domingo, 9 de fevereiro de 2014

O PAPEL DOS EDUCADORES NA VISÃO DE RUBEM ALVES

O EDUCADOR

RUBEM ALVES


"O estudo da gramática não faz poetas.

O estudo da harmonia não faz compositores.

O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.

O estudo das "ciências da educação" não faz educadores.

Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem.

O que se pode fazer é ajudá-los a nascer.

Para isso eu falo e escrevo:

para que eles tenham coragem de nascer.

Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer

porque não existe coisa mais importante que educar.

Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver:

aprende a pensar e a resolver problemas práticos da vida.

Pela educação ele se torna mais sensível e mais

rico interiormente,

o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz

e mais capaz de conviver com os outros.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

OS NÚMEROS NAS FÉRIAS

Mostre aos alunos que a Matemática está ao nosso redor: nas receitas de culinária, nas viagens, nos cartazes e até na lanchonete

Fazendo gelatina

Objetivos:
* Identificar a unidade de medida adequada para cada ocasião
* Trabalhar com unidades de medida de capacidade
* Desenvolver a noção de proporcionalidade
* Converter medidas em mililitro para litro

Faixa Etária:
4º ano

Materiais:
★ Gelatinas

★ Água
★ Panela
★ Taças para servir

1. Reúna os alunos em grupos de três e distribua os materiais necessários.
2. Em seguida, oriente-os na preparação da gelatina. Com os ingredientes em mãos, realize a preparação da gelatina como descrito no verso das caixas:
* Despeje o conteúdo do pacote em um recipiente contendo 250 ml de água fervente.
* Mexa bem até dissolver o conteúdo do pacote por completo.
* Adicione mais 250 ml de água fria ou gelada.
* Despeje a gelatina em um recipiente e leve à geladeira até endurecer.
3. Após as crianças terminarem de preparar a gelatina, faça as seguintes perguntas: quantos mililitros de água são necessários para preparar uma caixa de gelatina? Quantos mililitros de água serão necessários para preparar três caixas de gelatina? Utilizando 2 copos (500 ml) de água, quantas caixas de gelatina seria possível preparar? 


Interpretando cardápios em uma lanchonete

Objetivos:* Trabalhar operações com números decimais
* Trabalhar com possibilidades
* Desenvolver a noção de proporcionalidade
* Trabalhar operações de sistema monetário

Faixa Etária: 5º ano

Materiais:
★ Lápis
★ Folhas de caderno 


1. Reúna os alunos em grupos de três.
2. Em seguida, apresente a eles um cardápio semelhante ao sugerido abaixo:
3. Depois, de acordo com o cardápio, peça a eles que simulem uma situação e anotem em uma folha de papel três exemplos de pedidos que poderiam ser feitos nessa lanchonete. Veja um exemplo:
3. Após as crianças terminarem de anotar os pedidos, faça perguntas como estas:
* Quantos reais cada pedido custou?
* Quantas são as possibilidades de um cliente, nesta lanchonete, escolher um lanche e uma bebida?
* Supondo que a mesa que fez o pedido 1 pagasse com uma cédula de R$ 50,00, quantos reais iria receber de troco? 

Dica esperta!
Você pode transformar esse mapa em um jogo de tabuleiro fazendo regras próprias, ou pode também fazer uma simulação com a turma, como se estivessem fugindo do fogo e procurando as saídas já encontradas, para sentirem as dificuldades reais do espaço planejado.


SONS QUE ENSINAM: ENTRE NO MUNDO DA MÚSICA

Insira a Educação Musical na vida escolar dos seus alunos e se surpreenda com os resultados:


Alteração rítmica

Faixa etária: de 3 a 5 anos 

1. Solicite que as crianças acompanhem o ritmo da música com palmas.
2. Em alguns momentos, alterne a música cantando mais rápido e/ou mais devagar, e a criança deve acompanhar essa mudança com as palmas.
3. Pode-se também utilizar materiais como chocalho, tambor, triângulo e fazer pausas durante uma música. Em cada pausa, um instrumento deve continuar mantendo o ritmo da música. 


Dica esperta!

Brincar de roda é uma forma divertida de fazer a criança cantar, apurar a afinação, a percepção rítmica e melódica.


Formando uma orquestra

Faixa etária: 6 anos

1. A ideia é ensinar quais são os instrumentos que compõem uma orquestra (cordas, sopro, percussão etc).
2. Apresentar um vídeo com música orquestral e, então, trabalhar com eles a identificação dos diferentes sons produzidos pelos instrumentos. Qual instrumento se sobressai mais em trechos específicos? Com essas observações é possível trabalhar a discriminação auditiva de sons.
3. É importante que, na escolha de atividades que envolva a música, o professor a diversifique a fim de atingir as várias possibilidades que a música oferece para o desenvolvimento cognitivo da criança. 


Você sabia? 
Para o exercício da regência, atividade do maestro, existem gestos convencionais que precisam ser dominados. Eles foram estabelecidos ao longo da história e permitem um tipo específico de comunicação compreensível por todos que participam do grupo. Existem gestos pessoais que caracterizam o estilo de cada regente, mas algumas convenções, até internacionais, são importantes para que a comunicação se estabeleça de forma homogênea entre grupos distintos. 



Que som é esse?

Objetivo: Desenvolver a percepção do timbre.

Faixa etária: 6 anos 

1. Guarde em uma caixa objetos com sons diferentes: sininhos, chocalhos, apitos de pássaros, reco-reco, latas, flauta.
2. Primeiro, deixe a turma olhar e experimentar.
3. Em um segundo momento, cubra os olhos das crianças e faça você o som, para que elas tentem descobrir o objeto.




Garrafas musicais

Objetivos:
★ Entender as diferenças entre agudo e grave.
★ Observar o funcionamento de uma orquestra e o papel de um maestro.
★ Perceber o tempo de um som.
★ Produzir sons de materiais diversos.

Faixa etária: 6 anos

1. Pegue diversas garrafas PETs pequenas e encha-as com água. Divida alguns grupos, do mais grave ao mais agudo, em cada canto da sala. O que vai deixar o som mais grave será a quantidade de água na garrafa.
2. Peça para as crianças assoprarem na ponta da garrafa, de forma que o assopro chegue até a água fazendo um som.
3. Tente montar na sala uma orquestra com as garrafas. A professora será o maestro apontando para a turma que deverá tocar e quantas vezes. As crianças deverão se atentar às mãos da professora. Gestos mais rápidos um assopro rápido, gestos mais lentos, assopros mais lentos, com um som mais demorado. 


Você sabia? 
A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.



O som da escola

Objetivos:
★ Perceber e distinguir os diversos sons do ambiente.
★ Conseguir transmitir visualmente o som.

1. Convide todos a fechar os olhos e escutar.
2. Depois, converse sobre o que ouviram. Sons naturais (canto dos pássaros, latido de cães, vozes, vento, chuva) ou produzidos por máquinas e instrumentos musicais.
3. Passeie com as crianças pela escola para que elas observem os sons do cotidiano nos diferentes ambientes, como pátio, cozinha, corredores.
4. Peça para que façam um mapa da escola, por meio de desenhos que demonstrem as suas observações devido ao estímulo auditivo. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES SOBRE MEDIDAS DE CAPACIDADE



MULTIPLICAÇÃO COM LADRILHOS




A BELA E A FERA

Sugestões de atividades para serem trabalhadas com a história e/ou filme "A Bela e a Fera".















QUE COMECE O ANO LETIVO!

Objetivos:
★ Propiciar um momento de maior descontração e interação entre as crianças, seus novos colegas e professora, por meio do lúdico;
★ Trabalhar o sentimento de insegurança;
★ Recepcionar os pequenos nos primeiros dias de aula;
★ Adaptar os alunos ao ambiente escolar;
★ Planejar a volta às aulas.


Primeiro momento:


Chuvinha de papéis

Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!

Dica esperta!
Nos primeiros dias de aula é interessante que os pais permaneçam na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança. 



Segundo momento:

Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis. Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.

Receber com carinho 

É importante que o professor e a escola demonstrem para pais e alunos que eles preparam com carinho a escola e a sala para recebê-los. E o que é possível fazer? Que tal deixar a sala de aula bem bonita para os pequenos e quem sabe preparar um pequeno presente que será bem útil durante o período escolar? Veja como fazer um estojo para guardar canetinhas, lápis de cor, giz de cera etc. 

Estojo de E.V.A.
Materiais:
★ E.V.A. estampado
★ E.V.A. liso
★ Furador
★ Tesoura
★ Velcro
★ Cola para E.V.A.


Como fazer:
1. Cortar os E.V.As conforme o molde.
2. Vincar nos lugares das dobras.
3. Com o furador fazer os furos nas laterais.
4. Passar o E.V.A. estampado pelos furos.
5. Colar o E.V.A. estampado.
6. Colar o velcro na tampa e no estojo.



Dica esperta!
A escola também pode promover nas primeiras duas semanas de aulas atividades diferentes que atraiam as crianças pela escola. Que tal contratar palhaços para fazerem apresentações aos pequenos? E por que não fazer uma seção de cinema com um filme divertido e dar saquinhos de pipoca para eles? 


Você sabia?
A intervenção amistosa e segura de uma professora bem preparada costuma atenuar o impacto da separação, quando a criança agora tem de frequentar a escola. Isso ameniza as expectativas negativas desta vivência, na medida em que ela vai conversando com os pais e com a criança, esclarecendo dúvidas e transmitindo carinho e amizade à criança. 


LIVRETO: COPA DO MUNDO 2014

Já em ritmo de Copa do Mundo 2014, que acontecerá no Brasil, aqui fica a super sugestão de um livreto, retirado do blog "A arte de ensinar e aprender" da Liliane Monteiro: