sábado, 21 de setembro de 2013

CIDADANIA EM TRÂNSITO

Durante a SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO  (18 A 25/09/13) aproveite para criar vivências lúdicas e reflexões com os alunos sobre o comportamento nas ruas.

Sugestões para Educação Infantil, mas podem ser adaptadas para outras turmas:


Objetivos:

  • Reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evitá-las.
  • Participar de rodas de conversa contribuindo com a discussão do tema.
  • Assumir papéis reproduzindo situações cotidianas.

1. IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS: A roda de conversa é importante para que a turma compartilhe conhecimentos. Saber quais os conhecimentos prévios dos alunos sobre  o tema é de grande valia para o desenvolvimento de uma proposta que vise estimular a ampliação dos saberes da turminha. De acordo com o que cada criança vivencia ao seu redor, as hipóteses se diferenciam, elas devem ser pontuadas e discutidas no decorrer das atividades.

2. DRAMATIZAÇÃO DO PERIGO: Explorando os movimentos corporais e a criatividade das crianças, há como criar representações de situações  de perigo no trânsito, com orientação e auxílio do professor. A partir delas, é possível levantar quais seriam as atitudes e ações dos cidadãos, conscientes de sua colaboração para manter um trânsito tranquilo.

3. REFLEXÃO A PARTIR DE FILMES: Utilizando o filme "O Galinho" proponha que os alunos reflitam sobre as seguintes questões: desembarque de passageiros, local de brincar, cores do semáforo, quando e onde atravessar, utilização do cinto de segurança, como proceder dentro de um meio de transporte, perigo ao jogar lixo pela janela.



4. ATIVIDADE LÚDICA: Com brinquedos (bonecos, carrinhos, caminhões...) e materiais confeccionados com sucatas, é de extrema riqueza a realização de atividades lúdicas em que as crianças participam como pedestres e condutores, uma vez que, envolvidas na brincadeira, elas se realizam e concretizam suas ideias e imaginações, o que favorece uma rica oportunidade para a construção de conhecimentos.








5. CONFECÇÃO DE MAQUETE:  A partir dos conteúdos trabalhados, propor a confecção de maquetes (utilizando inclusive materiais recicláveis), como complemento à reflexão sobre um trânsito mais cidadão.




6. DANÇA DAS CADEIRAS: Utilizando as cores do semáforo, brincar de Dança das Cadeiras, estabelecendo relações entre as cores do semáforo e as ordens da brincadeira. Verde para andar (seguir), Amarelo para ficar parado (atenção) e Vermelho para sentar (parar).


7. REGISTRO DAS ATIVIDADES: O registro por meio de desenhos e pinturas é sempre muito expressivo e uma forma de representar a apropriação dos conhecimentos.

Fonte: Revista Carta Fundamental e Imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...