sexta-feira, 16 de março de 2018

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA

FIQUE SABENDO...


      O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Castro Alves. A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro.

      O dia mundial da poesia é em 21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999 com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. 


ATIVIDADES PARA ENSINO RELIGIOSO - TRABALHANDO VALORES



segunda-feira, 12 de março de 2018

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH

    Já tive alunos diagnosticados com TDAH e nunca soube como agir e ajudar essas crianças. Nosso preparo para lidar com transtornos e necessidades especiais é mínimo...

   Tenho acompanhado vídeos no YouTube e o Blog NeuroSaber do Neuropediatra Dr. Clay Brittes e da Psicopedagoga Luciana Brittes, onde há rico material sobre TDAH, Autismo, desenvolvimento psicomotor, etc. Vale a pena conferir! Foi lá que encontrei esse texto e compartilho aqui com vocês:


    É provável que a maioria de vocês saiba falar ao menos uma das características presentes na vida de uma criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dividido entre dois tipos, o TDAH pode ser combinado (hiperatividade, impulsividade e o déficit de atenção) ou desatento (falta de atenção).

  Diante de tais possibilidades, é preciso que os educadores adotem determinadas estratégias pedagógicas para aproximar o conteúdo a ser ensinado aos alunos. O caminho a ser seguido não depende somente dos professores e do estudante. Os pais também têm um papel de muita importância nesse longo processo.


    O que fazer para ajudar as crianças com TDAH?


    A princípio, é interessante adotar algumas táticas para facilitar a concentração do aluno. Todos nós sabemos que a sala de aula é um local plural, ou seja, cada um traz uma peculiaridade. Isso pode chamar a atenção do pequeno.

    Então, vejam as sugestões iniciais que temos para driblar essas distrações e que podem ser encontradas no ambiente escolar:

– Não deixe o aluno próximo a janelas e portas: qualquer atividade ou ruído vindo da parte externa tende a distraí-lo;

– Coloque-o sentado perto à sua mesa, na primeira carteira;

– Mude-o de lugar sempre que perceber que algo ‘ameaça’ sua atenção ao conteúdo.


Quais ferramentas podem incrementar a explicação de uma tarefa?


    Hoje em dia, os suportes multimídia servem como uma alternativa eficaz para auxiliar os educadores. Os equipamentos audiovisuais são essenciais: filmes, animações, clipes animados e trechos de peças publicitárias (que respeite a faixa etária do pequeno) tendem a dar um tom mais lúdico à aula.

    Além disso, existem outros materiais que podem complementar a estratégia pedagógica, como jornais, revistas, gibis, jogos de tabuleiros, desenhos, entre outros. Tudo isso pode ser utilizado junto com os recursos multimídia citados acima.



O que fazer na aplicação de provas?


    Para deixar os exames pedagógicos mais acessíveis à criança com TDAH, o aconselhável é contribuir ao máximo com o enunciado presente na folha de papel, seja utilizando bastante desenhos gráficos ou usando palavras que facilitem o entendimento.



Evitando as perdas


    Uma criança com TDAH pode perder materiais e exercícios por distração (esquecimento). Para evitar essas situações, incentive-a a adotar medidas que diminuem esses aborrecimentos, colocando nomes nos objetos e utilizando somente o que for utilizado. Para as tarefas, o uso de uma pasta plástica é o ideal.


Anotando as tarefas


    É preciso ficar atento quanto às anotações que o aluno faz em sala de aula. Para isso, estimule-o a utilizar bloquinhos de papel, post-it, agendas, calendários, etc.


Contando com a ajuda dos pais


    As atividades pedagógicas das crianças precisam ser acompanhadas pelos pais dos pequenos. Por meio de observações escritas pelos professores, os responsáveis por eles devem criar um meio de se informar sobre o rendimento do estudante. A agenda é uma importante forma de comunicação.



Mostre ao aluno que ele é sempre capaz


    Os pequenos atos são suficientes para incutir na criança o quanto ela é útil e capaz de se superar. Todo progresso conquistado merece ser reconhecido por meio de elogios imediatos. Isso tende a dar mais força para o estudante.




segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

TEXTOS DIVERSOS

      Que tal disponibilizar em sala de aula, um espaço com diversos textos para os alunos manusearem e lerem livremente?

      Pode ser um varal, uma caixa colorida, uma pasta bem bacana... Você pode destinar um tempo da aula exclusivamente para estas leituras ou deixar que as crianças peguem o texto após concluírem suas atividades, enquanto aguardam os demais colegas...
















































































TEXTO "BOLA DE GUDE"


CANTIGA "CAI, CAI BALÃO!"


ATIVIDADES COM NOME

      Ao iniciar o Ano Letivo, sempre trabalhamos começamos o processo de alfabetização e letramento com o NOME da criança e sua História.

      Aqui vão duas sugestões que encontrei no Pinterest:


     No link abaixo, você será direcionado para as outras postagens que já fiz com o tema NOME E NOME DO GRUPO, tem muitas atividades e sugestões que vale a pena conferir.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

SUGESTÃO DE MENSAGEM PARA REUNIÃO COM OS PAIS


DICAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS


COMBINADOS DA TURMA - 2018





AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE ARTE

O conteúdo de Arte é dividido em quatro linguagens: artes visuais, música, dança e teatro, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Na prática, a primeira é priorizada e as demais perdem espaço por falta de tempo e de estrutura ou por deficiência na formação dos professores. Isso não significa que eles dominem o ensino da pintura, do desenho e da escultura, mas o fato de estarem mais presentes no dia a dia facilita a abordagem.



1. Produção

O que é: Realização de atividades onde o aluno é chamado a criar, a produzir algum trabalho artístico. Seja desenhando, pintando, modelando, fotografando etc. As atividades de produção podem partir de propostas elaboradas pelo professor e podem se articular com a leitura de imagens.

Nesse caso é importante o professor escolher imagens cujas características despertem percepções específicas acerca de algum aspecto visual ou simbólico que se deseja trabalhar com os alunos.

Quando propor: Semanalmente. 

O que a criança aprende: A reconhecer conteúdos e conceitos relativos a linguagem da arte. 




2. Percurso de criação pessoal

O que é: Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo.

O educador orienta a criação, participando do processo com interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento das tarefas. 

Quando propor: Semanalmente. 

O que a criança aprende: A fazer um trabalho de autoria, imprimindo suas marcas subjetivas e expressando ideias e percepções. 




3. Interpretação de imagens

O que é: Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de hoje.

"As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo tempo", explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às colocações da garotada - esse é o momento de pensar e sentir. 

Quando propor: Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições. 

O que a criança aprende: A interpretar as obras conforme sua sensibilidade e seu conhecimento do assunto, percebendo que significados assumem para si e em diferentes culturas.




4. Fala, leitura e escrita sobre Arte

O que é: Expressão de ideias diante de criações artísticas e com intermediação do educador por meio de discussões, leitura e produção escrita. Vale estimular o contato com textos de diversos gêneros, como biografias de artistas, críticas de arte e entrevistas com profissionais - o que pode ser feito em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa.

Nas séries iniciais, a intenção é desenvolver a capacidade de escrita e leitura dos que começam a se alfabetizar e expandir o universo de interpretação de todos. 

Quando propor: Durante o ano todo, sempre que forem programadas visitas a exposições, na leitura de imagens na sala de aula e em tarefas para a casa. 

O que a criança aprende: A expressar ideias sobre a leitura da arte por escrito ou oralmente e, com isso, avaliar o que está produzindo.

RECOLHENDO FIGURAS - ATIVIDADE PARA TRABALHAR CLASSIFICAÇÃO, CORES E FORMAS


O SAPINHO GULOSO - ATIVIDADE COM CORES E QUANTIDADE