A volta às aulas está chegando, não é? Em poucos dias, os professores reassumirão seu tão importante papel nas salas de aula de todo o país. Esperamos que seu descanso tenha sido suficiente para recarregar suas energias, além de lhe inspirar para um novo começo.
Como bem sabemos, todo início é complexo, importante e delicado. Pensar e preparar bem os primeiros passos da Volta às aulas pode trazer para você, professor, mais tranquilidade e melhores resultados nas aprendizagens de seus alunos. Veja essas dicas que ajudarão seu início de ano letivo ser um sucesso:
1. Organize uma rotina para a sua turma
Estudo e aluno necessitam de rotina. Nesta volta às aulas, saber o que vai acontecer em cada momento ajuda tanto o docente a se organizar melhor quanto o aluno a entender o que está se passando e, consequentemente, colaborar para que o objetivo das atividades seja alcançado. Lembre-se: os estudantes são nossos parceiros. Divida as responsabilidades do processo de ensino-aprendizagem com eles.
Tendo a flexibilidade que todo bom planejamento pedagógico deve conter, destine um tempo para a correção das atividades de casa; escrita e leitura da agenda do dia; leitura/apresentação/explanação/revisão de conteúdos e realização de tarefas (sejam elas de cunho mais prático, de fixação, etc).
2. Prepare avaliações diagnósticas
Toda volta às aulas tem suas particularidades. Você lidará com uma nova turma, novos alunos, novos colegas de trabalho, novos gestores, novas exigências e novos desafios. Busque lidar com mais um início de ciclo de modo positivo, tanto em termos de pensamento quanto de ações.
Inícios requerem conhecimento. Precisamos conhecer os novos sujeitos que farão parte de nossos esforços de trabalho. Saber a origem de nossos estudantes, como são suas famílias, o que gostam e não gostam de fazer, o que gostariam de aprender, o que sabem e o que não sabem, quais são suas dificuldades e quais são seus sonhos é fundamental para todo professor comprometido com seu papel pedagógico, político e social.
Para tanto, sugerimos que você prepare avaliações diagnósticas dos conteúdos das matérias que você ministrará, bem como propostas de produção textual. Fazer breves anotações sobre cada um dos alunos, em algum caderno ou agenda que utilize em seu trabalho, também fará diferença. Ao final do primeiro mês de aula, você poderá ter em mãos dados que vão lhe ajudar a direcionar suas intervenções.
3. Nesta volta às aulas, faça combinados com sua turma
Devemos conscientizar nossos alunos da importância de um ambiente escolar propício à aprendizagem
O objetivo maior da escola é direcionar os discentes em suas aprendizagens. Ensinamos para que os alunos aprendam. Só aprendemos se formos ativos e conscientes de que nossas ações são fundamentais para conhecermos e aplicarmos, efetivamente, algo em nossas vidas.
Os alunos precisam ser lembrados desse objetivo e da relevância de construirmos um ambiente propício à aprendizagem todos os dias. Repetimos: todos os dias. Por isso, é tão indispensável elaborar, juntos com os nossos novos estudantes, as normas de convivência de nossas turmas. O protagonismo dessa responsabilidade é de todos.
4. Escreva sobre suas aulas
Escrever suas expectativas, intervenções, resultados, sucessos e insucessos pode lhe ajudar a, desde a volta às aulas, estar mais por dentro do que deseja, faz, avança e necessita. Tenha o seu trabalho registrado e compartilhe seu material com seus pares e gestores. Conhecendo melhor os caminhos que você vem percorrendo, as chances de uma contribuição mais certeira são maiores.
Há vários modos de fazer relatos. Diários, relatórios e arquivos digitais são apenas alguns deles. O importante é que você se mantenha conectado aos objetivos de sua prática pedagógica.
5. Sempre tire, nesta volta às aulas, um tempinho para você. Dedique-se a outras atividades. Cuide do seu ser por completo.
Não é porque você voltou a trabalhar que deve se esquecer de todas as outras áreas da sua vida, não é? Por isso, trabalhe bem, mas busque determinar tempos, dentro da sua rotina, para se dedicar a outras atividades, especialmente as que vão melhorar a sua saúde (como exercício físico, conversa com os amigos, passeio com a família) e lhe dar prazer (ouvir música, assistir filmes, séries, ler, escrever, pintar, aprender algo novo e diferente, etc).
Como profissionais que estão à frente da educação formal, sabemos o quanto o desenvolvimento integral de cada discente deve ser priorizado. Em adultos produtivos, isso não é diferente. Todas as dimensões da nossa vida merecem atenção. Afinal, quem disse que estamos completos?
Fonte: Blog Professor Reflexivo
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