★ Trabalhar os contos infantis com alunos.
★ Usar novos cenários para a contação de histórias.
★ Estimular a imaginação e a criatividade.
★ Desenvolver a oralidade e a alfabetização.
Como proceder:
1. Conte a história de Os Três Porquinhos com um livro grande e colorido.
2. Peça para as crianças nomearem os nomes dos porquinhos.
3. Os alunos devem recontar a história da maneira deles.
4. Peça para que registrem a história em uma folha por meio de escrita espontânea, e com desenhos, tudo o que entenderam dela.
5. Após ter trabalhado a história por cerca de uma semana, conte a história novamente usando o recurso do “avental da imaginação".
6. Coloque um avental vermelho e, nele, escreva: “Era uma vez...”
7. Comece a história com um preâmbulo: A professora diz: "História, história, história.” Os alunos respondem: “Agora, agora, agora.” A professora questiona: "História, história, história?" Os alunos respondem: “Agora, agora, agora!”
9. Faça também a carinha dos três porquinhos com cartolina colorida e, depois, prenda a cabeça em um palito de churrasco.
10. Conforme conta a história, peça para que os alunos interajam fazendo imitações dos personagens: imitem o som do lobo batendo na porta, façam o sopro do lobo ou barulhos com os pés imitando os porquinhos correndo, e assim por diante.
11. Quando terminar a contação, permita que os alunos tenham contato com os personagens da história e deixe-os à vontade para imaginar e criar historinhas usando eles.
12. Depois de mais ou menos uma semana, comece a conversar com eles sobre a ideia de montar um teatro a respeito do conto Os Três Porquinhos.
13. Deixe-os ensaiar por duas semanas e faça uma apresentação para toda a escola.
OUTROS MODELOS DE AVENTAIS DA IMAGINAÇÃO QUE PODEM SER UTILIZADOS COM DIFERENTES HISTÓRIAS:
Sugestão: Faça o avental de feltro, enfeitando-o com alguns elementos comuns a várias histórias, como casinha, árvore, sol, flores; desse modo você poderá utilizá-lo em diversas histórias, bastando confeccionar os personagens de cada história. Podem ser colados com velcro ou fita adesiva...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...