domingo, 15 de fevereiro de 2009

DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL – 06/02

Objetivos:

  • Debater sobre as questões ambientais e implementar um trabalho contínuo de educação ambiental.
  • Modificar algumas atitudes para alcançar metas de sustentabilidade.
  • Identificar ações que prejudicam o meio ambiente.
  • Tornar cada aluno um agente multiplicador de práticas sócio-ambientais sustentáveis.

Habilidades trabalhadas: criatividade, respeito, conscientização, observação e identificação.

AGENTES AMBIENTAIS

1. Sensibilização: selecione foros artigos e vídeos que abordem a questão ambiental e a necessidade de mudarmos nossas atitudes por um planeta melhor.

2. Conhecimentos prévios: forme grupos de quatro alunos e oriente-os a elaborarem uma lista com os principais problemas ambientais de suas casas,da escola e do bairro.

3. Movimento ambientalista: cada equipe deve criar um nome, um símbolo e uma frase de divulgação. As crianças devem escolher os melhores.

4. Da teoria à prática: peça à turma para selecionar um problema de cada ambiente (casa,escola e bairro) que julguem serem os mais críticos e que devem ser solucionados primeiro. Montem juntos uma carta de princípios e cada aluno deve se comprometer a ser um agente de defesa ambiental.

CALENDÁRIO ECOLÓGICO

Nele constarão todas as datas relacionadas às questões ambientais. A construção deve ser coletiva e realizada durante todo o ano. Divida o calendário em doze meses e já acrescente o Dia do Agente de Defesa Ambiental em fevereiro. A cada mês os alunos irão conhecer uma data referente ã preservação da natureza.
O dia 6 de fevereiro homenageia aqueles que trabalham pela proteção do ambiente, na busca do desenvolvimento sustentável. A perda da biodiversidade e as alterações climáticas são conseqüéncia da falta de educação sobre as questões ambientais.A sobrevivência das espécies, inclusive a humana, depende da natureza, considerada o grande patrimônio da humanidade. As ameaças do aquecimento global, o aumento do buraco na camada de ozônio, o consumismo desenfreado, a escassez dos recursos naturais e o crescimento populacional fazem com que cresça a responsabilidade de cada um de nós sobre o destino do planeta.
O desenvolvimento sustentável consiste em um modelo que procura compatibilizar as necessidades sociais (lazer, educação, moradia, saúde etc.) e econômicas (acesso a bens de consumo) dos indivíduos com a exploração racional dos recursos naturais, levando em conta a busca de alternativas que não agridem o ambiente e de um consenso geral que diminua o gasto de energia em consumo e produção, objetivando apenas o que é necessário para uma boa qualidade de vida. Deste modo, constrói-se o que é denominado ambiente ecologicamente sustentável. A responsabilidade sócio-ambiental está pautada no princípio da sustentabilidade. Assim, deve haver uma preocupação constante com a preservação do ambiente. Nossa contribuição deve tornar o lugar onde vivemos mais justo, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Desta maneira, é dever de todos identificar problemas ambientais que afetam a qualidade de vida dos indivíduos e descobrir suas causas, bem como procurar soluções e colocá-las em prática tendo em vista os interesses da comunidade.

Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I

Aproveitando o tema Meio Ambiente aqui vão algumas sugestões de atividades (pesquisadas nas Revistas do Professor Sassá e Guia Prático para Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que podem ser desenvolvidas com os alunos, considerando o aproveitamento de materiais recicláveis.









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