segunda-feira, 9 de abril de 2018

9 COISAS QUE TODA CRIANÇA PRECISA OUVIR!!!


CHUVINHA DE PAPEL


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM BOM LIVRO

OBJETIVOS

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
  • Localizar informações no texto.
  • Produzir histórias.
  • Identificar os tipos de livro.
  • Reconhecer diferentes gêneros textuais.
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
  • Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.


CONTEÚDO:

  • Alfabetização.
  • Língua escrita: usos e formas.
  • Concepção de texto.
  • Língua oral: usos e formas.
  • Processos de leitura.
  • Gêneros de texto.
  • Língua escrita: prática de produção de textos.
  • Papel da interação entre alunos.
  • Língua oral: valores, normas e atitudes.
  • Língua escrita: prática de leitura.
  • Evolução da escrita alfabética.

DURAÇÃO: 5 (CINCO) aulas.



DESENVOLVIMENTO:


1ª. etapa


1. Inicie a atividade  com a exibição do vídeo "Um bom livro", disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=-ikZ9QBmPMU 


2. Após, formar uma roda de conversa e questionar as crianças:
- Vocês gostam de livros?
- Quem tem livros em casa?
- Quais livros vocês gostam?
- Pra você o que é um bom livro?


3. Explique às crianças que existem vários tipos de livro e que eles são classificados, de acordo com o seu conteúdo, em duas categorias fundamentais: sequenciais e obras de referências. Cite alguns exemplos de cada um deles para que a turma seja capaz de distinguir as ideias, conforme sugestão abaixo:

Livros sequenciais: ensaio, memórias, romance, novela, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos.

Obras de referências: anuário, bibliografia, dicionário, manual, enciclopédia, guia turístico, livro didático, relatório.


4. Em seguida, proponha aos alunos que leiam a poesia "A caixa Mágica de Surpresa", de Elias José 



      Lembre-os de que a poesia faz parte da categoria de leitura sequencial e peça para que observem a estrutura do gênero, composto de rimas, versos e estrofes. 

5. Em seguida, peça que respondam às seguintes questões no caderno:
Qual livro você leu neste último mês?
O que você entende do verso do poema: “um livro tem as asas longas e leves”?
Por que o autor diz que o livro é uma caixa mágica?



2ª etapa

6. Proponha uma visita à biblioteca e possibilite que os alunos escolham um livro para ler. Após a leitura, solicite que escrevam sobre o que mais gostaram na história lida e ilustrem o texto. Em seguida, peça que apresentem seus trabalhos para o grupo. 

7. Ao voltar à sala de aula, comente o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão, venda e consumo.



3ª etapa


8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".



9. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da leitura. Questione, primeiro, os tipos de texto que as crianças gostam de ler. Sobre o filme visto, pergunte qual a parte da história de que mais gostaram e peça que desenhem a cena no caderno.


10. Organize a turma em pequenos grupos e proponha aos alunos que montem um teatrinho sobre a história do vídeo. Peça que as equipes se organizem, distribuam os personagens e ensaiem as apresentações. Depois que as encenações estiverem prontas, coordene a mostra na sala de aula.


11. Caso seja viável, combine com a gestão da escola um momento para que os alunos apresentem as produções a colegas das outras turmas com o intuito de promover interação e socializar a obra.



4ª etapa

12. Convide os alunos para produzir histórias em duplas. Para isso, eles devem se concentrar nas seguintes questões:
  • Quando acontece a história?
  • Quem faz o papel de narrador? Alguém que participa da história ou alguém que apenas a observa?
  • Quem são os personagens? Se preferirem, descrevam algumas de suas características.
  • Onde se passa a história?
  • O que acontece de importante?
  • Por que isso aconteceu?
  • O que os personagens fizeram para resolver o conflito?
  • Como acaba a história?

13. Depois que a história estiver pronta, peça que deem um título interessante a ela, copiem-na em uma folha de papel A 4 e façam uma bonita ilustração.


14. Assim que o trabalho for concluído, faça uma escala de contadores de história para a semana.



5ª etapa

15. Distribua cópias do texto  "O Grande Livro".



16. Solicite uma leitura coletiva, pedindo para cada aluno ler um parágrafo. Promova, então, uma discussão:
  • Por que Luquinha não entrava no escritório do avô?
  • O avô de Luquinha escrevia livros. Que tipo de livro ele escrevia?
  • O título do texto é O Grande Livro. A qual obra o título faz referência?
  • Em sua opinião, o dicionário é um livro importante? Por quê?

17. Aproveite esse momento para explicar o que é um dicionário, caso ainda não tenha trabalhado com esse tema. Conte aos alunos que existem vários tipos: os que explicam os significados das palavras da nossa língua; os que apresentam as palavras de outra língua com tradução para a língua portuguesa; os que agrupam palavras que rimam, sinônimos ou antônimos; e os que trazem o significado de palavras de algumas regiões, palavras coloquiais.



18. Em seguida, proponha que a turma construa um livrinho para uma exposição que será realizada para a comunidade escolar. Organize as crianças em duplas, entregue folhas de papel e peça que elas imaginem um personagem e um fato desencadeador da narrativa. Sugira que criem textos variados: poesia, história em quadrinhos, aventura ou fábula, entre outros. Oriente-os caso tenham dúvidas sobre o gênero textual escolhido. Lembre-os de colocar o nome do autor, do ilustrador e o título na capa do livro.



19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.


AVALIAÇÃO

    Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a origem dos livros, produzir histórias, identificar diferentes tipos de livros e compreender a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual. Para isso, observe sempre as hipóteses das crianças, verifique se os resultados das atividades expressam avanços ou dificuldades e utilize os registros para planejar novas aulas que contribuam ainda mais com as aprendizagens.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

terça-feira, 27 de março de 2018

ALFABETO EM FICHAS

Olha que lindo modelo de Alfabeto do Blog Ideia Criativa! 


Possibilita diversas atividades e explorações:


  • Confecção  Alfabeto  para sala de aula, utilizando a parte superior (Figura e letra).
  • Confecção de uma faixa do alfabeto, utilizando apenas a parte com a figura e letra. colar um barbante atrás de cada quadrado, que fique pendido. As crianças podem receber fichas com as palavras e ilustrá-las. Após colar, cada ficha no barbante abaixo da letra inicial. Dessa forma, obterão um banco de palavras com cada letra do alfabeto e a faixa servirá como recurso visual e interativo num ambiente alfabetizador.
  • Confecção de um jogo, semelhante ao dominó. Formar grupos de 4 a 6 participantes, distribuir as fichas igualitariamente. Inicia quem tiver a letra A, o próximo a encaixar sua ficha será o portador da palavra iniciada com A, após a ficha B e assim sucessivamente. Ganha o jogo o primeiro grupo a completar toda sequência.
  • Atividade:  Recortar e colar no caderno cada ficha com a figura e letra inicial, após colar a palavra, ilustrar, contar número de letras e sílabas, registrando. Uma variação, seria fazer uma tentativa de escrita antes de receber a ficha com a escrita correta da palavra. 
  • Elaboração de uma painel com bolsos ou envelopes, identificados com a ficha que contem a figura/letra inicial. Dentro de cada envelope diversas fichinhas com palavras e ilustrações iniciadas por cada letra.  As crianças sorteiam a ficha, se for figura tentam escrever a palavra, se for palavra tentam ler e ilustrar.








Essas foram algumas sugestões, deixe um comentário se você tiver outra sugestão...

quinta-feira, 22 de março de 2018

MAIS SUGESTÕES PARA PÁSCOA








DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO




UMA POESIA POR DIA

Ontem 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Poesia, mas esse gênero textual deve ser trabalhado e apreciado constantemente em sala de aula e em casa também...

A poesia é o que alimenta a alma. Tempera o dia. Acalenta os corações, acalma. Ou agita quem precisa de folia. Ah… a Poesia! Mas, para ser, precisa ser lida, declamada, tirada do papel, da cabeça, do chapéu… Precisa que alguém lhe empreste a voz e o coração. Ouça, com atenção, os poeminhas da semana, pois é puro amor que emana!

Você vai encontrar aqui uma poesia para cada dia da semana, para serem degustados dia a dia, em família ou na escola. Assim, os pequenos de todas as idades vão se habituando a este gênero narrativo e a esta arte tão deliciosa!



1. Quando as Crianças Brincam – Fernando Pessoa

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.



2. Ricardo – Machado de Assis

Vive tu, meu menino,
os belos anos
Junto dos teus,
na doce companhia
Do que há de melhor em
corações humanos
E faze deste dia eterno dia




3. Juntos naquela tarde dourada – Lewis Carroll

“(…)

Depois, por súbito silêncio tomadas,
Vão em fantasia perseguindo
A criança-sonho em sua jornada
Por uma terra nova e encantada,
A tagarelar com bichos pela estrada
— Ouvem crédulas, extasiadas.
E sempre que a história esgotava
Os poços da fantasia,
E debilmente eu ousava insinuar,
Na busca de o encanto quebrar:
“O resto, para depois…”
“Mas já é depois!”
Ouvia as três vozes alegres
a gritar. (…)”



4. Soneto 005 – Camões

Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

(…)

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si
é o mesmo Amor?



5. Rápido e rasteiro – Chacal

Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.



6. Tudo – Arnaldo Antunes

Todas as coisas
do mundo não
cabem numa
ideia. Mas tudo
cabe numa
palavra, nesta
palavra tudo.



7. Aqui – Paulo Leminski

aqui
nesta pedra
alguém sentou
olhando o mar
o mar não parou
pra ser olhado
foi mar
pra tudo quanto é lado


Fonte: Blog Leiturinha