Fazer um diagnóstico para
verificar a temática sobre o meio ambiente que mais desperta curiosidade nas
crianças (se já há um tema específico elencado, não há necessidade do diagnóstico.
Esse
diagnóstico pode ser feito a partir de uma chuva de ideias, onde a professora
solicita que os alunos digam os assuntos do meio ambiente que conhecem e que
considerem interessantes. A professora anotará todas as ideias no quadro.
Depois, falará um pouco sobre cada assunto trazido e perguntará qual das
temáticas eles querem aprender com mais profundidade. A escolha pode ser feita
por votação.
Concluída
a escolha da temática, a professora poderá aplicar uma atividade para fazer o
fechamento do diagnóstico, podendo ser um trabalho artístico, uma pesquisa, um
painel com gravuras sobre o tema, uma redação, etc. Em seu momento de
planejamento, a professora fará uma relação da temática escolhida com os
conteúdos de todas as disciplinas que corresponde à série para a qual leciona,
e verificará quais assuntos poderão ser associados e inter-relacionados. Feito
isto, para cada assunto/conteúdo listado, a professora elabora e planeja
atividades a serem desenvolvidas com os alunos.
Na
medida em que as atividades vão sendo realizadas, as próprias crianças darão
indícios de outros eixos ou temas que podem ser agregados ao que está sendo
estudado. Assim, a temática escolhida para estudo será abordada de forma
interdisciplinar. É difícil que o assunto estudado se esgote, e provavelmente,
no decorrer deste trabalho, surgirá ou emergirá a nova temática de interesse,
que igualmente poderá ser abordada em diversas disciplinas.
Fonte: Coletânea de Práticas para Educação Ambiental - Berenice Gehlen Adams
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...