO UM KISS!
ResponderExcluirOii prof° Daniela suas dicas me ajudou muito na minha aula de alfabetização meu nome é Wellen Priscil e sou aluna do instituto de educação belford roxo no rio de janeiro!! parabéns!! gostei muito!
ResponderExcluirMARAVILHOSO seu blog. Parabéns!!!
ResponderExcluirAmai seu blog. Gostei muito do seu trabalho de rótulos. Trabalho com 3º/9 e já me apossei desse que você me enviou.
ResponderExcluirmuito obrigada.
Um bjão!!!!
walma santana
amai seu blog. gostei muito do seu trabalho de rótulos. trabalho com 3º/9 e já me apossei desse que você me enviou.
ResponderExcluirmuito obrigada.
um bjão!!!!
walma santana
oi, sou professora e amo o que eu faço.
ResponderExcluiradorei o seu projeto de leitura de rotulos.
sabemos que o trabalho é arduo mais a reconpensa maior vem do nosso Deus. um abraço!!!!!!!!!!
Seu blog foi de muita ajuda para poder elaborar uma atividade para o curso de formação de professores. Fico muito feliz por ter pessoas que socializa suas experiencias. Obrigada e que Deus te abençoe.
ResponderExcluirElisabete
Obrigada por socializar esse trabalho com rótulos. Achei muito interessante e vou aplicar na minha sala de aula.
ResponderExcluirQue Deus te abençoe sempre.
Um grande abraço.
Graça
Parabéns, professora!!!!!
ResponderExcluirmuito bom, amei, trabalhei na sala de aula e foi um sucesso..
ResponderExcluirProfessora que trabalho maravilhoso, estou trabalhando cm meus alunos, parabens..
ResponderExcluirPARABENS. AMEI O SEU BLOG. REALMENTE TRABALHAR COM ROTULOS E UM SUCESSO
ResponderExcluirTrabalhei recentemente com esse tema em sala de aula e fiquei me perguntando se o havia explorado corretamente ... após pesquisa em seu blog,fiquei mais confiante. "Claudete Baía" - São José do Belmonte - Pernambuco.
ResponderExcluirMuito boa essa ideia de trabalho.
ResponderExcluirVou trabalhar, obrigada.
Professora,
ResponderExcluirBoa tarde.
Acabo de visitar o seu blog. Quero agradecer pela ajuda. Estou saindo para fazer um trabalho com uma OBG, a qual desenvolve atividades com crianças carentes de diversos níveis e encontrei aqui o que precisava para ajudá-los.
Parabéns pelo trabalho.
Cláudio Schuab
Olá Cláudio!!! Que bom que o blog pode ajudar você e as crianças que atende, afinal esse é nosso objetivo mesmo: compartilhar e trocar ideias!!!! Seja feliz e tenha êxito com as crianças da ONG! aBRAÇOS
ExcluirBoa Tarde, Daniela!
ResponderExcluirAcabei de visitar o seu blog.Quero agradecer pela ajuda. Só veio confirmar tudo o que eu queria. De maneira bem sucinta.
Parabéns!
Dilma /Parnamirim-RN
Boa Tarde, Daniela!
ResponderExcluirAcabei de visitar o seu blog.Quero agradecer pela ajuda. Só veio confirmar tudo o que eu queria. De maneira bem sucinta.
Parabéns!
Dilma /Parnamirim-RN
Boa tarde, Daniela!
ResponderExcluirAmei o seu blog. O tema sobre rótulo só veio confirmar o que eu queira saber. Pois estava trabalhando com rótulo e achava que estava faltando alguma coisa. Mas você ensina tudo de maneira bem sucinta. Obrigado pelos esclarecimento.
Parabéns!
Dilma/ Parnamirim-RN
Dilma, obrigada! Espero poder ter te ajudado!!! Bjs
ExcluirProf.Daniela, que legal o projeto pedagógico utilizando rótulos, que você apresenta no seu blog. Vou trabalhar com meus alunos este tema. Trabalho em escola pública do Município do Rio de Janeiro, com alfabetização, em uma escola cujo o alunado são a maioria filhos ou netos de trabalhadores/as que moram na Rocinha. Maior comunidade da América do Sul. Estava navegando, procurando algo que me trouxesse ideias. Embora você tenha postado o texto em 2009, o projeto continua atual. Um abraço, prof. Silvia Kirschbaum
ResponderExcluirMuito legal este trabalho .Pois faz também que o aluno tenha mais conhecimento de mundo. Vou trabalhar com meus alunos.
ResponderExcluir