sexta-feira, 8 de março de 2013

ATIVIDADES PARA O DIA DA MULHER







Dia Internacional da Mulher Mini-projeto: Profissão das mulheres
Para Educação Infantil
Fonte: Jogos e Brincadeiras
• Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pelamamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc. • 
Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.
Mural: Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.

Lembrancinhas para o Dia da Mulher




DIA INTERNACIONAL DA MULHER






quinta-feira, 7 de março de 2013

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS

A escola dos meus sonhos não é nenhuma entidade imaginária, abstrata, idealizada, mas existe na real, é profundamente humana, onde acontece o milagre diário de reverência à vida, de descoberta da beleza adormecida em cada ser humano e encanto da aprendizagem.

A escola dos meus sonhos é aquela que eu frequentei nos idos da graça dos anos cinquenta e onde comecei a lecionar e tive a honra de ser diretor. O ser humano estava em primeiro lugar, e isto gerava respeito recíproco entre professor e aluno, com a definição clara de que toda a atividade estava embasada nos valores fundamentais da humanidade.

A escola dos meus sonhos ainda existe, porque pessoas apaixonadas ainda se empenham pela utopia de preservar o espaço escolar como lugar de viver as mais belas experiências de vida, fazendo de cada aula momento de magia e paixão pelo aprender e ensinar.

A escola dos meus sonhos se concretiza toda vez que o brilho do olho do professor reflete a paixão pelo que faz, e supera a mais avançada tecnologia de que se possa dispor, porque vai se alojar na memória do coração do aluno, e lá fica para sempre como sinal de amor sublime entre ensinante e aprendente.

A escola dos meus sonhos é aquela em que a aula não acaba quando se vai para casa, porque as lições da professora se alojam no coração da criança, e o seu exemplo acaba sendo referência para toda a vida.

A escola dos meus sonhos é aquela aonde se quer voltar no dia seguinte, porque lá se tem espaço para viver plenamente todas as emoções da vida, em companhia dos colegas, todos desejosos de aprender e crescer, não numa disputa desenfreada de vencer o outro, mas superar os próprios limites.

A escola dos meus sonhos é possível, desde que não nos tornemos reféns de rankings e que o estudo seja resultado natural da curiosidade e paixão pelo aprender.

Por: Osvino Toillier

Fonte: Site Mundo Jovem

domingo, 3 de março de 2013

AMIZADES ESCOLARES SÃO IMPORTANTES!

Se fizermos uma pesquisa com os alunos que estão retornando às aulas sobre o que os motiva na escola ou aquilo de que mais sentem falta durante as férias, a maioria destacaria o reencontro com os amigos. “É o tempo da formação dos laços afetivos. Se mais tarde houver mudança de turma, esta poderá ser encarada com menor pesar em função dos vínculos já construídos”, explica a psicóloga Maria Silvia.

Segundo a psicopedagoga Sonia Kuster, importantes amizades são criadas em grupos que permanecem juntos por um bom tempo e podem ser fortalecidas pelas famílias que se dispuserem a proporcionar encontros entre as crianças fora do ambiente escolar. A empresária Eleonora Araújo Gomes é um exemplo de que os relacionamentos estabelecidos na época de colégio são laços que perduram para além das salas de aula. “Tenho grandes amigas que fiz nos tempos de colégio. Hoje cada uma está morando em um lugar, mas nunca perdemos o vínculo. Sempre que nos encontramos é uma festa!”, lembra a empresária.

Por outro lado, é muito comum, principalmente na adolescência, a exclusão de alguns alunos ou a formação das famosas “panelinhas”. Segundo a psicóloga, é importante a instituição estar atenta à necessidade de mudar de turma alunos com dificuldade de vinculação ou à existência de turmas quase homogêneas com grande parte dos alunos do mesmo sexo, por exemplo. “A escola precisa saber ponderar as separações, e isso deve acontecer quando há lideranças negativas e/ou grupos que não estejam favorecendo o andamento saudável das aulas”, finaliza a psicóloga.

Fonte: http://www.educacional.com.br

QUANDO MEU FILHO VAI LER?

     Uma das grandes preocupações que atormentam muitos pais é referente à alfabetização de seus filhos. A tradicional pergunta “Quando meu filho vai ler?” normalmente vem carregada de muita expectativa que, mesmo sem querer, acaba sendo repassada à criança. “A alfabetização é uma conquista importante na vida de um indivíduo e deve ser tratada de maneira natural. O excesso de estimulação na identificação das letras pode atrapalhar o processo de alfabetização, pois a criança percebe a ansiedade dos pais para que ela leia e cria mecanismos de fuga”, afirma a psicopedagoga e mestre em Educação, Sonia Kuster.

     A pressa e a ansiedade dos pais no processo de alfabetização pode gerar futuros problemas de aprendizagem. A psicóloga Maria Silvia Todeschi de Sousa reforça a importância da maturidade de cada criança nessa fase. “É fundamental que os pais respeitem o fato de que muitos alunos aos 5 ou 6 anos de idade ainda não estão com a maturação neurológica pronta para aprender a ler e a escrever e isso não significa que haja algum comprometimento cognitivo”, ressalta a psicóloga.

Fonte: http://www.educacional.com.br

ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PARA 1º E 2º ANO








MODELOS DE MENSAGEM PARA À VOLTA AS AULAS










MÚSICA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL


AUTO-ESTIMA CONSTRUÍDA COM AUXÍLIO DOS PAIS


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CONTANDO VELHAS NOVIDADES ...

Queridos seguidores, amigos e visitantes, hoje vendo meu blog, percebi que nunca fiz aqui um comunicado que já está com um ano de atraso. Então, em tempo:

Em 10 de fevereiro de 2012 fui nomeada ao cargo de Analista Ambiental na Prefeitura Municipal de Santiago-RS, na qual desempenho a função de bióloga, atuando em atividades de Licenciamento Ambiental, Arborização Urbana e Educação Ambiental, com carga horária de 40h/semanais.

Desde então, remanejei minhas 20 horas/semanais de nomeação como professora estadual para o turno da noite, atuando nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Médio. 

Portanto, abandonei minha grande paixão: a alfabetização. Um ano depois, ainda sinto muita saudades dos pequenos e da escola na qual lecionava. Mas fiz uma escolha para o melhor e exercer minha profissão de bióloga era um sonho antigo.

Sou muito feliz e realizada!

Pensei em encerrar este blog, mas neste espaço posso ainda manter contato com o "mundo encantado das séries iniciais", especialmente a alfabetização. Optei em manter o blog e continuar partilhando os materiais e sugestões que  reuni ao longo de quase 10 anos como alfabetizadora. E sempre que posso, pesquiso coisas novas para partilhar. 

O blog ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA é hoje um cantinho muito especial para mim, porque aqui posso deixar acessa uma parte do meu coração, mesmo que nunca mais eu vá exercê-la: "a paixão por alfabetizar".