Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
- Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- Estimular o ritmo;
- Despertar e educar a atenção e a observação;
- Proporcionar liberdade de auto-expressão;
- Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
- Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
- Trabalhar com seqüência de numeração;
- Desenvolver a percepção usual do número;
- Trabalhar com psicomotricidade;
- Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:
- O Carnaval;
- Linguagem oral e escrita;
- O fazer artístico;
- Apreciação musical
- Expressividade
- Equilíbrio e coordenação;
- Número e sistema de numeração
Estratégias:
- Música
- Poemas;
- Parlendas;
- Painéis;
- Pesquisa;
- Dança,
- Desenho;
- Pintura;
- Festa de carnaval;
- Brincadeiras infantis;
- Jogos diversos;
- Ditado;
- Recorte e colagem;
- Carta enigmática
- Literatura infantil;
- Vídeos;
- CDs;
- Fantoches;
- Máscaras;
- Murais informativos;
- Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...