Objetivos:
- Saber que os sistemas do corpo humano estão interligados e são
interdependentes.
- Perceber que, na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se desenvolver
mais.
Conteúdo: Sistemas do corpo humano.
Anos: 3º ao 5º.
Tempo estimado: Seis meses.
Material necessário:
Reportagens de jornais ou revistas e livros bem ilustrados sobre os sistemas do
corpo humano, meia cartolina por aluno, caneta, lápis, canetinhas coloridas,
fita dupla face, dez pedaços de tecido escuro (que serão usados como vendas
para os olhos dos estudantes), kit para teste do paladar (alimentos variados e
preferencialmente pastosos com sabor doce, salgado, azedo e amargo, além de
pazinhas de sorvete), kit para teste do olfato (álcool, desinfetante, perfume,
pasta de dentes, terra molhada e água), kit para teste do tato (metal, madeira,
gelo, plástico, vidro e recipiente com água quente) e kit para teste da visão
(copos de vidro contendo água, álcool, água mais açúcar, água mais sal e água
mais suco de limão).
Flexibilização:
Para trabalhar com alunos com deficiência auditiva (que faz leitura labial e
está em processo de alfabetização), amplie o objetivo para que ele perceba que,
na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se desenvolver mais. Na 1ª
etapa, junto com as perguntas, encaminhe aos pais um bilhete esclarecendo os
objetivos da pesquisa.
Na segunda etapa, posicione o aluno de modo que ele possa ver todos e peça que
as outras crianças falem voltadas para ele.
Na terceira etapa, recomendam-se os mesmos procedimentos da etapa anterior.
Durante as etapas 4, 5, 6 e 7, converse com a turma sobre como vivem e se
desenvolvem as pessoas que não têm determinado sentido.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o corpo humano.
Ouça-os e, assim que terminarem, faça algumas perguntas: "Por que algumas
pessoas espirram ao olhar para o Sol? Por que precisamos tomar água? Como
conseguimos ouvir mais de um som ao mesmo tempo? É verdade que não sentimos o
gosto de um remédio quando tampamos o nariz?". Para responder, as crianças
farão pesquisas em casa, com a ajuda dos pais. Você deve indicar fontes de
confiáveis. Essas questões levarão os alunos a investigar e constatar que,
embora os sistemas do corpo sejam abordados individualmente nos livros, eles
estão interligados.
2ª etapa
Baseando-se nas respostas pesquisadas pelos alunos, abra uma discussão que
esclareça todas as dúvidas. Peça que tragam para a etapa seguinte livros,
revistas e tudo mais que encontrarem sobre os sistemas do corpo - com muitas
fotos e ilustrações.
3ª etapa
Com todo o material disponível, selecione os melhores e junte-os ao
material separado por você. Em seguida, conte uma história que envolva os
sistemas do corpo, usando as fotos e ilustrações reunidas para exemplificar o
que está sendo contado. Finalize a etapa explicando que os sentidos nos
conectam ao ambiente e levam informações para os nossos sistemas.
4ª etapa
Leve para a sala o kit paladar. Vende os olhos de alguns alunos voluntários
e peça que identifiquem qual é o alimento provado. Coloque em discussão:
"Como eles conseguiram identificar os sabores e quais sistemas foram
usados para fazer essa identificação?".
5ª etapa
Os alunos que participarem desta etapa devem entrar na sala de olhos
vendados. Aproxime os líquidos do kit olfato do nariz de cada um. Em seguida,
pergunte para a turma: "Por que eles não precisaram da visão para
identificar certos cheiros?". Explore os conceitos de memória olfativa e
sistema nervoso.
6ª etapa
Nesse momento da atividade, todos os alunos podem participar. Os copos com
os líquidos do kit visão devem estar dispostos lado a lado, numerados de um a
cinco, e os alunos devem manter uma distância que não permita sentir o cheiro
das substâncias (para não interferir no resultado). Coloque no quadro, em ordem
invertida, as substâncias presentes nos copos. No caderno, as crianças terão de
colocá-las na ordem certa utilizando apenas o sentido da visão. Depois, cinco
voluntários vão se aproximar e tentar descobrir o que é cada substância usando
apenas o olfato. Se não conseguirem, permita que experimentem o sabor (exceto o
do álcool). Converse com a turma sobre a importância da relação entre os
sentidos e como um ajuda o outro a interpretar o ambiente.
7ª etapa
Vende os olhos de seis alunos. Com a ajuda de mais seis colegas, solicite
que passem um objeto do kit tato no antebraço de um amigo vendado. A maioria
não conseguirá acertar o que é. A última chance será pegando o objeto nas mãos.
O aluno deve descrever a experiência e explicar por que é mais fácil
identificar os objetos com as mãos.
8ª etapa
Peça que os alunos registrem o que aprenderam. Cada um deve receber meia
cartolina para escrever o que mais gostou sobre o tema e formular uma pergunta,
assinar seu registro e pendurá-lo em algum lugar da escola.
Produto final: Registro dos alunos.
Avaliação: O depoimento será o alvo principal da avaliação, já que retratará todo
conhecimento que o aluno adquiriu durante o processo. É importante avaliar a
participação e o interesse durante as vivências.
Fonte: Revista Nova Escola
Excelente projeto!!! As atividades para trabalhar os sentidos estão bem elaboradas!! Adorei!!
ResponderExcluirUm domingo iluminado pra vc!!