quarta-feira, 21 de maio de 2014

SUGESTÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL/MEIO AMBIENTE

Atividade 1 – Criando e recriando com palavras

- Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos;

- Apresentar o quadro abaixo e propor o preenchimento com palavras, em grande grupo:
(preencher com palavras associadas à:

Problemas ambientais
Local
Animais
Plantas
Personagens “heróicos” de algum conto ou lenda
Personagens “vilões” de algum conto ou lenda
Elementos de cenário
Ex:Poluição;
...
Cidade;
...
Rato;
...
Flores;
...
Fada;
...
Bruxa;
...
Castelo;
...
Obs. Esta atividade foi realizada no quadro “negro”, podendo ser em um painel de papel pardo.

- Depois de preenchido o quadro, dividir o grande grupo em pequenos grupos de no máximo 5 participantes e propor elaboração uma história utilizando 2 a 3 palavras de cada quadro. Tempo estimado para a atividade: 20 minutos, com tolerância...

- Concluída a história, trocar as histórias entre os grupos;

- Cada grupo deverá representar a história, utilizando materiais que estão à disposição (sucata em geral) – tempo: 15 minutos;

- Para fechamento, pedir que cada um relate o que foi trabalhado na atividade desenvolvida e o que sentiu em relação a ela.


Atividade 2 – Discutindo sobre resíduos

 - Formação de um grande grupo em círculo;

- Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).

- A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente;

- Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura.

- Propor a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;

- Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;

- Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...

- Levantar as seguintes questões para análise em grupo:
-  Tempo de decomposição;
-  Impacto causado pela produção da embalagem;
-  Análise do rótulo da embalagem;
-  Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
-  Qual seria a opção para a reutilização do material.

- Apresentação das análises ao grande grupo.



Atividade 3 - Confecção de cartões com sucata:

- Apresentar diversos tipos de lixo de papel e papelão: revistas, jornais, caixas de embalagens, caixas de papelão...

- Cada participante escolhe materiais para elaborar um cartão ambiental utilizando técnicas sugeridas pelo/a professor/a:
-  Dobradura;
-  Recorte e colagem;
-  Rasgadura...

- Confecção do cartão propriamente dita;

- Exposição e relato da confecção do cartão ao grande grupo.

Atividade 4 - Confecção de carimbos de cordão com restos de madeira
- Colocar à disposição dos/as educandos/as os materiais necessários para a confecção dos carimbos: tocos de madeira (que podem ser solicitados em madeireiras ou fábricas de molduras, móveis) e cordão de algodão ou lã (o cordão é melhor).

- Apresentar alguns modelos de carimbos com formatos variados (estrela, árvore, sol, lua, etc.).

- Confecção dos carimbos propriamente ditos.

- Confecção de um painel em grupos, utilizando os carimbos confeccionados.


Atividade 5 – Confecção de máscaras com massa de papel

- Preparo da massa de papel para modelar: liquidificar o papel picado – para cada três punhados de papel picado, meio copo do liquidificador com água – bater e despejar em uma bacia e ir fazendo até ter bastante polpa. Espremer o excesso de água e adicionar uma colher de sopa de cola ou grude para cada “bolo” de massa de papel espremido e ir colocando em uma bacia. Quando tiver massa suficiente, é só começar a confeccionar a máscara.

- Para confeccionar a máscara, fazer uma bola de papel jornal amassando várias folhas até formar uma esfera de forma ovalada. Sobre esta esfera, confeccionar a máscara.

- Dias depois a máscara estará seca e poderá ser pintada, de preferência com tinta plástica ou acrílica.

- Pode ser sugerida a confecção de potes, formas geométricas, além das máscaras, com os mesmos procedimentos.

Atividade 6 – Confecção de um minhocário
 Materiais necessários para cada minhocário: Uma garrafa pet de 2 litros e uma menor de água mineral brita ou pedrinhas, terra, saco de lixo preto, minhocas.

Procedimentos: Corte a garrafa pet tirando o bocal. No fundo da garrafa pet coloque brita (não há necessidade de furar o fundo da pet). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com água e tampa) dentro da garrafa pet. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Após terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as minhocas não são acostumadas com claridade. Não é necessário molhar, pois a garrafinha com água fornece umidade para a terra, a não ser que seja uma região de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns lixos orgânicos sobre a terra para alimento das minhocas. Depois de dias, ao tirar o saco de volta da garrafa poderemos observar os caminhos das minhocas bem definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas.


Atividade 7 – Confecção de mini-hortinhas com garrafas pet
 Materiais necessários: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes.

Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da “barriga” da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e é só cultivar com cuidado.  Como suporte podemos usar caixas de ovos para que não fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes suportes poderão ser substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da água pelos furinhos da garrafa.

Atividade 8 – Planejamento da EA integrado para Educação Infantil
Exercício de estudo para o/a professor/a
 - Levantar a seguinte questão: Como globalizar a Educação Ambiental aos conteúdos curriculares e às atividades desenvolvidas rotineiramente na escola?

Para professores da Educação Infantil poderemos apresentar alguns exemplos:
                   
  Exemplo 1: Quando trabalhamos o tema TERRA, poderemos trabalhar noções de espaço, tamanho, cor, motricidade fina em atividades práticas com argila ou desenhos, plantio, observação, expressão oral, etc, realizando atividades que envolvam e desperte o interesse da criança sobre o assunto trabalhado. É importante disponibilizar materiais como livros e revistas para manuseio das crianças, onde podem encontrar gravuras referentes ao tema em questão.
                  
   Exemplo 2: Quando trabalhamos o tema NATUREZA poderemos realizar atividades que desenvolvam noções de tamanho, forma, cor, espessura, sensibilidade - tato, olfato, visão, audição, paladar...
- Atividade: Com base nestes exemplos, escolha um assunto e elabore um planejamento ou projeto para uma unidade de estudo (dependendo a denominação referente em sua escola) a ser trabalhado num período de uma a duas semanas, de forma a integralizar as diferentes áreas a serem trabalhadas na Educação Infantil.



Atividade 9 - sugestões de materiais didáticos gerais com sucata:


Confecção do professor:
- Fantoches com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés de meias velhas. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais já citados para formar a cabeça do personagem. Utiliza-se retalhos de tecido para o corpo dos fantoches.

- Fantoches com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.

                         
- Livros com cartolina usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, raízes...), linhas e formas geométricas.
                                                      
- Brinquedos com caixas, garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos, chocalhos, caixas enfeitadas.

- Cartazes com cola (ou grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.

- Quebra-cabeças com gravuras de jornais ou revista.

- Mini-hortinhas com garrafas descartáveis.

 - Minhocário com garrafas descartáveis.

- Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.

- Massinha de modelar caseira.

- Maquetes de casas.

- Pincéis com lã, corda, esponja, algodão, penas de galinha.

- Televisão de caixa de papelão.

- Quadrinhos "negros" para uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de eucatex com tinta preta ou verde.

- Marionetes com a parte interna do rolo de papel higiênico.

- Carimbos com madeira e cordão; e móbiles com elementos naturais.



Atividade 10 – Atividade criadora - Confeccionar brinquedos com sucata


Disponibilizar para os/as educandos/as sucatas em geral (lixo seco limpo) bem como materiais básicos como cola, tesoura, arame, cordão, etc., e deixa-los livres para criarem brinquedos com sucata. Depois, realizar uma exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário