sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

SUGESTÃO DE MENSAGEM PARA REUNIÃO COM OS PAIS


DICAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS


COMBINADOS DA TURMA - 2018





AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE ARTE

O conteúdo de Arte é dividido em quatro linguagens: artes visuais, música, dança e teatro, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Na prática, a primeira é priorizada e as demais perdem espaço por falta de tempo e de estrutura ou por deficiência na formação dos professores. Isso não significa que eles dominem o ensino da pintura, do desenho e da escultura, mas o fato de estarem mais presentes no dia a dia facilita a abordagem.



1. Produção

O que é: Realização de atividades onde o aluno é chamado a criar, a produzir algum trabalho artístico. Seja desenhando, pintando, modelando, fotografando etc. As atividades de produção podem partir de propostas elaboradas pelo professor e podem se articular com a leitura de imagens.

Nesse caso é importante o professor escolher imagens cujas características despertem percepções específicas acerca de algum aspecto visual ou simbólico que se deseja trabalhar com os alunos.

Quando propor: Semanalmente. 

O que a criança aprende: A reconhecer conteúdos e conceitos relativos a linguagem da arte. 




2. Percurso de criação pessoal

O que é: Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo.

O educador orienta a criação, participando do processo com interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento das tarefas. 

Quando propor: Semanalmente. 

O que a criança aprende: A fazer um trabalho de autoria, imprimindo suas marcas subjetivas e expressando ideias e percepções. 




3. Interpretação de imagens

O que é: Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de hoje.

"As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo tempo", explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às colocações da garotada - esse é o momento de pensar e sentir. 

Quando propor: Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições. 

O que a criança aprende: A interpretar as obras conforme sua sensibilidade e seu conhecimento do assunto, percebendo que significados assumem para si e em diferentes culturas.




4. Fala, leitura e escrita sobre Arte

O que é: Expressão de ideias diante de criações artísticas e com intermediação do educador por meio de discussões, leitura e produção escrita. Vale estimular o contato com textos de diversos gêneros, como biografias de artistas, críticas de arte e entrevistas com profissionais - o que pode ser feito em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa.

Nas séries iniciais, a intenção é desenvolver a capacidade de escrita e leitura dos que começam a se alfabetizar e expandir o universo de interpretação de todos. 

Quando propor: Durante o ano todo, sempre que forem programadas visitas a exposições, na leitura de imagens na sala de aula e em tarefas para a casa. 

O que a criança aprende: A expressar ideias sobre a leitura da arte por escrito ou oralmente e, com isso, avaliar o que está produzindo.

RECOLHENDO FIGURAS - ATIVIDADE PARA TRABALHAR CLASSIFICAÇÃO, CORES E FORMAS


O SAPINHO GULOSO - ATIVIDADE COM CORES E QUANTIDADE





quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SUGESTÃO PARA O 1º DIA DE AULA

Amei essa ideia!!!!! Que tal fazer uma moldura super criativa e fotografar cada criança no 1º dia de aula?
A moldura pode ser feita de papelão e coberta com EVA, além de ornamentos bem coloridos...



SITUAÇÕES-PROBLEMA


ATIVIDADES COM A LETRA G





PROBLEMINHAS MATEMÁTICOS ILUSTRADOS


JOGO: CONTANDO ATÉ 10

As crianças deverão participar do jogo Contando até 10, para isso:

  • Dividir a turma em duplas;
  • Explicar como será a brincadeira;
  • Cada criança escolhe o seu lado no tabuleiro:


  • A cada rodada, uma criança joga o dado:

  • Quando o dado cair na joaninha, o jogador passa a vez.
  • Caso uma das crianças da dupla tenha o animal sorteado, pega uma ficha e coloca no seu tabuleiro: 
  • Repetir os mesmos procedimentos para preencher todo o tabuleiro; 
  • Ganha a brincadeira, a criança que conseguir preencher o seu lado do tabuleiro primeiro.

JOGO: TABULEIRO DO L

Propor as crianças brincar com o jogo Tabuleiro das palavras que têm L, para isso:

· Dividir a turma em duplas;

· Explicar como será a brincadeira;

· Cada criança deverá ganhar um tabuleiro:


Tabuleiro 1



Tabuleiro 2




  • Colocar no centro da mesa as figurinhas que contém desenhos cujo nome começam com L: 
  • A primeira criança deverá pegar uma carta que estará em monte de cartas colocadas no centro da mesa; 
  • Caso tenha este desenho no seu tabuleiro, ela fica com a carta, colocando-a sobre o desenho que é igual; 
  • Se não tiver, colocar esta carta na “lixeira”; 
  • A outra criança sorteia uma nova carta ou aproveita aquela que foi para a "lixeira"; 
  • Ganha a brincadeira, a criança que conseguir preencher seu tabuleiro primeiro. 


Fonte: https://atividadesparaeducadores.blogspot.com.br

O JOGO SIMBÓLICO E A SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A infância tem uma característica muito forte que é marcada pelo brincar. E é pelo brincar, especialmente pelo jogo simbólico, que a criança pode reviver situações quotidianas possibilitando a compreensão e a reorganização das suas estruturas mentais. Assim, o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário e apesar de predominar a fantasia a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação pode modificar a sua vontade usando o “ faz de conta”, mas quando expressa corporalmente as atividades, precisa de respeitar a realidade concreta e as relações com o mundo.

Pelo jogo simbólico a criança exercita não só a sua capacidade de pensar (representar simbolicamente as suas ações), mas também as suas habilidades motoras já que ao brincar, salta, corre, ou manipula objetos.

Concluindo, é através do jogo simbólico que a criança cria um mundo imaginário onde representa as suas preocupações e os sentimentos que a incomodam na sua vida real e dessa forma, a criança consegue exprimir através de brincadeiras algo que não conseguiria exprimir por palavras.

As brincadeiras de faz-de-conta exercem a função de máxima importância no que diz respeito à educação infantil, permitindo promover à criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita a sua imaginação, a capacidade de planear e de fantasiar situações lúdicas.

As crianças começam a brincar ao faz de conta desde muito cedo. Por volta dos 2 anos de idade, as crianças iniciam o seu contacto com esta experiência caracterizado pelo aparecimento da linguagem e da representação, sendo considerado como um dos grandes pilares da infância. É a partir desta idade que passam a dar mais importância aos seus pares. Este tipo de brincadeira em grupo implica existir negociação entre as crianças, ou seja, saber brincar com os outros, brincar sobre a mesma temática, acordar papéis e ações entre eles.

Outra das características do jogo simbólico é poder alterar a sua identidade e interpretar uma personagem sendo normalmente um adulto próximo, ou uma figura de fantasia, proporcionando a aquisição de novas competências porque ao fantasiar estas personagens consegue criar situações imaginárias. A criança tem a capacidade de a partir de vulgares objetos criar algo diferente, como por exemplo, um simples prato transforma-se num volante de um carro. Assim, a atividade de brincar pode ajudar a passar de ações concretas para ações com outros significados, avançando em direção ao pensamento abstrato.

BOLICHE COM SONS




Faixa etária: 3 a 4 anos

Número de jogadores: 02 jogadores a 20 jogadores.



Materiais que fazem parte do jogo:

• 06 Pinos de plástico de diferentes cores (garrafas tipo Pet) contendo imagens de figuras de instrumentos musicais.

• 06 instrumentos musicais iguais os que estão na imagem de cada pino (garrafa). 

• 01 bola de tamanho pequeno feita de jornal, envolvida em meia fina (uso de material reciclável).



Objetivos:

• Associar e Reproduzir os sons a partir da imagem.

• Explorar a sonoridade dos instrumentos musicais de forma lúdica e prazerosa.

• Propiciar o desenvolvimento integral das crianças por meio do fazer e do apreciar em música.



Conteúdos: Socialização, Percepção visual, Discriminação sonora, Memória auditiva, Concentração, Coordenação motora, Exploração e reprodução de diferentes sons, Manuseio/exploração de instrumentos musicais.



Modo de jogar: Os pinos devem ser organizados no chão em forma de triângulo com espaçamento entre eles. As crianças são divididas em dois grupos para acomodá-las sentadas em fila na lateral da pista central. O professor poderá demarcar o espaço para o jogo e orientar sobre as regras do boliche.

Uma criança de cada vez (alternando a fila A e a fila B) joga a bola e tentará derrubar um pino. Em seguida, verificará qual pino derrubou e qual instrumento o pino representa. O aluno deverá identificar o instrumento primeiramente, e logo depois, buscá-lo para produzir o som.

Caso a criança derrube mais de um pino, o jogador deverá escolher apenas um para dar continuidade à partida.



Referências:

Programa de Apoio à Produção de Material Didático

Brincando e aprendendo: um novo olhar para o ensino de música

Iveta Maria Borges Ávila Fernandes-Coordenação e Supervisão

JOGO DA MEMÓRIA AUDITIVA


Objetivo: Encontrar os pares que tenham o mesmo som.

Material:

· 16 Tampinhas (8 verdes e 8 vermelhas)

· 4 botões pequenos

· 8 grãos de feijão

· 8 argolinhas de metal

· 40 grãos de arroz

· Tesoura e durex colorido

ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO


TIMBRE


Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade timbre:



Atividade 1:

Seguir comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouvir o tambor, parar como estátua, quando ouvir o agogô correr, e quando ouvir o triângulo andar na ponta dos pés.

Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, alguns movimentos corporais e a concentração.




Atividade 2:

Colocar as crianças sentadas em círculo, uma sentada no centro da roda com os olhos vendados tentará reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.

Objetivos Específicos: Trabalhar a percepção auditiva, a atenção e a sociabilização.





Atividade 3:


Colocar dentro de um saco grande, instrumentos e objetos que produzam som. Manipular os objetos e os instrumentos sem serem vistos pelas crianças. Elas deverão identificar o som dos mesmos pelo seu timbre.

Objetivos Específicos: Percepção auditiva e sociabilização.



Atividade 4:

O grupo será dividido em duplas, onde a dupla escolherá um instrumento específico e fará através de expressão corporal, como é tocado este instrumento, enquanto os outros grupos tentarão identificar o instrumento e produzir o som que o mesmo faz.

Objetivos Específicos: Trabalhar a coordenação motora, a criatividade e a percepção auditiva e visual.



Atividade 5:


Ouvir diferentes sons e identificar a fonte sonora. Utilizar o CD de sons. (Baixe o Cd com vários sons).

A identificação poderá ser feita falando a fonte, ou através da indicação de figuras (sugestões de figuras a seguir).

Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.






Fonte: http://elaine-prado.blogspot.com.br

MÚSICA PARA RECEBER OS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS


SUGESTÕES PARA TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA


ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - 0 A 3 ANOS