Como sugestão, pode ser trabalhada a história infantil "O dia em que um Monstro veio à escola" para introduzir o tema e construir com as crianças as regras de convivência da turma.
A história também pode ser contada através destas imagens e texto adaptados por Iara M. Medeiros:
OUTRAS SUGESTÕES
- Incrementando ainda mais as aulas, poderá ser entregue um cartão de boas-vindas para cada criança, conforme o modelo ou adaptá-lo e criar crachás de mesa com os mesmos, utilizando papel color-set colorido, folha sulfite branca e olhos adesivos:
- Como lembrancinha de boas-vindas, presentear as crianças com uma garrafinha de água personalizada, adesivada com a temática e o nome de cada um:
- A "boca-do-monstro" pode ser um recurso com diversas finalidades, tais como guardar os crachás das crianças (que deverão retirar de dentro da boca do monstro um crachá e identificar a qual colega pertence), retirar letras ou imagens, acertar com uma bola dentro da boca do monstro (atividade psicomotora), entre outras:
- E aqui diversos moldes para confecção dos monstrinhos (em feltro ou EVA), com os monstrinhos confeccionados inúmeras são as possibilidades: produção de teatro com fantoches, organização de uma festa temática, aula de arte, etc...
- Na sequência destas atividades, poderá ser realizada a Técnica dos Monstrinhos do Silêncio, explorando a calma, concentração, atenção, harmonia no ambiente de sala de aula.
- Na primeira reunião com os Pais, aplicar a seguinte dinâmica:
Receita do Monstrinho
O organizador pedirá que todos os pais desenhem um monstrinho conforme as seguintes coordenadas:
-Uma cabeça redonda e grande;
-Um corpo coberto de pelos;
-Braços compridos com mãos pequenas e garras afiadas;
-Pernas curtas;
-Pés grandes e arredondados;
-Olhos no meio da testa;
-Orelhas pontiagudas;
-Nariz com narinas quadradas;
-Boca grande e dentes falhados.
Terminado o desenho, ele pedirá para os participantes mostrarem seus desenhos e fará as seguintes perguntas para reflexão:
- Os monstrinhos ficaram iguais?
- Por que não ficaram iguais se a professora falou a mesma coisa para todos?
Em seguida o organizador deve explicar que o que aconteceu, acontece também em sala de aula. As orientações são dadas a todas as crianças, cada qual entende do seu jeito, tanto nas questões do dia a dia, como também nas aprendizagens. Cada criança tem seu ritmo e compreensão do mundo.
A família e a escola trabalhando as mesmas orientações, certamente a criança terá mais condições de se tornar mais segura do que faz e pensa.
Feitas as indicações da atividade, os pais deverão perceber que cada criança tem suas especificidades, seu tempo e sua maneira de aprender.
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