Com uma freqüência muito grande, crianças de 5 a 7 anos têm um desempenho muito aquém do esperado em leitura e escrita por causa de um déficit de memória auditiva de curto prazo. Essas crianças não raro têm dificuldade em seguir instruções com mais de 2 comandos, em sintetizar fonemas, formando palavras completas, em ler orações compostas por mais de 10 palavras e em armazenar e relacionar informações verbais ou escritas. Depois de ler três ou quatro parágrafos de um texto, é comum que já se tenham esquecido do que leram no início. Além disso, tendem a ser mais desatentas e distraídas, a repetir sempre as mesmas perguntas e não conseguem se concentrar nas tarefas mais simples.
Abaixo, seguem três atividades que exercitam essa memória e também a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento de sons.
Todas elas são indicadas para crianças dos 3 aos 6 anos – que memorizam, em média, sequências de 5 a 9 palavras. Mas crianças mais velhas – até 10 anos, aproximadamente – também podem praticá-las, contanto que se aumente o número de itens a memorizar.
1 - VIAJANDO
Material: Nenhum.
Preparação: Escolha um ambiente adequado para realizar a atividade, sem objetos que possam distrair a criança.
COMO FUNCIONA:
Peça para a criança sentar-se no chão, fechar os olhos e pensar em um lugar para onde ela gostaria de viajar. Pergunte a ela que lugar escolheu.
A seguir, diga para escolher um objeto para levar em sua viagem e compartilhar a escolha com você (por exemplo, “Vou à praia e vou levar um chapéu”).
Entre na brincadeira: repita o item escolhido pela criança e acrescente um novo item (por exemplo, “Vou à praia e vou levar um chapéu e uma esteira”).
A criança deverá dar continuidade, acrescentando ainda outro item.
A atividade continua até que alguém se esqueça de um item ou confunda a seqüência. Ao final, vocês podem recomeçar a brincadeira com uma viagem para outro lugar.
Obs.: Outras crianças podem ser envolvidas na atividade. Basta convidá-las para se assentarem em círculo e pedir que cada uma acrescente um item novo à seqüência emitida pela criança anterior.
2 – SEQUÊNCIA DE SONS
Material: Objetos que produzam diferentes sons.
Preparação: Separe os objetos que serão utilizados na atividade.
COMO FUNCIONA:
Estando você e a criança sentados no chão, vende os olhos dela e peça-lhe para prestar bastante atenção aos sons que serão produzidos.
Emita um som familiar e peça-lhe para tentar adivinhar que som é aquele.
Faça o mesmo com outros sons até a criança entender como funciona a brincadeira.
A seguir, diga a ela que você irá produzir sons diferentes em seqüência e que ela terá de descobrir quantos foram os sons e dizê-los na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons. Por exemplo, se você tocar um apito e depois assoviar, a criança terá de dizer: “Ouvi dois sons. Primeiro um apito, depois um assovio.”
Quando a criança estiver se saindo bem, vá aumentando aos poucos o número de sons da seqüência.
Sugestões de sons: amassar papel; assoviar; balançar um chocalho; bater palmas; bater os pés no chão; bater à porta; cortar papel com uma tesoura; derramar água em um recipiente; estalar a língua; estalar os dedos; fechar uma porta; fechar um zíper; rasgar papel; soprar; tocar um apito; tocar um sino; tocar uma tecla do piano; tossir.
Obs.: Você também pode usar sons previamente gravados (sons de animais, por exemplo) e reproduzi-los para a criança em um telefone celular ou computador.
Variação: Algumas crianças, depois de fazer essa atividade, pedem aos pais para inverter os papéis, assumindo elas a tarefa de reproduzir os sons e ficando a cargo dos pais dizer a seqüência. Esse exercício também trabalha a memória auditiva delas, uma vez que terão de guardar os sons na memória para depois conferir se a resposta dos pais está correta.
3 – QUE SOM ESTÁ FALTANDO?
Material: Os mesmos da atividade anterior
COMO FUNCIONA:
Estando você e a criança sentados no chão, peça a ela para prestar bastante atenção aos sons que serão produzidos.
Apresente uma seqüência de três ou quatro sons dentre os listados na atividade anterior.
Repita a seqüência, omitindo um dos sons.
Peça à criança para identificar o som que está faltando na seqüência.
Aumente gradativamente o número de itens na seqüência quando verificar que a criança está respondendo com facilidade.
Exercitando a memória auditiva de curto prazo com freqüência, seu filho estará se preparando para ler e compreender textos no futuro. Por isso, tente fazer atividades como essas diariamente. Elas não lhe tomarão mais do que 15 minutos por dia.
Fonte: Blog Como educar seus filhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...