quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PROJETO: DIVERSIDADE, UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM

Durante o mês de novembro sempre realiza-se trabalhos pedagógicos com o tema Diversidade. E neste mês minhas alunas do Curso Normal Pós-Médio do Instituto Professor Isaías estão realizando estágio na Educação Infantil.
Compartilho com vocês leitores do blog, um projeto sobre Diversidade, elaborado pelas alunas Deise Trindade e Leandra Machado, que orientei com muita satisfação.

O projeto está sendo aplicado na turma de Pré-escola da EMEF São José, em Santiago-RS.

Neste primeiro momento, deixo o registro do projeto e algumas atividades a serem realizadas, depois editarei com fotos dos melhores momentos...




PROJETO PEDAGÓGICO

Tema:Diversidade: um caminho para a aprendizagem

Eixos temáticos:
  • Aprendendo com as diferenças.
  • Normal é ser diferente!


Justificativa:



O tema Diversidade está presente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e deve ser debatido ou trabalhado. Além disso as DCNEI, no seu artigo 9º, determinam que devem ser garantidas as crianças experiências que permitam o reconhecimento da diversidade e manifestações culturais.


Segundo Vygotsky, “as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro”. Assim, aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.


As diversidades estão cada vez mais presentes e próximas dos ambientes em que estamos inseridos. Desta forma faz-se necessário que apresentemos para as crianças desde a mais tenra idade tais diferenças, para que as mesmas possam conhecê-las, respeitá-las e aprender a conviver, e sobretudo perceber que ser diferente é normal.


A Educação Infantil deve valorizar desde cedo autoestima das crianças, a cultura e a diversidade étnica e racial dentro da escola. Portanto, esse projeto pretende proporcionar ao aluno (a) o conceito de que somos todos diferentes, somos únicos em características físicas, emocionais e intelectuais. Visa também conscientizar a importância de respeitarmos essas diferenças, incentivando a convivência harmoniosa com vários tipos de diferenças.




Áreas do conhecimento:
Natureza e Sociedade:Aves (características, tipos).
Matemática:Quantificação e números.
Ensino religioso:Cooperação, respeito, auto- estima e boas atitudes.
Movimento:Gestos, dança e brincadeiras.
Música:Reconhecer sons (timbre, intensidade, altura).
Artes:Ilustrações, pinturas, colagens, recortes e texturas.
Linguagem:oralidade, produzir histórias espontâneas, letras N, Z, D, F.

Objetivo Geral:


Valorizar todos os tipos de diferenças motivando para o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais.




Objetivos específicos:
            
Ø  Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro para perceber as  diferentes características físicas e emocionais, necessidades e maneira de pensar e agir.

Ø  Identificar semelhanças e diferenças entre pares, para ampliar as relações interpessoais e desenvolver atitudes de participação e cooperação.

Ø  Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como danças, músicas e a hora de beleza para expandir a imaginação e a auto estima.

Ø  Utilizar materiais recicláveis para produzir diferentes sons em brincadeiras, reconhecendo timbre, intensidade e altura.

Ø  Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita espontânea, desenhos e outras formas de expressão para melhorar a desenvoltura e clareza.

Ø  Relacionar números as suas respectivas quantidades para reforçar a construção do número, raciocínio logico, sequência e símbolos numéricos.

Ø  Confeccionar painéis, pinturas e recortes, criando produções bidimensionais para ampliar a criatividade e a coordenação motora.

Ø  Explorar as letras N,Z,D,F, através de histórias, filmes e alfabeto móvel para reconhecer a estratégia de observação gráfica e ou de leitura.

Ø  Valorizar as características de seu corpo e as características dos outros com os quais convive, para perceber as diferenças individuais, respeitando a diversidade.


Ações Didático–Pedagógicas:

Ø  Histórias Infantis: A Arca de Noé, Eu Sou Assim e vou te mostrar do autor Heinz Janisch, A Zebrinha Zazá do autor Paulo Sergio de Souza, Meninos de todas as cores da autora Luiza Soares e Salão da Jaqueline da autora Mariana Massarani.

Ø  Exploração de receitas, através da preparação de beijinhos e brigadeiros.

Ø  Confecção coletiva de um formigueiro com material reciclável.

Ø  Produções artísticas envolvendo recorte, colagem, ilustração, pintura e modelagem.

Ø  Vídeos: O Patinho Feio e Smilinguido: a moda amarela.

Ø  Apreciação e exploração da música: Diferenças, da Tia Cecéu.
Ø  Exploração oral do tema, por meio de gravuras, colagens, relatos.

Ø  Montagem e exploração de palavras com alfabeto móvel.

Ø  Seriação, classificação e quantificação de gravuras e objetos.

Ø  Jogos matemáticos envolvendo seriação, classificação e quantificação.

Ø  Confecção de máscaras de animais e brincadeira da Dança das Cadeiras.

Ø  Exploração de sons, ritmos e intensidade com chocalhos e tambores confeccionados com material reciclável.

Ø  Atividades e brincadeiras envolvendo motricidade ampla e fina, socialização, cooperação, tais como: Rodas cantadas, Boliche, Passa passará, Cauda do Dragão, alinhavo de letras.

Ø  Dia da Beleza, utilizando diferentes objetos de beleza como: grampos, pulseiras, cremes, gel de cabelo e escova fazendo com que as crianças desenvolvam a sua autoestima.




Avaliação:



A avaliação se dará por meio de observações e relatos diários, utilizando os seguintes critérios: participação, envolvimento, criatividade, motivação, atitudes positivas frente as ações didáticas propostas e através dos trabalhos individuais e coletivos, brincadeiras e jogos realizados.




Culminância:Dia da Beleza e confraternização.


Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.



1º DIA:

  • Situação Orientadora

Contar a história A Arca de Noé, utilizando uma arca confeccionada em papelão e fantoches dos personagens. A medida que a professora vai contando a história, fixará os personagens com prendedores na arca.

  • Questionamentos orais.

        Vocês gostaram da história?
        O que ela nos ensina?
        Porque Noé levou só um casal de cada animal?
        Com que material ele construiu a Arca?

  • Realizar uma produção artística através do desenho reproduzido da arca contendo o título da história, no qual a letra N (Noé) deverá ser pintada com tinta guache, passando o dedo sobre ela e explorando a tipografia.  A arca será colada em um prato descartável de papel.

  • Pintar, recortar e colar imagens de animais na arca.
  • Realizar uma Roda cantada, na qual deverão imitar os animais da história.



2º DIA:




  • Situação Orientadora

Contar a história Eu Sou Assim e vou te mostrar do autor Heinz Janisch, utilizando caracterização especial (vestido colorido, chucas, rosto pintado) e o livro.


  • Questionamentos orais:

         Vocês já conheciam essa história?
         O que ela nos ensina?
         Vocês gostaram da história?

  • Confeccionar máscaras de animais, através de pintura e ornamentação com glitter, lantejoulas, etc.

  • Realizar a Dança das Cadeiras, com os alunos usando as máscaras confeccionadas na atividade anterior.




3º DIA:


  • Situação Orientadora
Realizar um Cine Pipoca, no qual assistirão a história O Patinho Feio, em vídeo.



  • Questionamentos orais:


-O que vocês entenderam do filme?
-Como ele ficou ao saber que ele era diferente?
-No final o que ele era?
-O que o filme nos ensina?

-Vocês gostaram desse filme?

  • Entregar a ilustração de uma Patinho saindo de um ovo, que deverá ser pintada e realizada a colagem de cascas de ovos.




  • Brincar de Boliche de patinhos, utilizando um boliche com pinos feitos com garrafas Pet contendo a imagem de um patinho em cada uma delas e fichas com números fixadas no quadro. Uma criança de cada vez, joga a bola, conta o número de pinos que derrubou e identifica o número correspondente a quantidade no quadro.

  • Pracinha.



4º DIA:


  • Situação Orientadora
Apresentar um cartaz com imagens de um pato e um cisne, para que as crianças observem as semelhanças e diferenças entre as duas aves.



  • Questionamentos orais:


-Quais as semelhanças entre eles?
-E o que eles tem de diferente?
-Qual deles vocês acham mais bonito?
-Os filhotes nascem de onde mesmo?
-Onde eles gostam de estar?
-Onde eles gostam de viver?
-Vocês sabem a qual grupo de animais eles pertencem?
-Comentar: O pato e o cisne são aves, possuem o corpo coberto por penas, bico, asas, patas com membranas que facilitam o nado.


  • Entregar a atividade de percepção visual, contendo imagens de animais e suas respectivas sombras que deverão ser pintadas, recortadas e coladas aos pares em uma folha A4.

  • Brincar de Passa Passará, adaptando para que a escolha seja feita entre PATO ou CISNE.

  • Pracinha


5º DIA:


  • Situação Orientadora

Contar a história A Zebrinha Zazá, do autor Paulo Sergio de Souza , utilizando um fantoche de zebra.



  • Questionamentos orais:

-Vocês já conheciam essa história?
-Vocês já conheciam alguma zebra?
-Já viram algum animal parecido com uma zebra?
-Com que letra começa o nome da personagem da história?

  • Alinhavar a letra Z, impressa em papel-cartão, usando linha de tricô.

  • Explorar a letra Z, registrando no quadro palavras iniciadas por ela, contando o número de letras.

  • Confeccionar um palitoche da Zebra Zazá, através de pintura e colagem no palito de picolé.



  • Realizar a atividade de quantificação através do jogo de rolinhos e números. 


  • Pracinha.


6º DIA:



  • Situação Orientadora: Exibir o vídeo Smilinguido: a moda amarela.

https://www.youtube.com/watch?v=oaAzPO3h_r8


  • Questionamentos orais:

-O que a história nos contou?
-Por que as formigas queriam mudar de cor?
-Como é o nome da casa onde as formigas moram?
-O que elas faziam?
-Vocês lembram as cores das patinhas delas?
-Vocês acham legal as formigas ficarem todas da mesma cor?
-Como as formigas se sentiram imitando a formiga amarela?
-Vocês acham que no final elas entenderam que devemos ser feliz do nosso jeito?


  • Explorar a letra F, através da pronúncia do som e montando com auxílio do alfabeto móvel a palavra FORMIGA, cada criança fará o reconhecimento e contagem do número de letras.

  • Construir um formigueiro coletivo com jornal e pintura usando tintas guache.

  • Confeccionar formigas com caixa de ovos, pintando-as e colocando patas coloridas.



  • Brincar de Cauda do Dragão.

Material: nenhum
Desenvolvimento: todos os participantes ficam em pé, em uma fila com as mãos na cintura um do outro formando um dragão. O primeiro integrante representa a cabeça do dragão, terá o objetivo de pega o último da fila que representará a calda. Ao sinal do educador, o dragão passará a se movimentar, correndo sobre o comando da cabeça que tentará pegar a calda. Esta por sua vez fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça.


7º DIA:



  • Situação Orientadora:

 Apresentar e explorar em forma de cartaz uma receita ilustrada com rótulos dos ingredientes:

RECEITA DE BRIGADEIRO OU BEIJINHO:
1 colher de sopa de margarina
1 caixa de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó ou pro beijinho só troca por coco
Modo de preparo:
Mexa tudo sem para até desgrudar da panela deixe esfriar modele e passe granulado ou coco.

  • Preparar doces de brigadeiro e beijinho, modelando e colocando em forminhas coloridas.

  • Questionamentos orais.

-Vocês gostaram de fazer os doces?
-Quais os ingredientes usados na nossa receita?
-Porque o brigadeiro ficou pretinho e o beijinho ficou branquinho?
-O que vocês sentiram ao modelar os doces?
-Qual deles te chamou mais a atenção?


  • Degustar os doces preparados na atividade anterior.

  • Montar um doce com recorte e colagem, explorando a letra D de doce e a família silábica:da,de, di, do, du. 

  • Pracinha.


8º DIA:


  • Situação Orientadora

            Ouvir a música Diferenças, da Tia Cecéu

Diferenças
  
Minha pele é branquinha, meu cabelo também.
Tenho cachos pra todo lado, parece macarrão japonês.
Meu colega de escola é bem diferente de mim
Tem os dois olhinhos puxados e o cabelo preto lisinho
Meu priminho é tão lindinho
A pele bem escura e o dente branquinho
E o cabelo ninguém explica:
Por que cresce sempre pra cima
Somos todos iguais mesmo sendo diferente
O Deus que fez o mundo com as suas cores
É o mesmo Deus que criou a gente iguais
E ainda bem que diferentes
A vida seria sem graça se a gente fosse incolor
Imagine um jardim onde todas as flores fossem verdes
Cravos, rosas, margaridas todas fossem verdes.
Até a chuva que cai fosse verde na grama verde
E o sol? Verde? E a minhoca verde?
Caindo na grama verde.
Deus o nosso criador é tão sábio, colorido, cheio de amor.
Que deu um tom para cada cor: Vermelho branco ou marrom
Que coloriu a minha pele com o seu amor.


  • Questionamentos orais.

Vocês gostaram da música que ouvimos?
Do que ela fala?
Nós todos somos diferentes?
Em que sentido somos diferentes?
Como é o cabelo de cada um de nós?


  • Confeccionar, ouvindo a música, um painel coletivo com papel pardo e tintas sobre o que cada um sentiu ao ouvir a música.
  • Expor o cartaz sobre as diferenças na sala de aula e apreciá-lo como produção coletiva.
  • Brincar com ritmos e sons, usando chocalhos e tambores com diferentes sons.

  • Explorar timbre e intensidade, sentados no chão de olhos fechados a professora desloca – se lentamente pela sala pegando alguém sem que os outros desconfiem e fazer diferentes sons em vários lugares, as crianças devem dizer de onde veio o som e também falar oque ouviram, se está longe ou perto, ou se é agudo ou grave.
  •  Pracinha:


9º DIA:



  • Situação Orientadora:

            Contar a história Meninos de todas as cores, de Luísa Ducla Soares, por meio de um varal que será montado conforme a narrativa da história, utilizando barbante, prendedores e bonecos de papel coloridos.



  • Questionamentos orais.

-Qual o nome da história?
-Qual o meio de transporte que levava o menino para as viagens?
-Que cor tinha os meninos que a encontrou?
-Como ele se sentiu ao encontrar meninos diferentes dele?
-O que vocês acham de sermos diferentes, cor de cabelo, pele, ou outra diferença?

  • Pintar, recortar e colar menininhos com suas mãozinhas coladas umas nas outras.

  • Expor seus trabalhos no varal de histórias.

  •  Brincar de roda com as cantigas populares: Ciranda e A Canoa virou.
  •  Pracinha.


10º DIA:


  • Situação Orientadora:
            Contar a história Salão Jaqueline, autora Mariana Massarani.


  • Questionamentos orais:
-Qual o título do livro?
-Oque as pessoas iam fazer no salão da Jaqueline?
-As pessoas que frequentavam o salão eram novas ou velhas?
-Qual foi a cor de cabelo que a filha de Jaqueline pediu para que a mãe pintasse o dela?
-Vocês gostaram da história?

  • Realizar a atividade Um dia de beleza, proporcionando aos alunos momentos de cuidado, autoestima e colaboração uns com os outros.
Cada criança arrumará o cabelo do outro sentindo suas texturas, amaciando levemente com cremes e gel, em seguida fazer penteados, colocando borrachinhas e grampos, logo após, se olharem no espelho e se admirarem.



  • Promover em sala de aula um desfile de moda ao som de várias músicas e com sessão de fotos.

  • Finalizar com uma confraternização de despedida e entrega de lembrancinhas aos alunos.

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