sábado, 27 de novembro de 2021

LETRA J


 

VAMOS TRABALHAR COM LISTAS?!


 As listas proporcionam as crianças a tentativa de escrita, de forma direcionada. E podem ser feitas de várias maneiras:

  • Individualmente.
  • Coletivamente, com a escrita no quadro pela professora, construindo cada palavra da lista.
  • Em forma de Desafio ou Gincana, em duplas ou equipes.
  • Como Tarefa (atividade de casa).
  • Aproveitando temas que estão sendo trabalhados em aula.
  • Ao final, pedir que organizem as palavras que incluíram na lista, em ordem alfabética.
  • Ilustrar as palavras escritas.
  • Realizar a leitura de todas as palavras da lista.
  • Identificar dificuldades ortográficas nas palavras escritas.
  • Explorar letra inicial, nº de letras, nº de sílabas, classificação silábica... adaptando ao ano/nível da turma.

POESIA: TUDO TEM SEU TEMPO




 

TEXTO: MARIA, BIDU E O URSINHO PERDIDO


 

GÊNERO TEXTUAL: CARTA



 

Que tal por a aprendizagem em prática ou melhor, aprender praticando?! Cada criança sorteia um colega (tipo amigo secreto) e escreve uma carta para seu amigo, com todos os passos ensinados, inclusive o preenchimento do envelope. Depois, fazem um passeio até o Correio para postarem suas cartas. Imagina a felicidade da galerinha quando receberem uma cartinha em casa?!


Não esqueça de planejar antes a atividade e os recursos: Endereço completo de todos alunos (pode ser por meio de uma Tarefa para casa), envelopes, selos...

TRABALHANDO COM TIRINHAS


 

COLCHONETE DE TRAVESSEIROS


Sempre achei essa ideia muito bacana, por isso salvei para um dia fazer para meus filhos. Mas, no corre da vida, nunca dá tempo para por em execução.

Então, vou compartilhar aqui! Se alguém por em prática, mande fotos para vermos como ficou!!!!




 

TEXTO: MINHA AMIGA DANIELA


Explorar Nomes próprios e nomes comuns.
 

terça-feira, 30 de março de 2021

A PÁSCOA VEM AÍ!

A vida sempre foi corrida, mas com a pandemia e o ensino remoto, o tempo está cada vez mais escasso... 

Vou deixar registrado aqui as atividades sobre Páscoa que pesquisei e trabalhei com meus filhos.



  • Caça aos Ovos de Páscoa: Encontrei na internet e achei um máximo, vou fazer com minha galerinha...








  • Arte: Colorir o desenho com lápis de cor e cola-colorida:


  • Desafio para Maria Clara (4a10m - Jardim):

  • Desafio para o Davi (7 anos - 2º Ano)

  • Trabalhar contagem, quantificação e registro numérico:






  • Fantoches de Coelhinho:


quinta-feira, 21 de maio de 2020

PARA OUVIR MELHOR A CRIANÇA


ARTE COM RECORTE DE JORNAIS




FINGER PRINT






ATIVIDADES COM RÓTULOS e PANFLETOS



Particularmente, eu gosto muito de trabalhar com rótulos em alfabetização. São portadores de texto que podem ser bem explorados, fazem parte do cotidiano das crianças, são materiais de fácil acesso.

Aqui estão algumas sugestões, tanto para educadores quanto para os pais, neste momento de isolamento social em que estamos nos desdobrando na tarefa de cuidar, educar e ensinar.

São materiais simples e que não demandam gastos nem muito tempo para serem produzidos. Também incentivam a sustentabilidade, no que se refere ao reaproveitamento de materiais.


*Se não tiverem alfabeto móvel disponível, pode ser feito com recortes de letras de jornais e revistas, muitos livros didáticos (cartilhas) trazem um alfabeto móvel para recorte em seus anexos.







*Adequar a faixa etária da criança, colocando alguns recortes de panfletos ou rótulos em uma caixa. Pedir que a criança observe, manipule o material. Após, sem ela ver, deverá ser retirado um rótulo da caixa para que ela tente descobrir qual foi. Poderão serem dadas dicas.





* Uma variação, para crianças que já avançaram na leitura, seria ao invés de duas figuras iguais; utilizar uma figura e outra peça com o nome escrito da figura.