terça-feira, 1 de outubro de 2013

HISTÓRIA "A ARCA DE NOÉ"

Excelente história para trabalhar sobre animais:






















"CASINHA" PARA TEATRO DE FANTOCHES

Que tal construir uma casinha para contar Histórias com Fantoches? A ideia é, além de ser uma casinha muito bonita, também prima pela sustentabilidade, já que utiliza caixas de leite e sobras de papelão em sua confecção. Economia para o bolso e para o meio ambiente!





CANTIGA "CARANGUEJO"

Como eu já havia mencionado em algum post anterior, é muito válido apresentar pequenos textos (poesias, cantigas, etc) em forma de cartazes, a fim das crianças explorarem e o mesmo servir como recurso visual em um ambiente alfabetizador.

Também é importante que além da interação de leitura e escrita, as crianças contribuam na elaboração do cartaz, aqui vai uma sugestão bem legal com uma tradicional cantiga infantil:


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO



Esta história infantil é um verdadeiro amor! Em 2012 recebi o livro na Coleção Itaú e me apaixonei, tanto que frequentemente conto-a para meu bebê durante a gestação... Encontrei umas atividades maravilhosas no blog Ideia Criativa da Gi Barbosa e vou compartilhar com vocês!

Minha primeira sugestão é apresentar a história por meio de vídeo o apresentação de Power Point, permitindo que as crianças façam a leitura das imagens (que são uma riqueza à parte no livro) e inferências sobre os acontecimentos. Para cada cena perguntar qual a ideia que o Ratinho teve e se acham que dará certo. 

Este link acessa um vídeo da história no You Tube:  http://www.youtube.com/watch?v=bcFFcpE63n0

Atividades:

Vamos ao passo a passo?

  1. Contar a história O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado.
  2. Dividir as sala em grupos de quatro e entregar a folha com os ratinhos e quatro tesouras.
  3. Orientá-los para que recortem os ratinho, a princípio o líder corta o ratinho dele e passa a folha para colega.
  4. Recolher as tesouras e entregar os lápis de cor deixando que pintem livremente. *Importante nesta etapa é apenas entregar os lápis quando todos os componentes estiverem com os ratinhos recortados. ( Um colega pode ajudar o outro)
  5. Entregar uma folha de ofício para cada aluno bem como um tubo de cola branca. É importante que eles aprendam a dividir. 
  6. Deixar que colem livremente e aproveitar para passar grupo por grupo apreciando o trabalho dos alunos e elogiando a desenvoltura de cada um na realização da atividade.
  7. Pedir que desenhem e pintem o morango vermelho e maduro do ratinho
  8. Pedir que o líder de cada grupo recolha as produções e coloque em cima da mesa do professor
  9. Apresentar os trabalhos das crianças mostrando um por um e chamando a atenção para os detalhes de cada desenho. As crianças devem apreciar a obra de arte do seu e dos outros grupos.
  10. Cada criança que tem sua a obra apresentada vai até a frente e decide se deseja colá-la no quadro ou levá-la para casa sendo aplaudido pelos colegas.






Modelo de recurso para Reconto da História:


Atividade Matemática:

  1. Separe-os em grupos de quatro alunos.
  2. Peça para que um componente do grupo pegue um numeral em uma sacolinha ou caixinha.
  3. Entregue a cada grupo um envelope, 4 tesouras e a tabela de morangos orientando-os a colocar o número de morangos indicados pelo numeral retirado da sacola.
  4. Após alguns minutos chame um dos componentes de cada grupo para dizer o numeral retirado e escrever no quadro.
  5. Escreva abaixo o numeral por extenso pedindo aos alunos para falarem quais letras utilizar.
  6. Após este momento chame os grupos ( um por vez) para que tragam o envelope e faça a contagem dos morangos retirando-os do envelope e colocando na mão de cada componente enquanto toda a turma vai contando. 1,2,3, e assim por diante.
  7. Peça os aplausos da turma para o grupo -* Importante que mesmo que o grupo erre o professor incentive os demais a apreciar o esforço dos colegas e parabenizá-los por aceitarem a proposta de atividade.



MAIS SUGESTÕES PARA O DIA DAS CRIANÇAS







POESIA


O DIREITO DAS CRIANÇAS

Ruth Rocha


Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem 
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente, 
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro-quente.

Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...

Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.

Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz! 


E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!


ATIVIDADES PARA A SEMANA DA CRIANÇA

Competições esportivas

Realizar brincadeiras como corrida do ovo, corrida do saco, bola no cesto, pintura de mural nos muros da escola, dança da laranja, etc.

Sugestão para Corrida do Sapo: serão necessários sacos de limpeza verdes, cola, tesoura e feltro ou EVA nas cores verde-escuro, branco, preto e rosa.

Como que faz? Siga o passo a passo das fotos. Imprima os moldes e passe para o feltro ou EVA. Cuide para passar os moldes para o feltro nas cores relacionadas. Depois de tudo recortado, monte a peça. Agora é só colar a cabeça, mãos e pés no saco, como mostra a foto.

Fonte: Revista Professor Sassá





Oficina de artes

Com a coordenação dos professores, as crianças irão trabalhar com pinturas, desenhos, trabalhos com sucata e modelagem, oficinas de reciclagem e sucata com produção de lembrancinhas, teatro dos professores e outros.

 Dia do passeio e do brinquedo

Cada criança traz seu brinquedo preferido de casa e o leva para o passeio. Aproveite para incentivar a interação entre os alunos, como troca de brinquedos. Escolha qual o melhor lugar para visitar: pracinhas ou parques próximos, clube, zoológico, pique-niques... No fim do dia, finalizar com vídeo para as crianças e distribuição de balas e guloseimas.


Concurso de dança e jogos

Concurso de dança e jogos, com muita música e diversão. Realizar atividades diversificadas de jogos de pátio e de mesa, jogos matemáticos, competições entre turmas e outros.


 Brincadeiras corporais 
Realizar várias brincadeiras corporais como mímicas, ginástica historiada, imitações, brincadeiras de roda, amarelinha, pique-esconde e outras. Realizar tarde do chá de bonecas para as meninas e festival de pipas para os meninos, com escolha da pipa mais bonita e original. Distribuir lembrancinhas para as crianças feitas pelos professores.

Sugestão de porta guloseimas: Cone de palhacinho feito com EVA.






sábado, 28 de setembro de 2013

POEMA: CORUJINHA


 Sugestão: Montar uma corujinha em EVA ou papel off-set coloridos:

PARLENDA: CORRE-CUTIA


PARA COLORIR...


Além de colorir, pode-se fazer uma colagem criativa utilizando: papéis coloridos, linhas de lã, botões, canudinhos, palitos, miçangas, cola colorida e glitter.

MORCEGOS - SUGESTÃO PARA O HALLOWEEN

Que tal trabalhar com este texto informativo durante o Halloween, explorando um animal que desperta curiosidade nas crianças:




DINÂMICA: PÁSSAROS VOANDO

**Faça assim...
- Disponha o grupo em círculo e os oriente enquanto aos gestos usados, explicando como proceder a cada animal falado;
-Conte a história e observe a agilidade ou não dos participantes.Estimule-os a prestar atenção a leitura para não se atrapalharem.

     “Esta manhã levantei-me cedo. O dia estava magnífico. O sol de primavera animava toda natureza e os pássaros (duas mãos e em pé) cantavam sem cessar. Ao abrir a janela do quarto, um pardal (mão direita e sentados), sem cerimônia, invadiu a casa, pondo o gato (mãos no joelho, batendo os pés) em polvorosa.

    O papagaio (mão direita e sentados) que estava no jardim de inverno irritou-se com a correria do gato (mãos no joelho, batendo os pés) e pôs-se a berrar, assustando os canários (duas mãos e em pé), que tranquilamente cantavam em suas gaiolas.

   O pardal (mão direita e sentados)acabou saindo pela janela de onde entrou, deixando o gato (mãos no joelho, batendo os pés) mais tranqüilo que foi brincar com o cachorro (mãos no joelho, batendo os
 pés) já resignado com perda de seu pardal (mão direita e sentados)que planejava ter para o café da manhã. Sucessivamente acalmaram-se o papagaio (mão direita e sentados) e os canários (duas mãos e em pé).

   Continuando a contemplar a natureza, observei que se aproximou de um lindo vaso de flores um beija flor (mão direita e sentados). Ai pensei comigo: “Vai começar tudo de novo…”. 
  O gato (mãos no joelho, batendo os pés) felizmente, nesta altura se mantinha concentrado brincando com o cachorro(mãos no joelho, batendo os pés) e não percebeu a aproximação do beija flor(mão direita e sentados).

    O papagaio (mão direita e sentados) se divertia com uma corrente pendurada em sua gaiola e os canários (duas mãos e em pé)cantarolavam mais tranquilamente em suas gaiolas, saudando o lindo dia que iniciava e o cachorro (mãos no joelho, batendo os pés)…”


Essa dinâmica é legal porque treina a atenção, a concentração da turminha. Você pode usar várias histórias, na que coloquei abaixo além de prender a atenção você pode revisar flexão de substantivo, com gestos para palavras no plural e singular. Por exemplo: toda vez que aparecer um nome de animal no singular use apenas uma mão, quando for mencionado nomes de animais no plural faça gestos com duas mãos.

PROJETO: UMA VIAGEM PELOS SENTIDOS


Objetivos:
- Saber que os sistemas do corpo humano estão interligados e são interdependentes. 
- Perceber que, na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se desenvolver mais. 

Conteúdo: Sistemas do corpo humano.

Anos: 3º ao 5º. 

Tempo estimado: Seis meses.

Material necessário: 
Reportagens de jornais ou revistas e livros bem ilustrados sobre os sistemas do corpo humano, meia cartolina por aluno, caneta, lápis, canetinhas coloridas, fita dupla face, dez pedaços de tecido escuro (que serão usados como vendas para os olhos dos estudantes), kit para teste do paladar (alimentos variados e preferencialmente pastosos com sabor doce, salgado, azedo e amargo, além de pazinhas de sorvete), kit para teste do olfato (álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água), kit para teste do tato (metal, madeira, gelo, plástico, vidro e recipiente com água quente) e kit para teste da visão (copos de vidro contendo água, álcool, água mais açúcar, água mais sal e água mais suco de limão). 

Flexibilização: 
Para trabalhar com alunos com deficiência auditiva (que faz leitura labial e está em processo de alfabetização), amplie o objetivo para que ele perceba que, na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se desenvolver mais. Na 1ª etapa, junto com as perguntas, encaminhe aos pais um bilhete esclarecendo os objetivos da pesquisa. 

Na segunda etapa, posicione o aluno de modo que ele possa ver todos e peça que as outras crianças falem voltadas para ele. 

Na terceira etapa, recomendam-se os mesmos procedimentos da etapa anterior. 
Durante as etapas 4, 5, 6 e 7, converse com a turma sobre como vivem e se desenvolvem as pessoas que não têm determinado sentido. 

Desenvolvimento:

1ª etapa 
Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o corpo humano. Ouça-os e, assim que terminarem, faça algumas perguntas: "Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol? Por que precisamos tomar água? Como conseguimos ouvir mais de um som ao mesmo tempo? É verdade que não sentimos o gosto de um remédio quando tampamos o nariz?". Para responder, as crianças farão pesquisas em casa, com a ajuda dos pais. Você deve indicar fontes de confiáveis. Essas questões levarão os alunos a investigar e constatar que, embora os sistemas do corpo sejam abordados individualmente nos livros, eles estão interligados. 

2ª etapa 
Baseando-se nas respostas pesquisadas pelos alunos, abra uma discussão que esclareça todas as dúvidas. Peça que tragam para a etapa seguinte livros, revistas e tudo mais que encontrarem sobre os sistemas do corpo - com muitas fotos e ilustrações. 

3ª etapa 
Com todo o material disponível, selecione os melhores e junte-os ao material separado por você. Em seguida, conte uma história que envolva os sistemas do corpo, usando as fotos e ilustrações reunidas para exemplificar o que está sendo contado. Finalize a etapa explicando que os sentidos nos conectam ao ambiente e levam informações para os nossos sistemas. 

4ª etapa 
Leve para a sala o kit paladar. Vende os olhos de alguns alunos voluntários e peça que identifiquem qual é o alimento provado. Coloque em discussão: "Como eles conseguiram identificar os sabores e quais sistemas foram usados para fazer essa identificação?". 

5ª etapa 
Os alunos que participarem desta etapa devem entrar na sala de olhos vendados. Aproxime os líquidos do kit olfato do nariz de cada um. Em seguida, pergunte para a turma: "Por que eles não precisaram da visão para identificar certos cheiros?". Explore os conceitos de memória olfativa e sistema nervoso. 

6ª etapa 
Nesse momento da atividade, todos os alunos podem participar. Os copos com os líquidos do kit visão devem estar dispostos lado a lado, numerados de um a cinco, e os alunos devem manter uma distância que não permita sentir o cheiro das substâncias (para não interferir no resultado). Coloque no quadro, em ordem invertida, as substâncias presentes nos copos. No caderno, as crianças terão de colocá-las na ordem certa utilizando apenas o sentido da visão. Depois, cinco voluntários vão se aproximar e tentar descobrir o que é cada substância usando apenas o olfato. Se não conseguirem, permita que experimentem o sabor (exceto o do álcool). Converse com a turma sobre a importância da relação entre os sentidos e como um ajuda o outro a interpretar o ambiente. 

7ª etapa 
Vende os olhos de seis alunos. Com a ajuda de mais seis colegas, solicite que passem um objeto do kit tato no antebraço de um amigo vendado. A maioria não conseguirá acertar o que é. A última chance será pegando o objeto nas mãos. O aluno deve descrever a experiência e explicar por que é mais fácil identificar os objetos com as mãos. 

8ª etapa 
Peça que os alunos registrem o que aprenderam. Cada um deve receber meia cartolina para escrever o que mais gostou sobre o tema e formular uma pergunta, assinar seu registro e pendurá-lo em algum lugar da escola. 

Produto final: Registro dos alunos. 

Avaliação:  O depoimento será o alvo principal da avaliação, já que retratará todo conhecimento que o aluno adquiriu durante o processo. É importante avaliar a participação e o interesse durante as vivências.

Fonte: Revista Nova Escola

POEMA " A FOCA"

Aproveitando o centenário de Vinícius de Moraes, aqui vão umas sugestões para trabalhar com o poema A FOCA, em turmas de alfabetização, pode-se explorar palavras com a letra F:


# Apresentar o poema em forma de cartaz, que deverá ser explorado através de leitura coletiva e individual, destacar a palavra FOCA no cartaz (uma criança deverá circulá-la), enfatizar o autor do poema.
# Entregar uma ilustração da foca para cada criança colorir, após colar todas ao redor do cartaz e fixar na parede.

Obs.: Essa sugestão é válida para outros textos também (cantigas, poemas, parlendas, pequenos textos coletivos), pois permite a criança explorar visual e oralmente o texto, além da interação escrita. Assim como, poderão compor o ambiente alfabetizador de sala de aula, necessários ao processo de alfabetização e letramento.