quinta-feira, 6 de março de 2014

PROJETO: GIBIS EM SALA DE AULA

Para esse projeto, você vai precisar de papel sulfite, livros de histórias, revistas em quadrinhos (infantis), tesoura, lápis preto e cola.  Marque um dia para iniciar o trabalho e peça às crianças para trazer de casa algumas HQ's.

1. Preparação (observação e pesquisa)
·         Leve os alunos para um local onde possam ficar confortáveis e tenham oportunidade de comunicar-se entre si (na roda de conversa, no cantinho de descanso...). Faça parte do grupo. Selecione livros de histórias: um com ilustração e texto, um somente com textos, um só com imagens e uma revista em quadrinhos.
·         Mostre-os para os alunos e explique as características de cada um. Deixe bem claro que toda história tem começo, meio e fim. Entregue para cada criança uma revista em quadrinhos. Diga-lhes que comecem a observar, a partir da capa e, depois, folha por tolha. Dê-lhes oportunidade para que façam descobertas e comentários, Dê algumas dicas quanto às observações e complemente sempre que necessário.
·         Explique as características da história em quadrinhos. Por exemplo, são narrativas realizadas por meio da sequência de imagens (mostre o que é imagem); as falas dos personagens são inseridas em espaços delimitados chamados de “balões”(mostre os balões) e diga que os mesmos são direcionados ao personagem que esta falando. Explique que dentro dos “balões’, além das falas dos personagens, também se inserem sons e ruídos (som musical, latido de cão, barulho de uma porta batendo, barulho do trovão etc.).
·         Acrescente outras informações que julgue importante nessa fase de preparação.


2. Recriando a história (sem mudar as cenas e o enredo) —
·           Nesta fase, serão trabalhadas as áreas de linguagem (leitura, interpretação e expressão), recorte e colagem. Divida a classe em grupos formados por três a quatro alunos e entregue para cada turma uma HQ, folhas de papel sulfite e tesouras. Trabalhe no máximo com três grupos de cada vez.
·        
       Deixe que as crianças explorem as revistas. Em seguida, converse com elas a respeito do trabalho a ser feito: faça perguntas e verifique se entenderam o que é personagem, cena, cenário, balões etc.
·       
           Retire de cada revista os grampos para que as folhas fiquem soltas, selecione as histórias mais curtas e distribua uma para cada grupo.
·       
                Peça para que cada grupo interprete a sua história por meio das imagens. Em seguida, leia para cada grupo separadamente a história, apontando cada balão ao seu personagem para que os alunos possam identificar.

3. Desmontar e Remontar a História —
·         Nesta fase, os alunos irão recortar os quadros da história, separar os balões dos personagens e montar novamente a história na folha de sulfite (que já deverão estar demarcados os quadrinhos).
·         Faça a leitura dos textos dos balões, um de cada vez para que os alunos descubram em qual história se enquadra e em qual dos quadrinhos será inserido. Sempre que um grupo acerta, entregue o balão para ser colado no quadrinho.
·         
         A história ainda pode ser reconstruída invertendo cenas e falas para se criar um novo enredo.

·           Em outra oportunidade, ensine às crianças a criarem um história em quadrinhos. No início, pode ser apenas uma tirinha, com três ou quatro quadrinhos. Eles desenham as cenas e os balões, O professor escreve as falas criadas pelos alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário