Público-alvo: Alunos de 1º
ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Tempo estimado: 1 semana
Objetivos:
·
Despertar
em cada criança a consciência ambiental para que tenham atitudes de preservação
e respeito com o meio ambiente.
·
Conhecer
a importância das árvores no ambiente urbano para que possam valorizá-las e
preservá-las.
Justificativa:
As árvores são verdadeiras
fábricas de saúde, devido aos inúmeros benefícios que oferecem sem elas a vida
nas cidades seria praticamente impossível. Sendo a escola um espaço de
construção de saberes e de desenvolvimento de habilidades e competências
necessárias à formação de um sujeito crítico, responsável, investigador e
interativo, pretende-se realizar esta sequência didática a fim de promover o
conhecimento e valorização das árvores e seus benefícios, bem como a reflexão e
mudança de atitudes frente ao meio ambiente.
Conteúdos:
·
Meio
Ambiente – árvores
·
A serem
definidos pelo professor...
Ações Didáticas:
·
Apresentação
do texto “O menino e a árvore” de S. Silverstein, traduzido por Fernando
Sabino; explorando as ideias principais através de questionamentos orais e
escritos.
·
Produção
de texto sobre a importância das árvores.
·
Passeio
ecológico de observação das árvores existentes no entorno da escola.
·
Passeio
ecológico ao Horto Florestal ou Viveiro para conhecer o processo de produção de
mudas de árvores.
·
Plantio
de mudas de árvores.
·
Elaboração
de croqui com a localização e nome das árvores existentes na escola.
·
Confecção
de uma árvore em EVA para exploração das partes de uma planta superior
completa.
·
Exploração
de partes das plantas: frutos, folhas, galhos.
·
Elaboração
de panfleto sobre a importância das árvores e preservação.
·
Atividades
de pintura, recorte e colagem.
·
Pesquisa
no laboratório de informática sobre curiosidades das árvores e espécies
nativas.
·
Elaboração
de um painel com as curiosidades pesquisadas.
·
Diálogo
e discussão sobre desmatamento.
·
Teatro
“A Árvore e seus amigos”.
Avaliação:
Será
avaliada a participação, envolvimento, criatividade dos alunos individual e
coletivamente durante a realização das atividades.
Desenvolvimento das
atividades propostas:
Apresentação do texto “O menino
e a árvore” de S. Silverstein, traduzido por Fernando Sabino; explorando as
ideias principais através de questionamentos orais e escritos.
·
O
texto está disponível em:
·
O
texto poderá ser apresentado em forma de cartaz, para exploração oral, na qual
pode-se utilizar uma metodologia de leitura mais dinâmica e diversificada
(leitura coletiva, leitura por grupos através de fichas distribuídas com
imagens de espécies diferentes de árvores ou partes de uma planta), destacar
palavras-chaves no texto, procurar palavras com determinadas dificuldades
ortográficas.
·
Junto
ao texto, poderá haver a imagem de uma árvore para que coletivamente os alunos
enfeitem, utilizando folhas coletadas, galhos, pintura.
Produção de texto sobre a importância das árvores.
Para
esta atividade poderão ser utilizados slides, em Power Point ou outro programa,
com as utilidades das árvores para que sejam discutidos pela turma. Ou por meio
de pesquisa solicitada como tarefa (tema de casa). Dessa forma, os alunos
iniciam a compreender que um texto com argumentos precisa ter embasamento, só
se escreve bem sobre aquilo do qual se tem conhecimento.
Passeio ecológico de observação das árvores existentes no entorno da escola.
O
passeio de observação pode ser feito dentro do próprio pátio da escola, caso
este seja bem arborizado. Caso seja possível, convidar um biólogo, engenheiro
florestal ou agrônomo para junto aos alunos realizar a identificação das
espécies encontradas. A partir disso, elaborar um croqui do pátio da escola com
a localização das árvores e seus nomes comuns; também poderão ser
confeccionadas plaquinhas de identificação para as árvores. E ainda, uma
pesquisa sobre as espécies encontradas: curiosidades, uso medicinal, uso da
madeira, frutos, aves que apreciam os frutos, longevidade média.
Passeio ecológico ao Horto Florestal ou Viveiro para conhecer o processo de produção de mudas de árvores.
Visitar
um viveiro onde sejam produzidas mudas de árvores, a fim de conhecer o sistema
de produção, desde a semeadura até a muda pronta para o plantio. Registrar
fotograficamente o passeio para confeccionar um pôster com as imagens e relatos
dos alunos. Se possível, solicitar a doação ou comprar uma(s) muda(s) de
árvore(s) para ser (em) plantada(s) pelos alunos na escola ou outra área.
Confecção de uma árvore em EVA para exploração das partes de uma planta superior completa.
A
professora poderá confeccionar a árvore e levá-la para que os alunos montem,
explorando cada uma das partes e suas funções: raiz, caule (tronco), folhas,
flores, frutos e sementes. Utilizar ainda como registro escrito alguma
atividade xerocada sobre as partes da planta (existem diversas disponíveis na internet).
Ainda
explorando as partes da planta, seria válido levar diferentes tipos de
sementes, folhas e frutos para os alunos explorarem.
Elaboração de panfleto sobre a importância das árvores e preservação.
Através
de recortes e colagens, cada aluno elabora um panfleto sobre a importância das
árvores e preservação das mesmas, após entregá-los na vizinhança da escola.
Pesquisa no laboratório de informática sobre curiosidades das árvores e espécies nativas.
Realizar
uma pesquisa na internet sobre curiosidades das árvores, espécies da região,
desmatamento. Discutir em sala de aula sobre tudo que foi descoberto na
pesquisa e após montar um painel.
Teatro “A Árvore e seus amigos”.
Para
finalizar, apresentar para colegas de outras turmas um teatro, aproveitando o
espaço escolhido para expor todos os trabalhos realizados sobre o tema.
A Árvore e seus amiguinhos
As
crianças formam três grupos no palco.
GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores
As
crianças do grupo B caracterizadas
de passarinho, com máscaras com bicos e asas de papel crepom (aprenda a fazer
aqui). As crianças do grupo C
caracterizadas de flores com toucas, com pétalas, blusinha e saias em papel
crepom ou tule (tem dicas pra fazer aqui). Uma menina representa a árvore.
Quando os coleguinhas formam os grupinhos, ela já deve estar lá, ao centro bem
quietinha. Ela observa em torno de si e logo exclama:
- Como
está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
As
crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bom
dia, Senhora Árvore! Bom dia!
A
árvore responde:
- Bom
dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO
A
Somos
muitas crianças;
Tua
sombra viemos procurar.
E
também os teus frutinhos
Queremos
experimentar.
O teu
cantinho é gostoso,
Teu ar
puro é proteção.
O teu
fruto delicioso
É doce
alimentação.
A
árvore se dirige aos passarinhos:
-
Vocês aí, quem são?
O
GRUPO B
Somos
os passarinhos,
Em ti
faremos nossos ninhos.
Aqui
viveremos contentes
A
cantar pra toda gente.
O
GRUPO C
Somos
as flores.
Que a
Primavera traz em profusão.
Flores
que nascem da terra.
E
flores que jogas no chão.
Nós nos
misturamos assim,
Numa
alegria de cores.
E fica
todo o teu jardim,
Enfeitadinho
de flores.
A
árvore exclama contente:
-
Estou contente! Tenho muitos amiguinhos no meu jardim.
Para
terminar, a árvore e seus amiguinhos cantam:
(Música:
Pirulito que Bate Bate)
Passarinho
a saltitar,
Cantando
alegre assim.
Flores
a enfeitar
Para
sempre o meu jardim!
Primavera
aqui sentimos,
Tantas
flores nunca vimos. {bis
Borboletas
a voar,
O sol
brilhando enfim.
Flores
a enfeitar,
Como é
lindo o meu jardim.
Fonte:
Brincando no Palco
Adorei este roteiro, o conteúdo, a didática e principalmente a consciência da docente, da qual nos apercebemos pelo dístico de Mandela, pela distribuição e diversidade das tarefas, pela dinâmica da aula. Parabéns, professora Daniela, gostaria pudéssemos ter trabalhado juntas.
ResponderExcluirSuely, me sinto honrada e grata pelas tuas palavras. Obrigada!!!!
ExcluirNossa amei...👏👏👏👏
ResponderExcluirNossa amei...👏👏👏👏
ResponderExcluirNossa amei palavra muito gratificante
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei ja estou adaptando para trabalhar com meus alunos
ResponderExcluirVc está de parabéns,gostei muito da sua forma de desenvolver a aula dinâmica e bastante proveitosa..
ResponderExcluirMto maravilhosa essa sequência, amei!❤❤
ResponderExcluirGostaria de saber como faz as máscaras
ResponderExcluir