Eixo Temático: Geografia e Ciências Naturais
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
De acordo com o PCN de Geografia para o 1º ciclo do ensino fundamental, este plano de aula tem por objetivos levar a criança a:
• Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
• Valorização de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais.
Conteúdos:
• Identificação das etapas de produção de alguns produtos.
• Propor formas de reaproveitamento de materiais.
Justificativa: Na sociedade atual, estamos em contato constante com diversos tipos de produtos, e muitas vezes não conhecemos a sua origem e o que foi necessário explorar da natureza para fazê-lo. O aluno poderá compreender melhor essa relação existente entre o ser humano e natureza por meio do caminho que um produto faz até chegar em nossas mãos.
Resumo das Atividades:
Objetivos:
De acordo com o PCN de Geografia para o 1º ciclo do ensino fundamental, este plano de aula tem por objetivos levar a criança a:
• Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
• Valorização de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais.
Conteúdos:
• Identificação das etapas de produção de alguns produtos.
• Propor formas de reaproveitamento de materiais.
Justificativa: Na sociedade atual, estamos em contato constante com diversos tipos de produtos, e muitas vezes não conhecemos a sua origem e o que foi necessário explorar da natureza para fazê-lo. O aluno poderá compreender melhor essa relação existente entre o ser humano e natureza por meio do caminho que um produto faz até chegar em nossas mãos.
Resumo das Atividades:
Inicie a aula mostrando aos alunos alguns produtos (alimentos e produtos industrializados) e pergunte a eles de onde eles vieram. Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto e construa com eles quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos (simplificado, perguntando de onde vem: da agricultura ou da indústria), o caminho que eles fazem até chegar ao consumidor (meios de transporte) e para onde eles vão depois de consumidos (no caso o lixo).
Ao final desta atividade, exponha os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.). Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho.
Avaliação: Verificar o envolvimento do aluno na elaboração dos materiais e se compreendeu o mecanismo que explica como os produtos chegam até a cidade e para onde vão depois do seu uso.
Produto(s): Quebra-cabeças com o caminho que alguns produtos fazem para chegar até o consumidor e cartazes de conscientização sobre o reaproveitamento destes produtos.
Matéria para o aluno: As pessoas e os lugares
Veja mais no Klickeducação
• De onde vêm os produtos?
• Para onde vai o lixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...