Em turmas de alfabetização, pode-se utilizar o alfabeto móvel para construir os nomes dos animais que aparecem na poesia.
Também, utilizando alfabeto móvel e figuras com ilustrações (rato, pato, teto, gato, rio, gato, prato), realizar uma leitura dinâmica e dramatização da poesia.
Montar com material reciclável ou dobraduras os personagens da poesia (rato, gato e pato).
Listar outras palavras iniciadas com G, P e R.
Listar palavras que rimem com rato, gato e pato.
Deixe-se levar e crie atividades bem significativas a partir de outras poesias.
NO TERCEIRO ATO
Bartolomeu Campos de Queirós
O rato vê o pato no teto
e vê o gato no rio.
Leva um susto
cai o R.
O gato
come o R do rato
e vira grato.
O pato
come o R do rato
e vira prato.
O rato
sem R vira ato.
O pato prato vê o rato sem R
leva um susto,
cai o P
e vira rato.
O gato grato vê o rato sem R,
leva um susto,
cai o G
e vira rato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...