quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PLANO DE AULA: RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE


Eixo Temático:  Geografia e Ciências Naturais
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

De acordo com o PCN de Geografia para o 1º ciclo do ensino fundamental, este plano de aula tem por objetivos levar a criança a:
• Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;

• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;

• Valorização de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais.


Conteúdos:
• Identificação das etapas de produção de alguns produtos.
• Propor formas de reaproveitamento de materiais.


Justificativa: Na sociedade atual, estamos em contato constante com diversos tipos de produtos, e muitas vezes não conhecemos a sua origem e o que foi necessário explorar da natureza para fazê-lo. O aluno poderá compreender melhor essa relação existente entre o ser humano e natureza por meio do caminho que um produto faz até chegar em nossas mãos.


Resumo das Atividades: 

Inicie a aula mostrando aos alunos alguns produtos (alimentos e produtos industrializados) e pergunte a eles de onde eles vieram. Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto e construa com eles quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos (simplificado, perguntando de onde vem: da agricultura ou da indústria), o caminho que eles fazem até chegar ao consumidor (meios de transporte) e para onde eles vão depois de consumidos (no caso o lixo). 


Ao final desta atividade, exponha os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.). Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho. 


Avaliação:  Verificar o envolvimento do aluno na elaboração dos materiais e se compreendeu o mecanismo que explica como os produtos chegam até a cidade e para onde vão depois do seu uso. 


Produto(s): Quebra-cabeças com o caminho que alguns produtos fazem para chegar até o consumidor e cartazes de conscientização sobre o reaproveitamento destes produtos.

Matéria para o aluno: As pessoas e os lugares

Veja mais no Klickeducação
De onde vêm os produtos?
• Para onde vai o lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...