O projeto que segue foi orientado por mim e elaborado por minhas alunas Fabiana Amaral e Maria Aparecida Viera durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, Curso Normal Pós-médio do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías.
O projeto está sendo aplicado na Turma Maternal II da EMEF Severino Azambuja, de Santiago-RS.
PROJETO PEDAGÓGICO
TEMA:
Novas Descobertas através da Diversidade Cultural
EIXOS TEMÁTICOS:
Respeitando e valorizando o outro
Reconhecendo a Diversidade
JUSTIFICATIVA:
Atualmente a temática sobre Diversidade Cultural vem sendo incorporada aos projetos político-pedagógicos das escolas. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social complementando a ação da família e da comunidade (Lei n° 9394/96, art 29).
Diante da realidade em que vivemos, numa sociedade que se caracteriza pela diversidade cultural, em que muitas pessoas manifestam atitudes negativas como de discriminação racial, entre tantas outras, nota-se a grande importância de se trabalhar com esta temática desde a educação infantil, para que as crianças venham a compreender a si mesmas e venham a respeitar o outro, de forma a contribuir para a formação de um cidadão que interaja e conviva harmoniosamente numa sociedade de diferenças.
O Parecer n° 20 de 11 de novembro de 2009, que deu origem à Resolução n° 05 de 17 de dezembro de 2009, que institui as diretrizes para a educação infantil destaca:
O importante é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas na Educação Infantil no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento de sua autoestima, no interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas. (BRASIL, 2009a, p. 14).
Conforme o Parecer destacado acima, fica claro a necessidade de abordar e desenvolver um trabalho direcionado ao respeito, reconhecimento e valorização da diversidade cultural na educação infantil. Dessa forma, propõe-se um trabalho dinâmico, criativo, no qual os alunos sejam autores, esclarecendo suas dúvidas, atendendo suas curiosidades e favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo.
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
- Natureza e Sociedade: diferenças
- Linguagem: oralidade, produzir histórias orais e espontâneas, letra F
- Matemática: seriação, quantificação, quantificação.
- Artes: cores, ilustração, modelagem, pinturas, colagens, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
- Música: reconhecer qualidade de som (intensidade, duração, altura e timbre) ouvir música e sons;
- Ensino religioso: respeito, amizade e solidariedade;
OBJETIVOS:
- Trabalhar e explorar a diversidade cultural, permitindo o contato com outras culturas e com o novo, para que desenvolvam o respeito as diferenças, a autoestima e as diferenças individuais.
- Reconhecer a necessidade de viver em harmonia, partilhando e interagindo com todas as pessoas, para melhorar a convivência com o próximo;
- Compreender a diversidade cultural, promovendo uma mudança de pensamento a respeito da discriminação e preconceitos baseados na aparência das pessoas;
- Demonstrar empatia pelos outros, para perceber que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
- Desenvolver as expressões e as potencialidades criativas e comunicativas, para que ampliem a oralidade e o vocabulário;
- Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças para reconhecer suas características;
- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, para ampliar a criatividade e imaginação;
- Despertar o gosto pelas brincadeiras, músicas, rodas cantadas e jogos, para incentivar a socialização e a integração do grupo;
- Vivenciar atitudes colaborativas e situações de interação, valorizando a construção de laços afetivos.
AÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS:
Histórias infantis: “O Pássaro sem cor”, do autor Luís Norberto Pascoal; “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado; “Meninos de todas as cores, de Luísa Ducla Soares.
Utilização de recursos diversificados para contação de histórias: fantoches, boneca de pano, varal de histórias, Sombrinha de história.
Produções artísticas envolvendo ilustração, pintura, recorte, colagem, modelagem.
Confecção de barco e meninos coloridos utilizando a técnica de dobradura em papel.
Vídeos como: “A Diferença é o que nos une” – Mundo Bita; “Cabelo de Lelê”, de Valéria Belém.
Confecção de cartaz com pintura, usando tinta guache.
Músicas como: Você é Especial, da Aline Barros, Menina do cabelo crespo, do Canal Malamalenga.
Exploração oral do tema através da hora da novidade, relatos de experiências, questionamentos, utilizando gravuras, fotos e imagens.
Atividades de movimento, envolvendo psicomotricidade e motricidade ampla, mímicas, gestos, dança.
Dinâmica “O tesouro mais importante do mundo”, utilizando uma caixa com um espelho fixado no fundo da parte interna.
Jogos matemáticos: Jogo dos Coelhos, Formas geométricas, envolvendo classificação, seriação e quantificação.
Jogos de alfabetização: jogo da memória, quebra-cabeça da foto com nome de cada aluno.
Circuito psicomotor com atividades para trabalhar percepção visual, psicomotricidade, formas geométricas, cores, texturas, tamanho, agilidade, coordenação viso-motora.
Festa do Cabelo Maluco
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando-se a participação, envolvimento e criatividade dos alunos nos trabalhos realizados individuais ou coletivamente. Como instrumentos utilizaremos os trabalhos confeccionados pelos alunos, organizados em forma de portfólio, e relatos diários.
CULMINÂNCIA:
Festa do Cabelo Maluco e entrega dos portfólios com as produções dos alunos.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 20 de 11 de novembro de 2009. Brasília: CNE/MEC, 2009a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 05 de 17 de dezembro de 2009. Brasília: CNE/CEB, 2009b.
LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
PLANOS DIÁRIOS
1º DIA:
- SITUAÇÃO ORIENTADORA: A professora contará a história O PÁSSARO SEM COR do autor Luís Norberto Pascoal, usando como recurso uma sombrinha decorada com a história em sequência.
- Questionamentos Orais:
-Qual é o nome da história?
-Qual é o nome do autor?
-Porque o passarinho queria mudar de cor?
-O que o pássaro fazia quando não queria ficar com aquela cor?
-Que cores o pássaro teve?
- Criar o pássaro da história individualmente, com a mão de cada aluno, usando tinta guache, será exposto no varal em sala de aula.
- Realizar exercícios de alongamento; brincadeira “Bola por cima, Bola por baixo.”
- Passeio no pátio observando os pássaros.
2º DIA:
- Educação Musical: Cantar e dramatizar a música a seguir, fazendo gestos e barulhos.
Você É Especial (Aline Barros)
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim
O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé
Altura, peso, medidas, braço, perna e barriga
Bem assim como é
Você foi criado, foi separado
Pra servir a Deus do jeito que você é
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa ter fé
Por isso, um apelido não será ouvido, se ele for uma gozação
Mas será atendido se for um carinho do seu coração
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim
O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e orelha
A cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudo fez de primeira
- Questionamentos Orais:
-Qual o nome da música?
-Qual é o nome da cantora da música?
-Quando ela diz” você é especial, não existe outro igual” a quem ela se refere?
-E quando a cantora fala “Deus criou você assim, diferente de mim” quais seriam as nossas diferenças?
-A cor da nossa pele é igual? E o nosso cabelo é igual?
-É certo colocarmos apelidos nos colegas?
-E se for um apelido carinhoso do coração?
- A professora distribuirá folhas de ofício, lápis de cor, giz de cera e pedirá para cada aluno ilustrar a si mesmo, do jeito que és. (espontânea). O trabalho será colocado no portfólio de cada aluno.
- Atividades de movimento, tais como: Exercícios de alongamento, Circuito com bambolês, cordas e bolas. Brincadeiras orientadas no pátio.
3º DIA:
- Situação Orientadora: A professora contará a história Menina Bonita do Laço de Fita da autora Ana Maria Machado, caracterizada e com o auxílio de uma boneca com suas características e fantoches dos coelhos.
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Qual o nome da história?
-Qual nome da autora da história?
-Qual era a cor da pele da menina?
-Como era o seu cabelo?
-Como era o seu coelho?
-Como o coelho via a menina?
-Que outras maneiras o coelho poderia ficar da cor da menina?
- Produção artística: A professora entregará um pratinho preto, fios de lã, retalhos de tecidos e fitinhas coloridas para as crianças decorarem sua Menina Bonita da história
- JOGO MATEMÁTICO DOS COELHOS
Objetivos: contagem, soma oral, percepção de cores e números.
Material: 2 dados grandes, um com números e outro com as faces dividias entre a cor branca e a cor preta e coelhinhos brancos e pretos feitos de papel (faça no mínimo 12 coelhinhos de cada cor).
Como fazer: Sente com as crianças em uma roda. Relembre da história e como no final os coelhinhos tiveram filhotes. Espalhe os coelhinhos de papel feitos por você e diga que são os filhotinhos. Cada criança na sua vez deve jogar o dado dos números e o dado das cores para ver quantos coelhinhos e de qual cor deve pegar.
Após ajude a criança a fazer a contagem dos coelhinhos pegos. Pode-se jogar os dados duas vezes para fazer a contagem oral da soma dos coelhinhos. Se foi pego os coelhos de mesma cor ou qual a cor que a criança pegou mais. Repita o jogo até todas as crianças jogarem.
- Atividades de movimento: alongamento, brincadeiras com bola na quadra da escola / playground.
4º DIA:
- Produção Coletiva: A professora convidará seus alunos a confeccionar a Menina Bonita do Laço de Fita da história conhecida no dia anterior. Será um trabalho em equipe, envolvendo toda a turma.
Material: Jornal suficiente para forrar a boneca, meias calças escuras, lã preta, laços de fitas, EVAs para montar os olhos, boca e nariz, roupa de criança ou pedaços de tecido. Caderno de desenho com capa decorada.
Como fazer: Pegue duas meias calças e peça ajuda das crianças para irem amassando o jornal e colocando dentro das meias. Amarre pela cintura as duas meias cheias de jornal, de modo que as pernas de uma fique para baixo formando as pernas da boneca e as pernas da outra meia, fique para cima formando os braços. Agora corte a pernas da terceira meia, encha de jornal até ficar uma bola e costure nas outras meias, formando a cabeça. Coloque uma roupa de criança na boneca, cole com cola quente a lã para o cabelo (pode-se fazer várias trancinhas e pôr as fitinhas). Cole os olhos, boca e nariz feitos com EVA.
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Vocês gostaram de confeccionar a menina?
-Acharam difícil de fazer?
-Qual tamanho ela ficou? Grande ou pequena?
-Que cor ela é?
-Como é o cabelo dela?
-Que cor é a roupa dela?
-Quais as partes do corpo que fazem com que a gente se movimente?
- A turma escolherá o nome para a menina bonita. Após, a professora convidará os alunos a tirarem fotos com a Menina que eles confeccionaram para montarmos um mural no dia seguinte.
- A cada dia, uma das crianças levará a boneca para casa e realizará uma atividade em família com ela (brincadeira, leitura de livro, passeio, jogo, etc.), registrará o momento por meio de fotos que poderão ser postadas nas redes sociais, escrevendo #Aprendendo sobre diversidade com a Menina Bonita do Laço de Fita, ou com ilustrações.
- Atividades de movimento: alongamento, polichinelo, cantigas de roda.
5º DIA:
- Situação Orientadora: A professora convidará os alunos a assistirem o vídeo A Diferença é o que nos une – Mundo Bita
https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE
A Diferença É o Que Nos Une
Para ver melhor amigo use o coração
Enxergar o que é belo sem usar a visão
Pare pra escutar que no silêncio há uma canção
Deixa bater no peito o tambor da vibração
Quem disse que não podemos?
Nunca duvide de nós!
Somos especiais, quase super-heróis
Nosso corpo fala preste muita atenção
Não precisa palavra pra comunicação
Tantas são as formas de cruzar a imensidão
Demonstrando pro mundo nossa superação
Quem disse que não podemos?
Nunca duvide de nós!
Somos especiais, quase super-heróis
Quem disse que não podemos?
Nunca duvide de nós!
Somos especiais, quase super-heróis
Um pouco de carinho e de bondade
Pra ver que a diferença é o que nos une de verdade
E mesmo sendo assim ou sendo assado
O amor se multiplica e se espalha por todo lado
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Qual o nome do vídeo?
-O que nos une de verdade?
-Que sentimentos nos permitem aceitar as diferenças?
- A professora distribuirá massinhas de modelar para os alunos criarem personagens do vídeo que assistiram.
- Montar o mural com as fotos dos alunos com a boneca.
- Circuito psicomotor: Labirinto de rolinhos, atar o cadarço no tênis, pratinho de cores e prendedores, entre outras atividades que visam trabalhar coordenação viso-motora, atenção, psicomotricidade, vida prática, cores, tamanho, formas, texturas.
6º DIA:
- SITUAÇÃO ORIENTADORA: Contação da história “Meninos de todas as cores”, de Luísa Soares, com música e auxílio do varal de histórias que será montado conforme a história vai sendo contada.
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Como é o nome da história?
-O que fazia o menino branquinho?
-Por onde o menino branquinho viajava? E que tipo de transporte ele usava para viajar?
-Onde o menino branquinho chegava e fazia amizade?
- A professora entregará para os alunos, recortes de meninos em folha sulfite branca, para os alunos pintarem com lápis de cor de acordo com as cores dos meninos da história. Com o auxílio da professora, construirão o barco de dobradura, colando os meninos dentro.
- Atividades de movimento: Brincadeiras com bambolês
- Brincadeiras livres no Pátio da escola.
7º DIA:
- Situação Orientadora: Assistir ao Clipe da música “Coloridos”, do Palavra Cantada.
https://www.youtube.com/watch?v=x8VNNyobJRo
Coloridos
Eu sou o rosa
Eu sou o amarelo
Eu sou o verde
Eu sou o vermelho
Eu sou o carmim
Eu sou o roxo
Eu sou o azul
Eu sou o laranja
Eu sou o marrom, lilás, vermelho, amarelo, verde, rosa
Somos coloridos
Somos de todas as cores
E as cores não tem fim
Para tocar nossos tambores
Coloridos são assim!
Somos de todas as cores
Cada cor é uma beleza
Para cantar, pular, dançar
Em homenagem a natureza!
Somos todos coloridos
Para pular e para brincar
E subir, subir, subir
Pintar e colorir o ar!
Somos todos coloridos
Para pular e para brincar
E descer, descer, descer
Escorregar e desmanchar
Eô! Eô!
Coloridos!
Eô! Eô!
Coloridos!
Eô! Eô!
Se você gostou da gente
Você pode ajudar!
Seja como um colorido
Com vontade de pintar!
Somos como gotinhas, gotinhas unidas
Gotinhas amigas, gotinhas batuqueiras
Nós gostamos de bagunça
Vamos nessa brincadeira!
Coloridos!
Coloridos!
Coloridos!
Coloridos!
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Qual o nome dos autores da música?
-Você gostou da música?
-Você consegue lembrar das cores que fala na música?
-Você gosta de pintar bem colorido?
-Os tambores da música são de que cor?
-Você gostaria de ser colorido, como fala na música?
- Confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis:
- Cantar e dançar a música “Coloridos”, utilizando os instrumentos musicais confeccionados na atividade anterior. Explorar os sons produzidos, ritmo, intensidade.
8º DIA:
- Situação Orientadora: Apresentação da obra Operários, de Tarsila do Amaral, impressa em folha sulfite A2, para que os alunos apreciem e observem as cores, pessoas e suas características.
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Qual o nome da autora do quadro?
-As pessoas que aparecem na imagem são todas iguais?
-Quantas pessoas de cor diferente aparece no quadro?
-Você se identifica com alguma pessoa nesse quadro, como a cor do cabelo, a cor da pele, a altura?
-Você acha que somos todos iguais, porquê?
-Na imagem, aponte onde está um homem careca.
-Quais pessoas, na imagem são negras?
-Tem alguém usando óculos? Onde?
-Apontem as mulheres com véu na cabeça.
-Quais estão de chapéu.
-Alguém com barba?
-E com cabelos ruivos?
- Releitura da obra através de recortes de revistas e jornais. Cada criança receberá a metade de uma folha ofício e fará a colagem dos personagens recortados de revistas, colorindo como quiser.
- Atividades de movimento: As crianças serão desafiadas a passar entre os balões, arremessarem e depois explorarem livremente.
- Pracinha
9º DIA:
- Situação Orientadora: Realizar a Dinâmica do Espelho.
Objetivo: Perceber a importância de cada um como ser único e diferente.
Materiais utilizados: uma caixa de papelão, papel de presente e um espelho.
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Desenvolvimento:
1 – Colar um espelho no fundo de uma caixa de papelão e encapá-la com um papel bem bonito, como se fosse um presente;
2 – Dizer aos alunos que dentro da caixa há algo muito importante e especial, um grande e valioso tesouro (elaborar um discurso bem legal neste sentido);
3 – Chamar um a um para abrir a caixa, lembrando que não pode contar para o colega o que viu.
- QUESTIONAMENTOS ORAIS
-O que havia dentro da caixa?
-E no espelho o que vocês enxergaram?
-Então, qual a coisa mais importante e linda desse mundo?
-Você acha que somos todos iguais?
- Quebra-cabeça com a foto e o nome de cada aluno, explorar a imagem e o nome (letra inicial, número de letras).
- Atividades de movimento: Trilha das pegadas e Brincadeira do aviãozinho
Trilha das Pegadas: Cada criança passará pela trilha, confeccionada em TNT Branco com pegadas coloridas pintadas, posicionando-se conforme as mesmas e falando os nomes das cores.
Aviãozinho: Todos em fileira, sentado no chão irão passando uma bola uns para os outros, de trás para frente e, após de frente para trás, utilizando os braços.
10º DIA:
- Situação orientadora: Escutar, cantar e dramatizar a música “Menina do cabelo crespo” - Canal Malamalenga
- QUESTIONAMENTOS ORAIS:
-Qual o nome do autor da música?
-Qual é o nome da música?
-Como é o cabelo da menina da música?
-Você tem o cabelo igual ao da menina?
-Você gostaria de ter o cabelo igual ao da menina da música? Por quê?
-E você ama seu cabelo do jeitinho que você vê?
- Produção Artística: Cada criança receberá a cópia reproduzida da imagem da do cabelo crespo, com o auxílio da professora, pintarão a ilustração e completarão os cabelos da personagem usando fios de lã e cola branca. Os trabalhos ficarão em exposição na sala de aula, logo após irão para o portfólio do aluno.
- Confraternização do CABELO MALUCO: As crianças deverão vir para a aula com penteados diferentes ou adereços nos cabelos, solicitado previamente pela professora.
- Ouvir durante a confraternização as músicas trabalhadas durante as aulas anteriores e a música “Como é bom ser diferente” da Turminha do Tio Marcelo.
- Entrega de um mimo: o pirulito dos cabelos crespos.
Esta postagem será atualizada com as fotos das atividades reais realizadas durante a aplicação dos planos de aula.
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