segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PLANO DE AULA: RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE

Áreas do Conhecimento: Geografia e Ciências Naturais

Ano: 2º Ano do Ensino Fundamental

Duração: 4 aulas

Objetivos:
• Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;

• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;

• Valorização de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais.

Conteúdos: 
• Identificação das etapas de produção de alguns produtos.
• Propor formas de reaproveitamento de materiais.

Justificativa: 
Na sociedade atual, estamos em contato constante com diversos tipos de produtos, e muitas vezes não conhecemos a sua origem e o que foi necessário explorar da natureza para fazê-lo. O aluno poderá compreender melhor essa relação existente entre o ser humano e natureza por meio do caminho que um produto faz até chegar em nossas mãos.

Resumo das Atividades: 
Inicie a aula mostrando aos alunos alguns produtos (alimentos e produtos industrializados) e pergunte a eles de onde eles vieram. Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto e construa com eles quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos (simplificado, perguntando de onde vem: da agricultura ou da indústria), o caminho que eles fazem até chegar ao consumidor (meios de transporte) e para onde eles vão depois de consumidos (no caso o lixo).

Ao final desta atividade, exponha os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.). Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho.

Avaliação: Verificar o envolvimento do aluno na elaboração dos materiais e se compreendeu o mecanismo que explica como os produtos chegam até a cidade e para onde vão depois do seu uso.

Produto(s): 
Quebra-cabeças com o caminho que alguns produtos fazem para chegar até o consumidor e cartazes de conscientização sobre o reaproveitamento destes produtos.


Fonte: klick Educação

2 comentários:

  1. Adorei seu plano de aula. Irei utiliza-lo nas minhas turmas de 2 ano do fundamental. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...