domingo, 4 de setembro de 2016
SEMANA FARROUPILHA - VÍDEOS
Deixo aqui algumas sugestões de vídeos que retratam a Cultura Gaúcha:
"The gaucho way"
O canal americano NBC produziu uma reportagem especial sobre os gaúchos durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com apresentação do ex-âncora Tom Brokaw e duração de aproximadamente quatro minutos, The gaucho way trata da cultura do sul do Brasil, comparando os gaúchos aos caubóis americanos.
"Tradições do Brasil: Rio Grande do Sul"
sábado, 3 de setembro de 2016
ATIVIDADES PRÁTICAS DIVERSAS SOBRE CULTURA GAÚCHA
As sugestões abaixo podem ser utilizadas para trabalhar a Cultura Gaúcha durante a Semana Farroupilha ou serem utilizadas como tarefas de uma Gincana sobre o tema:
- Construção de um brinquedo com o uso de materiais recicláveis (brinquedos sugeridos: bilboquê, pernas de pau, cinco marias e cavalinho de pau)
- Apresentação artística de dança tradicional
- Criação de histórias em quadrinhos referentes ao tradicionalismo
- Apresentação em slides sobre os símbolos do Rio Grande do Sul
- Redação, ou apresentação teatral sobre um dos símbolos do Rio Grande do Sul
- Apresentação teatral de um conto ou lenda gaúcha
- Declamação de poesia
- Elaboração de cartazes com expressões do linguajar gauchesco
- Cevar um chimarrão
- Apresentar um vestido de prenda feito com material alternativo
- Corrida de perna de pau
- Torneio de vaca parada
- Apresentar um prato típico da culinária gaúcha
- Apresentar um dos membros da equipe caracterizado como um dos personagens da história do Rio Grande do Sul
- Dança das cadeiras somente com prendas
- Apresentação em slides sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos (folclore gaúcho)
- Apresentação de uma paródia, em ritmo gaúcho, sobre o legado de uma das diferentes etnias do RS
- Confecção de boneca de pano
- Confecção de maquete sobre uma lenda gaúcha, ou sobre um ponto turístico do RS
Fonte: http://espacodaeducacaofisicaescolar.blogspot.com.br/
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
TEXTO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.
Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viver felizes para sempre.
Créditos:Amiga da Educação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAIXINHA DE CORREIO
Objetivos:
★ Trabalhar a carta como meio de comunicação;
★ Treinar a escrita do próprio nome;
★ Entender a função dos Correios e do carteiro.
Faixa etária: entre 5 e 6 anos
Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.
Primeiro momento – Sensibilização
Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.
Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.
Crie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro.
Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta
MATERIAIS:
- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta.
Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência.
PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:
- A carta poderá conter escrita ou desenho.
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final da dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu.
EXEMPLO:
Terceiro momento – Preenchendo o envelope
O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando).
As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.
Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.
Quarto momento – Transformando em realidade
Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios.
MATERIAIS:
- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio
É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.
Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.
Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.
Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.
Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.
Confecção da Caixa de Correio
★ 1 caixa de sapato
★ Pedaço de papelão ou papel cartão
★ 1 folha de color set amarelo
★ 1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados
★ 2 capas de caderno dura
★ Papel de bala de coco vermelho
★ Papel de bala de coco (frufru) verde
★ Cola branca
★ Cola quente
★ Tesoura
★ Estilete
★ Tinta acrílica fosca vermelha
★ Pincel
★ 1 tira de papel color set azul claro
★ Marcador permanente
★ Florzinhas para enfeitar
Dica esperta!
Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios
Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.
A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.
Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.
Construir um texto coletivo sobre o passeio.
Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.
Sugestões:
Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
A MOCHILA DA CAMILA
Sugestões para trabalhar a música "A MOCHILA DA CAMILA" d Grupo Musical Pandorga da Lua:
1º. Ouvir e cantar a música "A mochila da Camila".
2º. .Explorar a música, entregando uma cópia para cada aluno.
- Fazer leitura coletiva.
- Leitura individual silenciosa
- Leitura por grupos de trabalho
- Circular a palavra MOCHILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas com MO.
- Circular a palavra CAMILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas por CA.
- Explorar as palavras SAPO, SAPATO.
3º Solicitar que os alunos recortem gravuras de objetos que trazem em sua mochila e colar na mochila, colorindo-a:
4º. Tentativa de escrita:
- Pedir que escrevam o nome dos objetos da atividade anterior.
- Fazer a correção coletivamente, registrando no quadro.
5º. Realizar a pesagem das mochilas, trabalhando noções de medidas de massa.
- Qual a mochila mais leve?
- Qual a mais pesada?
- Colar etiquetas com o peso de cada mochila e pedir que ordenem-as em ordem crescente.
- Elaborar gráficos com os resultados da pesagem.
6º. A partir da atividade anterior, elaborar um material informativo para os pais informando sobre os riscos do mau uso e peso exagerado da mochila em crianças.
- http://delas.ig.com.br/filhos/saiba-como-deve-ser-a-mochila-do-seu-filho/n1237538315182.html
1º. Ouvir e cantar a música "A mochila da Camila".
2º. .Explorar a música, entregando uma cópia para cada aluno.
- Fazer leitura coletiva.
- Leitura individual silenciosa
- Leitura por grupos de trabalho
- Circular a palavra MOCHILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas com MO.
- Circular a palavra CAMILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas por CA.
- Explorar as palavras SAPO, SAPATO.
3º Solicitar que os alunos recortem gravuras de objetos que trazem em sua mochila e colar na mochila, colorindo-a:
4º. Tentativa de escrita:
- Pedir que escrevam o nome dos objetos da atividade anterior.
- Fazer a correção coletivamente, registrando no quadro.
5º. Realizar a pesagem das mochilas, trabalhando noções de medidas de massa.
- Qual a mochila mais leve?
- Qual a mais pesada?
- Colar etiquetas com o peso de cada mochila e pedir que ordenem-as em ordem crescente.
- Elaborar gráficos com os resultados da pesagem.
6º. A partir da atividade anterior, elaborar um material informativo para os pais informando sobre os riscos do mau uso e peso exagerado da mochila em crianças.
- http://delas.ig.com.br/filhos/saiba-como-deve-ser-a-mochila-do-seu-filho/n1237538315182.html
quarta-feira, 13 de abril de 2016
JOGO DAS VOGAIS
Em caixas pequenas ou copos descartáveis colar as vogais, uma vogal identificando cada caixa e a flor com a respectiva vogal em letra cursiva deve ser colada dentro, de modo que represente um vasinho de flor.
Sortear no dado uma vogal, procurar nas fichas a imagem de uma palavra iniciada pela mesma vogal e colocar dentro do respectivo vasinho.
Poderá ser feita a exploração da palavra, através de registro escrito no quadro e caderno, montagem da palavra com alfabeto móvel, contagem do nº de letras.
O professor escolhe como fará o jogo: duplas, grupos, gincana.
domingo, 3 de janeiro de 2016
DECORAÇÃO DE "FAZENDINHA"
Há alguns meses postei que estava bastante envolvida com algumas "manualidades" e, de fato estive. Decidi que a partir de 2015 eu sou quem farei as decorações das festinhas de aniversário do(s) meu(s) filho(s), em primeiro lugar porque gosto, em segundo porque serão sempre feitas com muito amor e em terceiro, porque decorações são muito caras. Não desmereço, de maneira alguma o trabalho de decoradores, sei que gastam bastante com o material e tempo, cobram o preço justo, mas mesmo assim para quem paga sai caro.
Minhas decorações poderão não ter toda sofisticação ou perfeição daquelas feitas por profissionais, mas serão sempre feitas com amor, dedicação e muito carinho...
Para a festinha de 2 anos do Davi, o tema escolhido foi "FAZENDINHA", graças à paixão do meu pequeno pelos animais e ambiente rural.
Pesquisei muitas decorações na internet para inspiração e decidi os elementos e objetos a serem utilizados:
Fiz os animais com feltro e tecidos, todos costurados à mão. Os moldes encontrei na internet. Adquiri apenas 4 animaizinhos "industrializados" ( 2 cavalinhos e um casal de mini-porquinhos, made in China).
Comprei um kit de festas provençal pela internet, da Runna Laser, e nem cheguei a utilizar todas as bandejas e itens que compõem o mesmo.
Confeccionei o BOLO em EVA.
Enfim, as fotos abaixo mostram como ficou o produto final e os detalhes...
"Galinheiro" feito pelo vovô para colocarmos as lembrancinhas...
Lembrancinhas para as crianças: mini-leiteirinha com guloseimas e dedoches da ovelhinha e patinho
Galinha de tecido com pintinhos
Pinto
Ganso
Vaca e terneirinha
Galinhas
Vaca Mimosa
Abóboras (confeccionadas pela Titinda Daiane)
Galinha Gorda
Pinto e pintinhos
Porca e porquinhos
Cachorrinho
Outra Galinha gorda
Ovelha
Bolo fake
Cavalo feito pelo vovô Luís, estava no pátio para as crianças brincarem...
Assinar:
Postagens (Atom)