Atividade 1 – Criando e recriando
com palavras
- Levantar com os/as educandos/as uma
listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários
sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos
mesmos;
- Apresentar o quadro abaixo e propor o
preenchimento com palavras, em grande grupo:
(preencher com palavras
associadas à:
Problemas
ambientais
|
Local
|
Animais
|
Plantas
|
Personagens
“heróicos” de algum conto ou lenda
|
Personagens
“vilões” de algum conto ou lenda
|
Elementos
de cenário
|
Ex:Poluição;
... |
Cidade;
... |
Rato;
... |
Flores;
... |
Fada;
... |
Bruxa;
... |
Castelo;
... |
Obs. Esta atividade foi realizada
no quadro “negro”, podendo ser em um painel de papel pardo.
- Depois de preenchido o quadro, dividir
o grande grupo em pequenos grupos de no máximo 5 participantes e propor
elaboração uma história utilizando 2
a 3 palavras de cada quadro. Tempo estimado para a
atividade: 20 minutos, com tolerância...
- Concluída a história, trocar as
histórias entre os grupos;
- Cada grupo deverá representar a
história, utilizando materiais que estão à disposição (sucata em geral) –
tempo: 15 minutos;
- Para fechamento, pedir que cada um
relate o que foi trabalhado na atividade desenvolvida e o que sentiu em relação
a ela.
Atividade
2 – Discutindo sobre resíduos
- Formação de um grande grupo em
círculo;
- Exposição de lixo seco no meio do
grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o
mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas
PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).
- A sala já deverá estar previamente
preparada como descrito anteriormente;
- Inicia-se a aula com um texto
reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia,
artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música
para o fundo da leitura.
- Propor a observação do lixo que
está à frente, no centro do grupo;
- Cada participante é convidado a
escolher um dos elementos do lixo;
- Distribuição em grupos de
acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas,
etc...
- Levantar as seguintes questões
para análise em grupo:
- Tempo de
decomposição;
- Impacto
causado pela produção da embalagem;
- Análise
do rótulo da embalagem;
- Qual o
slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual
seria a opção para a reutilização do material.
- Apresentação das análises ao
grande grupo.
Atividade 3 - Confecção de
cartões com sucata:
- Apresentar diversos tipos de
lixo de papel e papelão: revistas, jornais, caixas de embalagens, caixas de
papelão...
- Cada participante escolhe
materiais para elaborar um cartão ambiental utilizando técnicas sugeridas
pelo/a professor/a:
- Dobradura;
- Recorte e
colagem;
- Rasgadura...
- Confecção do cartão
propriamente dita;
- Exposição e relato da confecção
do cartão ao grande grupo.
Atividade 4 - Confecção de
carimbos de cordão com restos de madeira
- Colocar à disposição dos/as
educandos/as os materiais necessários para a confecção dos carimbos: tocos de
madeira (que podem ser solicitados em madeireiras ou fábricas de molduras,
móveis) e cordão de algodão ou lã (o cordão é melhor).
- Apresentar alguns modelos
de carimbos com formatos variados (estrela, árvore, sol, lua, etc.).
- Confecção dos carimbos
propriamente ditos.
- Confecção de um painel em
grupos, utilizando os carimbos confeccionados.
Atividade 5 – Confecção de
máscaras com massa de papel
- Preparo da massa de papel para
modelar: liquidificar o papel picado – para cada três punhados de papel picado,
meio copo do liquidificador com água – bater e despejar em uma bacia e ir
fazendo até ter bastante polpa. Espremer o excesso de água e adicionar uma
colher de sopa de cola ou grude para cada “bolo” de massa de papel espremido e
ir colocando em uma bacia. Quando tiver massa suficiente, é só começar a
confeccionar a máscara.
- Para confeccionar a
máscara, fazer uma bola de papel jornal amassando várias folhas até formar uma
esfera de forma ovalada. Sobre esta esfera, confeccionar a máscara.
- Dias depois a máscara
estará seca e poderá ser pintada, de preferência com tinta plástica ou
acrílica.
- Pode ser sugerida a
confecção de potes, formas geométricas, além das máscaras, com os mesmos
procedimentos.
Atividade 6 – Confecção de
um minhocário
Materiais necessários para cada
minhocário: Uma garrafa pet de 2
litros e uma menor de água mineral brita ou pedrinhas,
terra, saco de lixo preto, minhocas.
Procedimentos: Corte a garrafa pet
tirando o bocal. No fundo da garrafa pet coloque brita (não há necessidade de
furar o fundo da pet). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com água e tampa)
dentro da garrafa pet. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Após
terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as
minhocas não são acostumadas com claridade. Não é necessário molhar, pois a
garrafinha com água fornece umidade para a terra, a não ser que seja uma região
de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns lixos
orgânicos sobre a terra para alimento das minhocas. Depois de dias, ao tirar o
saco de volta da garrafa poderemos observar os caminhos das minhocas bem
definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas.
Atividade 7 – Confecção de
mini-hortinhas com garrafas pet
Materiais necessários: garrafas
pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes.
Procedimentos: Deite a garrafa
pet e corte um dos lados da “barriga” da garrafa, sem atingir o fundo nem a
boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida,
plante as sementes ou as mudas e é só cultivar com cuidado. Como suporte podemos usar caixas de
ovos para que não fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes
suportes poderão ser substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que
escorre do excesso da água pelos furinhos da garrafa.
Atividade
8 – Planejamento da EA integrado para Educação Infantil
Exercício
de estudo para o/a professor/a
- Levantar a seguinte questão: Como
globalizar a Educação Ambiental aos conteúdos curriculares e às atividades
desenvolvidas rotineiramente na escola?
Para professores da Educação
Infantil poderemos apresentar alguns exemplos:
Exemplo 1: Quando trabalhamos o
tema TERRA, poderemos trabalhar noções de espaço, tamanho, cor, motricidade
fina em atividades práticas com argila ou desenhos, plantio, observação,
expressão oral, etc, realizando atividades que envolvam e desperte o interesse
da criança sobre o assunto trabalhado. É importante disponibilizar materiais
como livros e revistas para manuseio das crianças, onde podem encontrar
gravuras referentes ao tema em questão.
Exemplo 2: Quando trabalhamos o
tema NATUREZA poderemos realizar atividades que desenvolvam noções de tamanho,
forma, cor, espessura, sensibilidade - tato, olfato, visão, audição, paladar...
- Atividade: Com base nestes exemplos,
escolha um assunto e elabore um planejamento ou projeto para uma unidade de
estudo (dependendo a denominação referente em sua escola) a ser trabalhado num
período de uma a duas semanas, de forma a integralizar as diferentes áreas a
serem trabalhadas na Educação Infantil.
Atividade 9 - sugestões de
materiais didáticos gerais com sucata:
Confecção do professor:
- Fantoches
com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon,
pés de meias velhas. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os
materiais já citados para formar a cabeça do personagem. Utiliza-se retalhos de
tecido para o corpo dos fantoches.
- Fantoches
com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.
- Livros
com cartolina usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e
respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas,
raízes...), linhas e formas geométricas.
- Brinquedos
com caixas, garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos,
chocalhos, caixas enfeitadas.
- Cartazes
com cola (ou grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.
- Quebra-cabeças
com gravuras de jornais ou revista.
- Mini-hortinhas
com garrafas descartáveis.
- Minhocário
com garrafas descartáveis.
- Jogo
de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.
- Massinha
de modelar caseira.
- Maquetes de casas.
- Pincéis
com lã, corda, esponja, algodão, penas de galinha.
- Televisão
de caixa de papelão.
- Quadrinhos "negros"
para uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de eucatex com tinta
preta ou verde.
- Marionetes com a parte interna do rolo
de papel higiênico.
- Carimbos com madeira e cordão; e
móbiles com elementos naturais.
Atividade 10 – Atividade criadora - Confeccionar brinquedos com
sucata
Disponibilizar para os/as
educandos/as sucatas em geral (lixo seco limpo) bem como materiais básicos como
cola, tesoura, arame, cordão, etc., e deixa-los livres para criarem brinquedos
com sucata. Depois, realizar uma exposição.
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