segunda-feira, 10 de julho de 2017
sexta-feira, 7 de julho de 2017
quarta-feira, 28 de junho de 2017
quinta-feira, 22 de junho de 2017
TRÊS ATIVIDADES PARA TREINAR A MEMÓRIA AUDITIVA EM CRIANÇAS
Com uma freqüência muito grande, crianças de 5 a 7 anos têm um desempenho muito aquém do esperado em leitura e escrita por causa de um déficit de memória auditiva de curto prazo. Essas crianças não raro têm dificuldade em seguir instruções com mais de 2 comandos, em sintetizar fonemas, formando palavras completas, em ler orações compostas por mais de 10 palavras e em armazenar e relacionar informações verbais ou escritas. Depois de ler três ou quatro parágrafos de um texto, é comum que já se tenham esquecido do que leram no início. Além disso, tendem a ser mais desatentas e distraídas, a repetir sempre as mesmas perguntas e não conseguem se concentrar nas tarefas mais simples.
Abaixo, seguem três atividades que exercitam essa memória e também a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento de sons.
Todas elas são indicadas para crianças dos 3 aos 6 anos – que memorizam, em média, sequências de 5 a 9 palavras. Mas crianças mais velhas – até 10 anos, aproximadamente – também podem praticá-las, contanto que se aumente o número de itens a memorizar.
1 - VIAJANDO
Material: Nenhum.
Preparação: Escolha um ambiente adequado para realizar a atividade, sem objetos que possam distrair a criança.
COMO FUNCIONA:
Peça para a criança sentar-se no chão, fechar os olhos e pensar em um lugar para onde ela gostaria de viajar. Pergunte a ela que lugar escolheu.
A seguir, diga para escolher um objeto para levar em sua viagem e compartilhar a escolha com você (por exemplo, “Vou à praia e vou levar um chapéu”).
Entre na brincadeira: repita o item escolhido pela criança e acrescente um novo item (por exemplo, “Vou à praia e vou levar um chapéu e uma esteira”).
A criança deverá dar continuidade, acrescentando ainda outro item.
A atividade continua até que alguém se esqueça de um item ou confunda a seqüência. Ao final, vocês podem recomeçar a brincadeira com uma viagem para outro lugar.
Obs.: Outras crianças podem ser envolvidas na atividade. Basta convidá-las para se assentarem em círculo e pedir que cada uma acrescente um item novo à seqüência emitida pela criança anterior.
2 – SEQUÊNCIA DE SONS
Material: Objetos que produzam diferentes sons.
Preparação: Separe os objetos que serão utilizados na atividade.
COMO FUNCIONA:
Estando você e a criança sentados no chão, vende os olhos dela e peça-lhe para prestar bastante atenção aos sons que serão produzidos.
Emita um som familiar e peça-lhe para tentar adivinhar que som é aquele.
Faça o mesmo com outros sons até a criança entender como funciona a brincadeira.
A seguir, diga a ela que você irá produzir sons diferentes em seqüência e que ela terá de descobrir quantos foram os sons e dizê-los na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons. Por exemplo, se você tocar um apito e depois assoviar, a criança terá de dizer: “Ouvi dois sons. Primeiro um apito, depois um assovio.”
Quando a criança estiver se saindo bem, vá aumentando aos poucos o número de sons da seqüência.
Sugestões de sons: amassar papel; assoviar; balançar um chocalho; bater palmas; bater os pés no chão; bater à porta; cortar papel com uma tesoura; derramar água em um recipiente; estalar a língua; estalar os dedos; fechar uma porta; fechar um zíper; rasgar papel; soprar; tocar um apito; tocar um sino; tocar uma tecla do piano; tossir.
Obs.: Você também pode usar sons previamente gravados (sons de animais, por exemplo) e reproduzi-los para a criança em um telefone celular ou computador.
Variação: Algumas crianças, depois de fazer essa atividade, pedem aos pais para inverter os papéis, assumindo elas a tarefa de reproduzir os sons e ficando a cargo dos pais dizer a seqüência. Esse exercício também trabalha a memória auditiva delas, uma vez que terão de guardar os sons na memória para depois conferir se a resposta dos pais está correta.
3 – QUE SOM ESTÁ FALTANDO?
Material: Os mesmos da atividade anterior
COMO FUNCIONA:
Estando você e a criança sentados no chão, peça a ela para prestar bastante atenção aos sons que serão produzidos.
Apresente uma seqüência de três ou quatro sons dentre os listados na atividade anterior.
Repita a seqüência, omitindo um dos sons.
Peça à criança para identificar o som que está faltando na seqüência.
Aumente gradativamente o número de itens na seqüência quando verificar que a criança está respondendo com facilidade.
Exercitando a memória auditiva de curto prazo com freqüência, seu filho estará se preparando para ler e compreender textos no futuro. Por isso, tente fazer atividades como essas diariamente. Elas não lhe tomarão mais do que 15 minutos por dia.
Fonte: Blog Como educar seus filhos
quarta-feira, 21 de junho de 2017
quarta-feira, 14 de junho de 2017
COMBINADOS DA TURMA
Reuni alguns modelos de cartazes com combinados da turma e modelinhos ilustrados...
Estes combinados ilustrados da Turma da Mônica são muito fofos!
PAINEL DOS ANIVERSARIANTES
Garimpei algumas sugestões de Painéis dos Aniversariantes da turma. É um mais lindo que o outro!!! Espero que sirvam como inspiração!!!!
segunda-feira, 12 de junho de 2017
sexta-feira, 2 de junho de 2017
Por Que seu Filho Precisa Desenvolver a Consciência Corporal?
Quem tem filhos pequenos já deve ter presenciado situações em que a criança esbarra nos móveis, tropeça nos próprios pés, tem dificuldade para tirar um casaco ou até mesmo abraça um amiguinho com força exagerada.
Isso acontece porque a criança está desenvolvendo a consciência corporal, que nada mais é do que a noção das dimensões e potencialidades do próprio corpo e de suas partes (braços, pernas, cabeça, mãos, etc.), sobre como essas partes “conversam” entre si, o espaço que ele pode ocupar e sua interação com o meio.
Problemas causados por uma consciência corporal débil:
Os bebês, quando brincam com suas mãos e pés, assim como a criança que está aprendendo a pular corda ou a caminhar no meio-fio, estão passando pelo processo natural de tomada de consciência corporal. Contudo, algumas vezes isso não acontece naturalmente, e a criança pode apresentar problemas como:
- má postura ao sentar-se
- tropeçar e cair com freqüência
- dificuldade para andar em linha reta
- esbarrar em móveis e paredes
- não segurar o lápis de maneira correta e/ou não apoiar o braço sobre a mesa para escrever
- dificuldade para escrever em linha reta
- dificuldade para deixar espaços entre as palavras de uma frase
- dificuldade para seguir instruções e aplicar conceitos direcionais tais como acima, abaixo, esquerda e direita
Se não forem prevenidos ou corrigidos, esses problemas podem ser grandes inconvenientes durante a alfabetização.
Desenvolvendo a consciência corporal de seu filho de maneiras divertidas:
A boa notícia é que a consciência corporal pode ser estimulada por meio de jogos e atividades divertidas que promovam melhor conscientização da criança sobre seu corpo.
Já falamos sobre a importância da prática de esportes no blog e produzimos uma série bem instrutiva sobre a estimulação das funções executivas das crianças dos 18 meses aos 3 anos, dos 3 aos 5 anos e dos 5 aos 7 anos, em que apresentamos alguns exercícios que trabalham a consciência corporal.
A seguir, listamos algumas atividades para auxiliar os pequenos na aquisição de consciência corporal e outras habilidades associadas.
Atividades de consciência corporal
– Peça para a criança se deitar sobre um lençol velho ou em um pedaço grande de papel (jornal e papel kraft são ótimos para isso). Risque com uma caneta o contorno de seu corpo. Juntos, completem a figura, desenhando e dando nome a cada uma das partes : olhos, orelha, nariz, boca, braços, barriga e assim por diante.
– Faça pedidos impossíveis para a criança, como, por exemplo: “Toque seu nariz com o cotovelo” ou “Toque suas costas com o joelho.” Além de engraçada, essa atividade vai dar à criança uma boa noção sobre os limites do seu corpo.
– Posicionem-se em frente a um espelho. Faça os movimentos, como tocar o nariz ou o ombro, e peça para seu filho imitá-lo. Num segundo momento, dê apenas o comando de voz (por exemplo, “mão direita na cabeça”) e peça para ele executar. Essa brincadeira também pode ser feita frente a frente com a criança, pedindo a ela para imitar os seus movimentos.
Atividades de equilíbrio
– Cole uma fita adesiva no chão. Peça para a criança caminhar sobre a fita, colocando um pé diante do outro. Crianças acima de 2 anos e meio já se sentem confortáveis para realizar essa atividade. Contudo, se houver muita dificuldade, cole no chão duas fitas paralelas, com uma distância de 10 a 20 cm entre elas, e peça para ela caminhar no espaço vazio. Depois aumente a dificuldade.
– Peça para a criança se equilibrar em uma perna só. Depois alterne a perna. Essa atividade trabalha o equilíbrio estático.
– Indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade, que já têm condições de saltar com uma perna só, o “Jogo da Amarelinha” treina o equilíbrio dinâmico.
– Brinque de “cabo de guerra” para desenvolver o equilíbrio, a força e a resistência – essa é também uma excelente atividade em grupo.
Atividades de orientação espacial
– Faça uma pista de obstáculos usando objetos que tiver em casa. Uma mesa, cadeiras, bancos, caixas… Então, diga à criança para andar ora dentro da pista, ora fora; ora por baixo, ora por cima, ora entre os objetos. Essa brincadeira, apesar de dar um certo trabalho para os pais, ajuda a criança a ter noção de espaço e, principalmente, sobre como o seu corpo se adapta a esses espaços. Crianças acima de 2 anos e meio já podem praticar essa atividade. Deve-se adequar o grau de dificuldade conforme a idade do seu filho.
– Desenhe um quadrado em uma folha grande ou em um lençol velho. Em seguida, peça para a criança se localizar em relação à forma. Diga: “Filho, fique à esquerda do quadrado”, “fique à direita do quadrado”, “coloque o pé direito dentro do quadrado” ou “entre no quadrado, deixando o pé esquerdo para fora”.
– Em casa, disponha os brinquedos do seu filho formando um grande círculo. Peça para ele se assentar no centro. Então oriente-o a pegar o brinquedo que está na frente dele, atrás dele e assim por diante.
Atividades de coordenação motora
– Coloque uma música divertida. Faça movimentos conforme o ritmo da música e peça para a criança imitar os seus movimentos. Em momentos diferentes da música, pare de dançar e, depois de um tempo, retorne à dança, de modo que a criança aprenda a controlar seus movimentos.
– Coloque-se de frente para a criança. Bata palmas em diferentes ritmos. Peça para ela observar e tentar acompanhar seus movimentos no mesmo ritmo e velocidade.
Lembre-se que o segredo está na repetição freqüente desses e outros exercícios até que se conquistem os resultados esperados.
Fonte: BLOG COMO EDUCAR SEUS FILHOS
sexta-feira, 12 de maio de 2017
AREIA COMESTÍVEL???
Olá! Vou deixar o link aqui um vídeo que gravei quando fiz uma atividade com meus filhos Davi de 3 anos e Maria Clara de 10 meses, envolvendo a fabricação de "areia comestível".
Como meus pequenos estão em faixas etárias e interesses diferentes, pensei numa brincadeira que fosse atrativa e segura para ambos. Então, produzi experimentalmente areia, utilizando farinha de trigo, óleo de soja e corante alimentício.
O corante deve ser à base de óleo também, pois se for à base de água ele não mistura e colore adequadamente, devido a presença do óleo.
Deve-se colocar a farinha de trigo numa tigela e acrescentar algumas colheres de sobremesa de óleo de soja, misturando bem, até adquirir consistência semelhante a da areia. Após, acrescentar algumas gotinhas de corante e misturar bem.
Pronto! É só escolher um local em que a sujeira e diversão possam acontecer livremente...
https://www.youtube.com/watch?v=2unXqpYblPc
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