terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

PLANO DE AULA: O CARNAVAL NO BRASIL



Justificativa:

Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.


Objetivo geral:

Através deste projeto, levar a criança a: 
  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias. 

Objetivos Específicos: 
  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo; 
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características; 
  • Coletar dados sobre o carnaval no Brasil; 
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão; 
  • Desenvolver o gosto pela leitura; 
  • Trabalhar o raciocínio e a memória; 
  • Desenvolver a linguagem oral e a escrita; 
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas; 
  • Desenvolver a percepção e a coordenação motora; 
  • Estimular o ritmo; 
  • Despertar e educar a atenção e a observação; 
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão; 
  • Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador; 
  • Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas; 
  • Trabalhar com seqüência de numeração; 
  • Desenvolver a percepção usual do número; 
  • Trabalhar com psicomotricidade; 
  • Estabelecer regras para o jogo. 

Conteúdos: 
- O Carnaval; 
- Linguagem oral e escrita; 
- O fazer artístico; 
- Apreciação musical 
- Expressividade 
- Equilíbrio e coordenação; 
- Número e sistema de numeração 


Estratégias: 
- Música 
- Poemas; 
- Parlendas; 
- Painéis; 
- Pesquisa; 
- Dança, 
- Desenho; 
- Pintura; 
- Festa de carnaval; 
- Brincadeiras infantis; 
- Jogos diversos; 
- Ditado; 
- Recorte e colagem; 
- Carta enigmática 
- Literatura infantil; 
- Vídeos; 
- CDs; 
- Fantoches; 
- Máscaras; 
- Murais informativos; 
- Atividades explorando a escrita de letras e números. 


Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...