A paz está entre tantas verdades
e comportamentos a serem ensinados às crianças. Os alunos aprendem sobre o tema
ao saberem distinguir entre o bem e o mal, ao exaltarem o valor da vida humana,
sua dignidade e direito, ao transformarem os valores da cultura da paz em
práticas concretas na vida cotidiana.
Objetivos:
- Favorecer uma consciência renovada de interdependência que une entre si todas as pessoas.
- Aderir aos princípios de liberdade, justiça, solidariedade e tolerância, buscando a compreensão entre todos.
- Oportunizar e dar exemplos as crianças para que sejam protagonistas no processo de fortalecimento e desenvolvimento de uma cultura de paz, passando a elas princípios e valores para a formação de seu caráter.
- Levar a criança a reconhecer que a paz tem que nascer dentro do coração de cada uma, ensinando-as a reconhecer seus direitos e os direitos dos demais, exaltando o valor da vida humana e sua dignidade.
- Educar a criança para a convivência pacifica, entendendo o sentido das normas de conduta e se comportando como bem estar dos demais.
- Praticar a não violência, repelindo-a em qualquer uma de suas formas (física, sexual, psicológica, econômica e social).
Para que a criança aprenda o conceito de paz, algumas atitudes devem ser tomadas dentro da escola e também em casa. Por isso, é importante ter a colaboração dos pais Em primeiro lugar, nunca devemos manter um clima de repressão e punição, mas uma convivência pacifica que implique que a criança entenda o sentido das normas e se comprometa com o bem- estar de todos.
ATITUDES DO PROFESSOR:
• Ensine a criança a agradecer a
tudo e a todos, mesmo as pessoas que nos colocam dificuldades e também aquelas
que nos dão oportunidades de sermos melhores.
• Oriente a criança a ser pacifica,
aprendendo a controlar os impulsos de violência, tendo um verdadeiro sentido de
justiça e fazendo-a entender que o homem que vive na violência se autodestrói.
• Oriente para que elas sejam
contra a violência, de todas as formas de ofensas entre as pessoas, por meio da
educação, do diálogo e da cooperação. Dessa forma, a não violência deve ser
prioridade na escola.
• Fale com os alunos da
importância de viverem harmonia e ter equilíbrio em todos os atos e ações que
praticarem na escola e em seus lares.
• Ajude as crianças a
desenvolverem a autoestima, Levando um sentimento bom sobre si mesmas.
• Procure eliminar as causas de
conflito na turma, transmitindo amor e respeito nos momentos de tensão e
desacordos.
• Converse com as crianças sobre
a importância do respeito ao próximo e do perdão, orientando-as a não quererem
as coisas só para si.
• Seja imparcial no julgamento,
tendo cautela no que dizer.
• Leve as crianças a não terem
preconceitos de racismo na sala de aula, ensinando-as que a educação não tem
cor.
DICAS DE ATIVIDADES:
A professora deverá convidar
todas as crianças para participarem das brincadeiras e dividirem seus
brinquedos com as outras, não deixando nenhuma sentir-se sozinha ou excluída
pelo grupo:
Artes: Crie painéis que demonstrem situações de paz, para serem
desenvolvidos pelas crianças O objetivo da atividade é incentivar os valores
humanos e as atitudes pautadas na cultura da paz.
Literatura: Estimule a fantasia e a criatividade oferecendo contos
ricos de sabedorias e respeito da paz Por exemplo, conte a e[as a história do
Pinóquio — por meio da qual se poderá mostrar a importância de dizer a verdade
em qualquer situação. O objetivo do conto é passar mensagem de carinho, amizade
e confiança Converse com os alunos sobre a bondade de Gepeto e sobre as lições
que o menino de madeira aprendeu ao seguir seu coração.
Ciências: Plante com as crianças uma sementinha e ensine a cuidar
dela, cultivando-a em uma horta própria da escola ou em um vaso na sala de aula
O objetivo é que busquem a paz na alimentação e o respeito no trato com a
terra, com os animais e natureza.
Música: Coloque CDs com músicas para incentivar uma cultura de paz
entre todos. Por exemplo: A Paz É a Gente que Faz (Xuxa — Criança Esperança.
2006); A Guerra dos Meninos (Roberto Carlos); Paz na Terra (Roberto Carlos);
Pensamentos (Roberto Carlos); Te Ofereço Paz (Valter Pini), Imagine (John
Lennon).
Hora do brinquedo: Questione com as crianças sobre “o que é um
brinquedo de paz”. Discuta sobre os brinquedos que são agressivos a elas, os
jogos violentos etc. Incentive-as a
substituir os brinquedos bélicos pelos educativos Aproveite a ocasião para conversar
sobre alguns programas de TV e desenhos que elas assistem, pedindo a elas que
retratem as situações de violência e as de paz Faça com elas um plano de
modificações de atitudes.
E nunca se esqueçam: as crianças não nascem prontas, precisam ser
ensinadas, treinadas e disciplinadas Lembrem-se que vocês são responsáveis
pelas suas crianças.
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