terça-feira, 27 de maio de 2014

PROJETO "COPA DO MUNDO 2014"

Objetivos:
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas,comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
• Ressaltar a importância do nosso país em sediar a Copa.
• Ressaltar os prejuízos.

Formulação dos Problemas:
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que você achou de ter o Brasil com sede da Copa?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material:
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

Temas Transversais:

Ética e cidadania
Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre. Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural
Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós,brasileiros, herdamos. Trabalhar a cultura brasileira, seus povos, costumes...


Sensibilização:
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.


Biblioteca:
- Leitura do texto: Jogo de bola(Cecília Meireles).

O Jogo de Bola
A bela bola rola,
A bela bola do Raul.
Bola amarela, a da Arabela,
A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul,
A bola é mole, é mole e rola,
A bola é bela, é bela e pula,
É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,
A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!


- Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)

- Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.



Artes:
Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa.

Educação Física:
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.


Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.

Português:

 - O Hino Nacional

•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Música da Copa;
•Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
•Livros de literatura infantil;
•Entendimento e ilustração;
•Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
•Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase ao Brasil, já que estamos sediando-a mesma.
•Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;


Matemática:
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Os reservas da seleção (função)
•Agenda da copa
•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.


História e Geografia:
•História das Copas
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas de cada país. (usos e costumes)
•Localização no mapa da sede da Copa. Onde será realizados os jogos no Brasil?
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
•Retrospectiva das Copas


Ciências:
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
•O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos);
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
•Montar com as crianças um cardápio;
•Cuidados com os fogos e balões.


Conclusões:
•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
•Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...