sábado, 28 de setembro de 2013

PROJETO: UMA VIAGEM PELOS SENTIDOS


Objetivos:
- Saber que os sistemas do corpo humano estão interligados e são interdependentes. 
- Perceber que, na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se desenvolver mais. 

Conteúdo: Sistemas do corpo humano.

Anos: 3º ao 5º. 

Tempo estimado: Seis meses.

Material necessário: 
Reportagens de jornais ou revistas e livros bem ilustrados sobre os sistemas do corpo humano, meia cartolina por aluno, caneta, lápis, canetinhas coloridas, fita dupla face, dez pedaços de tecido escuro (que serão usados como vendas para os olhos dos estudantes), kit para teste do paladar (alimentos variados e preferencialmente pastosos com sabor doce, salgado, azedo e amargo, além de pazinhas de sorvete), kit para teste do olfato (álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água), kit para teste do tato (metal, madeira, gelo, plástico, vidro e recipiente com água quente) e kit para teste da visão (copos de vidro contendo água, álcool, água mais açúcar, água mais sal e água mais suco de limão). 

Flexibilização: 
Para trabalhar com alunos com deficiência auditiva (que faz leitura labial e está em processo de alfabetização), amplie o objetivo para que ele perceba que, na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se desenvolver mais. Na 1ª etapa, junto com as perguntas, encaminhe aos pais um bilhete esclarecendo os objetivos da pesquisa. 

Na segunda etapa, posicione o aluno de modo que ele possa ver todos e peça que as outras crianças falem voltadas para ele. 

Na terceira etapa, recomendam-se os mesmos procedimentos da etapa anterior. 
Durante as etapas 4, 5, 6 e 7, converse com a turma sobre como vivem e se desenvolvem as pessoas que não têm determinado sentido. 

Desenvolvimento:

1ª etapa 
Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o corpo humano. Ouça-os e, assim que terminarem, faça algumas perguntas: "Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol? Por que precisamos tomar água? Como conseguimos ouvir mais de um som ao mesmo tempo? É verdade que não sentimos o gosto de um remédio quando tampamos o nariz?". Para responder, as crianças farão pesquisas em casa, com a ajuda dos pais. Você deve indicar fontes de confiáveis. Essas questões levarão os alunos a investigar e constatar que, embora os sistemas do corpo sejam abordados individualmente nos livros, eles estão interligados. 

2ª etapa 
Baseando-se nas respostas pesquisadas pelos alunos, abra uma discussão que esclareça todas as dúvidas. Peça que tragam para a etapa seguinte livros, revistas e tudo mais que encontrarem sobre os sistemas do corpo - com muitas fotos e ilustrações. 

3ª etapa 
Com todo o material disponível, selecione os melhores e junte-os ao material separado por você. Em seguida, conte uma história que envolva os sistemas do corpo, usando as fotos e ilustrações reunidas para exemplificar o que está sendo contado. Finalize a etapa explicando que os sentidos nos conectam ao ambiente e levam informações para os nossos sistemas. 

4ª etapa 
Leve para a sala o kit paladar. Vende os olhos de alguns alunos voluntários e peça que identifiquem qual é o alimento provado. Coloque em discussão: "Como eles conseguiram identificar os sabores e quais sistemas foram usados para fazer essa identificação?". 

5ª etapa 
Os alunos que participarem desta etapa devem entrar na sala de olhos vendados. Aproxime os líquidos do kit olfato do nariz de cada um. Em seguida, pergunte para a turma: "Por que eles não precisaram da visão para identificar certos cheiros?". Explore os conceitos de memória olfativa e sistema nervoso. 

6ª etapa 
Nesse momento da atividade, todos os alunos podem participar. Os copos com os líquidos do kit visão devem estar dispostos lado a lado, numerados de um a cinco, e os alunos devem manter uma distância que não permita sentir o cheiro das substâncias (para não interferir no resultado). Coloque no quadro, em ordem invertida, as substâncias presentes nos copos. No caderno, as crianças terão de colocá-las na ordem certa utilizando apenas o sentido da visão. Depois, cinco voluntários vão se aproximar e tentar descobrir o que é cada substância usando apenas o olfato. Se não conseguirem, permita que experimentem o sabor (exceto o do álcool). Converse com a turma sobre a importância da relação entre os sentidos e como um ajuda o outro a interpretar o ambiente. 

7ª etapa 
Vende os olhos de seis alunos. Com a ajuda de mais seis colegas, solicite que passem um objeto do kit tato no antebraço de um amigo vendado. A maioria não conseguirá acertar o que é. A última chance será pegando o objeto nas mãos. O aluno deve descrever a experiência e explicar por que é mais fácil identificar os objetos com as mãos. 

8ª etapa 
Peça que os alunos registrem o que aprenderam. Cada um deve receber meia cartolina para escrever o que mais gostou sobre o tema e formular uma pergunta, assinar seu registro e pendurá-lo em algum lugar da escola. 

Produto final: Registro dos alunos. 

Avaliação:  O depoimento será o alvo principal da avaliação, já que retratará todo conhecimento que o aluno adquiriu durante o processo. É importante avaliar a participação e o interesse durante as vivências.

Fonte: Revista Nova Escola

Um comentário:

  1. Excelente projeto!!! As atividades para trabalhar os sentidos estão bem elaboradas!! Adorei!!
    Um domingo iluminado pra vc!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...