sexta-feira, 20 de abril de 2018
segunda-feira, 9 de abril de 2018
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM BOM LIVRO
OBJETIVOS
CONTEÚDO:
DURAÇÃO: 5 (CINCO) aulas.
DESENVOLVIMENTO:
1ª. etapa
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita.
- Localizar informações no texto.
- Produzir histórias.
- Identificar os tipos de livro.
- Reconhecer diferentes gêneros textuais.
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
- Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais.
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
CONTEÚDO:
- Alfabetização.
- Língua escrita: usos e formas.
- Concepção de texto.
- Língua oral: usos e formas.
- Processos de leitura.
- Gêneros de texto.
- Língua escrita: prática de produção de textos.
- Papel da interação entre alunos.
- Língua oral: valores, normas e atitudes.
- Língua escrita: prática de leitura.
- Evolução da escrita alfabética.
DESENVOLVIMENTO:
1ª. etapa
1. Inicie a atividade com a exibição do vídeo "Um bom livro", disponível em:
2ª etapa
3ª etapa
8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".
4ª etapa
5ª etapa
15. Distribua cópias do texto "O Grande Livro".
19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=-ikZ9QBmPMU
2. Após, formar uma roda de conversa e questionar as crianças:
- Vocês gostam de livros?
- Quem tem livros em casa?
- Quais livros vocês gostam?
- Pra você o que é um bom livro?
3. Explique às crianças que existem vários tipos de livro e que eles são classificados, de acordo com o seu conteúdo, em duas categorias fundamentais: sequenciais e obras de referências. Cite alguns exemplos de cada um deles para que a turma seja capaz de distinguir as ideias, conforme sugestão abaixo:
Livros sequenciais: ensaio, memórias, romance, novela, poesia, teatro, biografia, história em quadrinhos.
Obras de referências: anuário, bibliografia, dicionário, manual, enciclopédia, guia turístico, livro didático, relatório.
4. Em seguida, proponha aos alunos que leiam a poesia "A caixa Mágica de Surpresa", de Elias José
Lembre-os de que a poesia faz parte da categoria de leitura sequencial e peça para que observem a estrutura do gênero, composto de rimas, versos e estrofes.
5. Em seguida, peça que respondam às seguintes questões no caderno:
Qual livro você leu neste último mês?
O que você entende do verso do poema: “um livro tem as asas longas e leves”?
Por que o autor diz que o livro é uma caixa mágica?
2ª etapa
6. Proponha uma visita à biblioteca e possibilite que os alunos escolham um livro para ler. Após a leitura, solicite que escrevam sobre o que mais gostaram na história lida e ilustrem o texto. Em seguida, peça que apresentem seus trabalhos para o grupo.
7. Ao voltar à sala de aula, comente o processo pelo qual passa a produção de um livro: escrita, ilustração, revisão, diagramação gráfica, impressão, venda e consumo.
3ª etapa
8. Acomode os alunos em roda e exiba o vídeo da história "A Menina Que Odiava Livros".
9. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da leitura. Questione, primeiro, os tipos de texto que as crianças gostam de ler. Sobre o filme visto, pergunte qual a parte da história de que mais gostaram e peça que desenhem a cena no caderno.
10. Organize a turma em pequenos grupos e proponha aos alunos que montem um teatrinho sobre a história do vídeo. Peça que as equipes se organizem, distribuam os personagens e ensaiem as apresentações. Depois que as encenações estiverem prontas, coordene a mostra na sala de aula.
11. Caso seja viável, combine com a gestão da escola um momento para que os alunos apresentem as produções a colegas das outras turmas com o intuito de promover interação e socializar a obra.
4ª etapa
12. Convide os alunos para produzir histórias em duplas. Para isso, eles devem se concentrar nas seguintes questões:
- Quando acontece a história?
- Quem faz o papel de narrador? Alguém que participa da história ou alguém que apenas a observa?
- Quem são os personagens? Se preferirem, descrevam algumas de suas características.
- Onde se passa a história?
- O que acontece de importante?
- Por que isso aconteceu?
- O que os personagens fizeram para resolver o conflito?
- Como acaba a história?
13. Depois que a história estiver pronta, peça que deem um título interessante a ela, copiem-na em uma folha de papel A 4 e façam uma bonita ilustração.
14. Assim que o trabalho for concluído, faça uma escala de contadores de história para a semana.
5ª etapa
15. Distribua cópias do texto "O Grande Livro".
16. Solicite uma leitura coletiva, pedindo para cada aluno ler um parágrafo. Promova, então, uma discussão:
- Por que Luquinha não entrava no escritório do avô?
- O avô de Luquinha escrevia livros. Que tipo de livro ele escrevia?
- O título do texto é O Grande Livro. A qual obra o título faz referência?
- Em sua opinião, o dicionário é um livro importante? Por quê?
17. Aproveite esse momento para explicar o que é um dicionário, caso ainda não tenha trabalhado com esse tema. Conte aos alunos que existem vários tipos: os que explicam os significados das palavras da nossa língua; os que apresentam as palavras de outra língua com tradução para a língua portuguesa; os que agrupam palavras que rimam, sinônimos ou antônimos; e os que trazem o significado de palavras de algumas regiões, palavras coloquiais.
18. Em seguida, proponha que a turma construa um livrinho para uma exposição que será realizada para a comunidade escolar. Organize as crianças em duplas, entregue folhas de papel e peça que elas imaginem um personagem e um fato desencadeador da narrativa. Sugira que criem textos variados: poesia, história em quadrinhos, aventura ou fábula, entre outros. Oriente-os caso tenham dúvidas sobre o gênero textual escolhido. Lembre-os de colocar o nome do autor, do ilustrador e o título na capa do livro.
19. Depois que os textos forem revisados e que as versões finais estiverem concluídas, promova uma exposição dos livros na escola e convide os pais para esse momento.
AVALIAÇÃO
Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a origem dos livros, produzir histórias, identificar diferentes tipos de livros e compreender a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual. Para isso, observe sempre as hipóteses das crianças, verifique se os resultados das atividades expressam avanços ou dificuldades e utilize os registros para planejar novas aulas que contribuam ainda mais com as aprendizagens.
sexta-feira, 6 de abril de 2018
OUTRAS SUGESTÕES PARA O DIA DO LIVRO INFANTIL
Monteiro Lobato, através de suas histórias maravilhosas e personagens cativantes sempre encanta as crianças! Aqui deixo mais algumas sugestões que selecionei da internet:
Dobradura (template) com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo:
- Os nomes poderão ser escritos pelas crianças ou formados a partir de recortes de letras.
segunda-feira, 2 de abril de 2018
terça-feira, 27 de março de 2018
ALFABETO EM FICHAS
Olha que lindo modelo de Alfabeto do Blog Ideia Criativa!
Possibilita diversas atividades e explorações:
- Confecção Alfabeto para sala de aula, utilizando a parte superior (Figura e letra).
- Confecção de uma faixa do alfabeto, utilizando apenas a parte com a figura e letra. colar um barbante atrás de cada quadrado, que fique pendido. As crianças podem receber fichas com as palavras e ilustrá-las. Após colar, cada ficha no barbante abaixo da letra inicial. Dessa forma, obterão um banco de palavras com cada letra do alfabeto e a faixa servirá como recurso visual e interativo num ambiente alfabetizador.
- Confecção de um jogo, semelhante ao dominó. Formar grupos de 4 a 6 participantes, distribuir as fichas igualitariamente. Inicia quem tiver a letra A, o próximo a encaixar sua ficha será o portador da palavra iniciada com A, após a ficha B e assim sucessivamente. Ganha o jogo o primeiro grupo a completar toda sequência.
- Atividade: Recortar e colar no caderno cada ficha com a figura e letra inicial, após colar a palavra, ilustrar, contar número de letras e sílabas, registrando. Uma variação, seria fazer uma tentativa de escrita antes de receber a ficha com a escrita correta da palavra.
- Elaboração de uma painel com bolsos ou envelopes, identificados com a ficha que contem a figura/letra inicial. Dentro de cada envelope diversas fichinhas com palavras e ilustrações iniciadas por cada letra. As crianças sorteiam a ficha, se for figura tentam escrever a palavra, se for palavra tentam ler e ilustrar.
Essas foram algumas sugestões, deixe um comentário se você tiver outra sugestão...
quinta-feira, 22 de março de 2018
UMA POESIA POR DIA
Ontem 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Poesia, mas esse gênero textual deve ser trabalhado e apreciado constantemente em sala de aula e em casa também...
A poesia é o que alimenta a alma. Tempera o dia. Acalenta os corações, acalma. Ou agita quem precisa de folia. Ah… a Poesia! Mas, para ser, precisa ser lida, declamada, tirada do papel, da cabeça, do chapéu… Precisa que alguém lhe empreste a voz e o coração. Ouça, com atenção, os poeminhas da semana, pois é puro amor que emana!
Você vai encontrar aqui uma poesia para cada dia da semana, para serem degustados dia a dia, em família ou na escola. Assim, os pequenos de todas as idades vão se habituando a este gênero narrativo e a esta arte tão deliciosa!
1. Quando as Crianças Brincam – Fernando Pessoa
Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.
2. Ricardo – Machado de Assis
Vive tu, meu menino,
os belos anos
Junto dos teus,
na doce companhia
Do que há de melhor em
corações humanos
E faze deste dia eterno dia
3. Juntos naquela tarde dourada – Lewis Carroll
“(…)
Depois, por súbito silêncio tomadas,
Vão em fantasia perseguindo
A criança-sonho em sua jornada
Por uma terra nova e encantada,
A tagarelar com bichos pela estrada
— Ouvem crédulas, extasiadas.
E sempre que a história esgotava
Os poços da fantasia,
E debilmente eu ousava insinuar,
Na busca de o encanto quebrar:
“O resto, para depois…”
“Mas já é depois!”
Ouvia as três vozes alegres
a gritar. (…)”
4. Soneto 005 – Camões
Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
(…)
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si
é o mesmo Amor?
5. Rápido e rasteiro – Chacal
Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.
6. Tudo – Arnaldo Antunes
Todas as coisas
do mundo não
cabem numa
ideia. Mas tudo
cabe numa
palavra, nesta
palavra tudo.
7. Aqui – Paulo Leminski
aqui
nesta pedra
alguém sentou
olhando o mar
o mar não parou
pra ser olhado
foi mar
pra tudo quanto é lado
Fonte: Blog Leiturinha
Assinar:
Postagens (Atom)