quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

OS NÚMEROS NAS FÉRIAS

Mostre aos alunos que a Matemática está ao nosso redor: nas receitas de culinária, nas viagens, nos cartazes e até na lanchonete

Fazendo gelatina

Objetivos:
* Identificar a unidade de medida adequada para cada ocasião
* Trabalhar com unidades de medida de capacidade
* Desenvolver a noção de proporcionalidade
* Converter medidas em mililitro para litro

Faixa Etária:
4º ano

Materiais:
★ Gelatinas

★ Água
★ Panela
★ Taças para servir

1. Reúna os alunos em grupos de três e distribua os materiais necessários.
2. Em seguida, oriente-os na preparação da gelatina. Com os ingredientes em mãos, realize a preparação da gelatina como descrito no verso das caixas:
* Despeje o conteúdo do pacote em um recipiente contendo 250 ml de água fervente.
* Mexa bem até dissolver o conteúdo do pacote por completo.
* Adicione mais 250 ml de água fria ou gelada.
* Despeje a gelatina em um recipiente e leve à geladeira até endurecer.
3. Após as crianças terminarem de preparar a gelatina, faça as seguintes perguntas: quantos mililitros de água são necessários para preparar uma caixa de gelatina? Quantos mililitros de água serão necessários para preparar três caixas de gelatina? Utilizando 2 copos (500 ml) de água, quantas caixas de gelatina seria possível preparar? 


Interpretando cardápios em uma lanchonete

Objetivos:* Trabalhar operações com números decimais
* Trabalhar com possibilidades
* Desenvolver a noção de proporcionalidade
* Trabalhar operações de sistema monetário

Faixa Etária: 5º ano

Materiais:
★ Lápis
★ Folhas de caderno 


1. Reúna os alunos em grupos de três.
2. Em seguida, apresente a eles um cardápio semelhante ao sugerido abaixo:
3. Depois, de acordo com o cardápio, peça a eles que simulem uma situação e anotem em uma folha de papel três exemplos de pedidos que poderiam ser feitos nessa lanchonete. Veja um exemplo:
3. Após as crianças terminarem de anotar os pedidos, faça perguntas como estas:
* Quantos reais cada pedido custou?
* Quantas são as possibilidades de um cliente, nesta lanchonete, escolher um lanche e uma bebida?
* Supondo que a mesa que fez o pedido 1 pagasse com uma cédula de R$ 50,00, quantos reais iria receber de troco? 

Dica esperta!
Você pode transformar esse mapa em um jogo de tabuleiro fazendo regras próprias, ou pode também fazer uma simulação com a turma, como se estivessem fugindo do fogo e procurando as saídas já encontradas, para sentirem as dificuldades reais do espaço planejado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...