domingo, 18 de janeiro de 2009

VOGAIS





































ALFABETO





























* Reproduza o texto em papel kraft ou outro de sua preferência, ilustrando-o, se possível, para que os alunos compreendam que tanto o desenho como a escrita comunicam idéias.



*Faça a leitura com entonação e entusiasmo, de modo a despertar neles o desejo de ler.



*Para facilitar ao aluno o entendimento de que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo, faça a leitura apontando palavra por palavra.



* Deixe o texto na sala de aula por um determinado tempo, para que sirva de referencial para a escrita e deverá fazer parte do ambiente alfabetizador.



* Algumas explorações possíveis sobre o texto:
- Explique aos alunos que, geralmente, os textos têm um título, e que este serve para sintetizar as idéias veiculadas no texto. Após, localize junto com os aluno o título circulando-o.
- Pedir que localizem uma ou mais palavras que iniciem com a mesma letra de seu nome.
- Comente que esse texto é um poema, pois está escrito em versos (o texto não ocupa totalmente o espaço das linhas, cada linha desse tipo de texto chama-se verso).
- Pergunte: O autor, nesse poema, afirma que é possível ler diferentes coisas. Você concorda com ele?
- Questione:
a) É possível ler nas folhas do chão? (as estações do ano)
b) Nas ondas do mar? (se o mar está calmo ou não)
c) Na casa de alguém? (o gosto, preferências da pessoa)
d) No cheiro da comida? (se é gostosa ou não)
e) No ronco do motor? (se o carro está enguiçado)
f) No brilho do sorriso? (se a pessoa está feliz)

* Faça esse trabalho com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e desenvolver a oralidade dos alunos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AS LOGOMARCAS

As empresas também têm seus símbolos: as logomarcas



As logomarcas podem ser encontradas nos rótulos de produtos fabricados ou vendidos pelas empresas.

    *Circule de verde as logomarcas que você conhece.
      *Assinale as que você consegue ler sozinho.

      TRABALHANDO COM RÓTULOS...

      * Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.


      * Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.


      * Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.


      * Pedir que escolham um rótulo:

      - Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.

      - Circular a logomarca no rótulo escolhido.

      - Destacar a letra inicial da logomarca.

      - Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.

      - Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.

      - Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.

      - Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.

      - Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?



      * Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.


      * As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.



      ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:






      A MAIORIA DAS ATIVIDADES FOI EXTRAÍDA DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO – LINHAS E ENTRELINHAS, EDITORA POSITIVO-2007

      SINAIS DE TRÂNSITO

      * Nas vias públicas, encontramos muitos símbolos que organizam o trânsito.

      * Solicite aos alunos que digam para os colegas a mensagem contida nas placas que cada um assinalou.

      * Aproveite este momento para trabalhar a questão da cidadania, destacando a importância de conhecermos os símbolos utilizados na organização do trânsito e a necessidade de respeitá-los.

      OS EMBLEMAS

      * Converse com os alunos e explique que emblema é um tipo de símbolo usado para identificar uma instituição, uma sociedade ou uma associação e que se usa em roupas, ou objetos que as representam.
      * Veja os emblemas de alguns times de futebol. Reconhece aquele que representa o time para o qual você torce? Destaque-o.
      * Se você não encontrou o símbolo do seu time, desenhe-o:
      * Pinte o desenho da camisa com a cor ou cores do seu time:

      * Organize com os alunos um concurso em sala de aula, para a criação e escolha do emblema da turma. Elabore com eles os critérios para a escolha do emblema, antes da votação, para evitar que o aluno escolha simplesmente o seu como sendo o melhor.

      LEITURA E COMPREENSÃO DE SÍMBOLOS

      O objetivo dessas atividades é de fazer com que o aluno compreenda que objetos, situações, locais e fatos podem ser representados por meio de símbolos e que estes são utilizados conforme convenção socialmente estabelecida. A compreensão de que o símbolo tem função de representar algo possibilitará ao aluno o entendimento de que a escrita é também um sistema de representação.



      JOGO: QUAL É A LETRA?

      Em grupo de 4 alunos:

      1- O 1º. aluno lança o dado e fala o nome da figura sorteada. depois, tenta lembrar de outras palavras que começam com a mesma letra.

      2- Cada vez que acertar, ele marca 1 ponto. Cada aluno jogará o dado três vezes.

      3- Anote os resultados e descubra o campeão.




      PRODUÇÃO TEXTUAL: INVENTANDO HISTÓRIAS

      Em grupo:

      1- Um aluno joga o dado e vê a figura sorteada.

      2- Começa a contar uma história sobre a figura, pára em determinado ponto e dá a vez a um colega.


      3- Este colega joga o dado é continua a história, incluindo a nova figura sorteada. E assim sucessivamente, até que o último aluno do grupo dê um final para a história.

      quinta-feira, 8 de janeiro de 2009



      “Se quiser abrir sua janela e enxergar tudo nublado, apesar do sol...Nada o impedirá, pois é dono de sua vontade. Porém, mais feliz será sempre aquele que mesmo diante do cinza, conseguir imaginar outras cores... Acreditando que elas, ainda que em pensamento, podem colorir seu mundo.” (Desconheço o autor)



      “ ... a boniteza de ser professor está no fato de ser uma atividade desafiadora, cheia de cores, tempos e espaços diferentes. A vida do professor poderia ser dinâmica e bela se pudéssemos encher de jardins, de sons, de imagens, de sentimentos... resgatar a beleza que temos em nós seres humanos...” (Desconheço o autor)

      "Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: alem do pão, o trabalho e a ação. E, quando tudo mais faltasse, para você eu deixaria, se pudesse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída."
      (Mahatma Ghandi)

      LUDO DE SÍLABAS SIMPLES