Série: 1° Ano do Ensino Fundamental
Turma: 102
Professora: Daniela Gonçalves Oliveira
Objetivos:
- Conhecer a história e o significado de seu nome.
- Identificar a letra inicial de seu nome e estabelecer relações entre esta letra, som, desenhos e palavras que iniciem com a mesma.
- Reconhecer as letras que fazem parte de seu nome.
- Traçar corretamente o nome.
- Saber a história de sua vida.
- Reconhecer seu nome e o nome dos colegas.
- Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade.
- Valorizar sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante do grupo.
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos.
- Estimular o raciocínio e a percepção visual.
- Desenvolver a imaginação e a criatividade.
- Aprimorar as habilidades psicomotoras.
Conteúdos:
* Nome e nome do grupo
* Relação letra inicial x desenho x som
* Corpo e movimento
* Psicomotricidade, equilíbrio e coordenação.
* Idéias matemáticas básicas (quantidade, posição)
* Valores (socialização, cooperação, combinados da turma)
* Recorte, colagem, pintura, desenho, montagem
* Canto e dança
* Interpretação oral de diversos portadores de texto
Tempo estimado: 1 mês
Desenvolvimento:
- Dinâmicas e brincadeiras: Boas-vindas, Jogo das saudações, Nome x gesto, Corrida dos balões, A coisa mais importante do mundo, Dança das cadeiras, Entrega de crachás e exploração destes..
- Canções, músicas e danças.
- Bingo do nome, exploração do nome.
- Descoberta da história e do significado do nome.
- Alinhavo da letra inicial do nome.
- Registro do nome de diversas maneiras.
- Auto-retrato.
- Quebra-cabeça da foto.
- Brincadeira da Caixa musical com as fotos de bebês.
- Confecção de identidade.
- Confecção do livreto “Eu sou...”
- Elaboração do cartaz com os combinados da turma.
Avaliação:
Será avaliada a participação, envolvimento, organização dos alunos, alguns dos objetivos propostos serão avaliados através de trabalhos selecionados para o portfólio individual do aluno.
Dani, posso usar esse processo no jardim II?
ResponderExcluirEstou com um pq probleminha, hj 14-03, ontem na entrega do semanario minha coordenadora pediu para o HTPC na segunda dia 16-03 uma sequencia didatica para trabalhar o nome da criança, esse trabalho será apresentado, no HTPC. Será que pode me ajudar to perdida?
bjs agradeço atenção
jacqraf@terra.com.br
Oi Jacq!
ResponderExcluirVocê pode usar sim a seq didática "Quem sou eu?" em turmas de Jardim II, basta fazer algumas adaptações, pois ela tem alguns objetivos voltados para o processo de alfabetização. Acrescente mais atividades psicomotoras e brincadeiras. Durante esta semana postarei em meu blog mais algumas atividades sobre o NOME, NOME DO GRUPO E IDENTIDADE. Confira tbém o blog da Tia Lu, tem umas atividades maravilhosas sobre esse assunto.
Espero tê-la ajudado de alguma forma.
Beijos: Dani
Oi Dani. Pode me esclarecer uma dúvida? o que significa HTPC?
ResponderExcluirObrigada
Bom, eu tbém não sabia o que era HTPC, pois aqui no RS ela não ocorre (pelo menos em minha cidade não. Então, pesquisei na net e descobri que trata-se da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, a ser desenvolvida na unidade escolar, pelos professores e o Professor Coordenador Pedagógico.
ResponderExcluirTem mais informações no site http://www.publicado.com.br/ud/map47.htm
Espero ter ajudado. Beijos!!
Parabens voces são de mais
ResponderExcluirDanil como faço uma sequencia didatica3 para 4ªsérie
ResponderExcluirAmei esta sequencia didatica, vou copiar ok!
ResponderExcluirGrande abraço.
Gostaria de saber como posso elaborar uma sequencia didatica baseada no tema contos de fadas para trabalhar no 2º ano (inicial)num periodo de 4 meses com crianças que estão na escrita silabica com valor e silabicas alfabeticas. Aguardo um retorno e obrigada!!!!
ResponderExcluirgostei muito
ResponderExcluirParabens gostei muito
ResponderExcluirProfessora Daniela, amei sua a elaboração de sua sequência didática, realizo algumas e acrescentei outras com a sua proposta. Obrigada! Bjussssssssssss
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, vou adaptar esta sequência para a 1ª etapa da EJA fase I, assim que postar em meu blog, te avisarei.
ResponderExcluirwww.ensinareaprender-crisreis.blogspot.com
Gente obrigada!!!Desculpe não responder a todos, o tempo é sempre corrido! Bjs
ResponderExcluiroi
ResponderExcluiradorei a sequencia didática, obrigada por compartilhar. Tens alguma coisa sobre transito para 5 anos?
marcia
http://www.dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/09/cidadania-em-transito.html
ExcluirDá uma olhada nessas sugestões... bjs
Gostaria de uma sequência para alunos do berçário sobre identidade,vc pode me ajudar ?
ResponderExcluirOi! Posso te dar algumas sugestões... Para elaborar a sequência você deve se embasar na BNCC.
ExcluirO trabalho acerca da Identidade e Autonomia pode ser realizado por meio de projetos e sequências didáticas, cujo trabalho pedagógico embasa-se nos seguintes objetivos:
• Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome.
• Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida.
• Conhecer a história de sua vida e conhecer seus antepassados.
• Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecer seus antepassados.
• Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental.
• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.
• Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
• Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ATIVIDADES: com fotos, colando a foto de cada criança numa caixa de leite ou similar e espalhar na sala para encontrarem, montar um álbum da Identidade com informações da criança, explorar canções sobre o corpo, esquema corporal, objetos de apego ou solicitar em secreto aos pais que enviem um brinquedo que a criança gosta muito, preparar um ambiente com os brinquedos para que explorem e descubram que são os seus... pinturas, modelagens... exploração da imagem no espelho, dia da beleza.