domingo, 16 de dezembro de 2012

O ESPETÁCULO DA VIDA



Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo.

Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores vêem os raios. Os vencedores vêem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores começam tudo de novo.

Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.

Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível.

Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível.

                                                                                                         Augusto Cury

sábado, 8 de dezembro de 2012





CANTIGA PARA UMA BORBOLETA

Se voa, é como se lá no ar,
uma criança estivesse a brincar.
Alegre, ingênua, malabarista,
a borboleta, parece uma artista.
Mais tarde, quando pousa sobre a flor,
retrata um cenário encantador.
Com sua presença nos dignifica
e a própria vida fica mais bonita.

(Auri Antõnio Sudati)

Sugestões a partir da leitura e interpretação deste poema:

# Ilustração do poema.
# Confecção de uma borboleta com material reciclável.
# Pesquisa de palavras no dicionário.
# Estudo da metamorfose das borboletas, através de pesquisa, textos informativas, etc.
# Montar um terrário e colocar nele uma lagarta, a fim de observar e registrar as fases da metamorfose.
# Conhecer a importância ecológica das borboletas.
# Produção textual: produzir novos poemas falando sobre borboletas.

SUGESTÃO DE LEITURA

                                                                 Autora: Flávia Muniz

"Os bons livros são companheiros eternos da infância; emprestam asas às crianças para seu futuro vôo na vida".
                                              (Assen Bossev, escritor búlgaro)

A BAILARINA

Que canção vou dedicar
à fantástica menina
que está sempre a dançar
num sonho de bailarina?

Um DÓ, RÉ, MI, agradaria?
Um FÁ, SOL, LÁ, pode ser?
Um SI, LÁ, SOL de harmonia
que encantos pode trazer?

Mas por mais que se invente
uma canção para ela,
em seus passos de repente,
vem outra canção mais bela.

(Auri Antônio Sudati)

Este poema retirado do livro "Versos Meninos, Rimas Meninas" de Auri Antônio Sudati pode ser aproveitado nas aulas de ARTE, explorando tanto a área musical, dança e artes visuais.

HOJE INVENTAREI UM CAMINHO

Hoje inventarei um caminho
que leve até a felicidade
e jamais andarei sozinho,
como é sublime a amizade!

Ao longo da minha estrada
coisas boas ocorrerão:
um sorriso amigo, mais nada,
tendo ao fundo linda canção.

O caminho jé está feito
nele encontro prazer profundo.
Agora é só achar um jeito
de estendê-lo ao redor do mundo.

(Auri Antônio Sudati)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DICAS PARA TORNAR SEUS FILHOS BONS LEITORES



1-  Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas… Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrada na leitura.
2-  Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividade com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.
3-  Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral.
4-  Peça para eles recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; precisa ser algo agradável e descontraído.
5-  Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem histórias que ouviram. Peça, depois, que “leiam” em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e professores… Não se esqueça: a ideia é brincar de ler.
6-  Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo. E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de você, que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
7- Vá à biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
8-  Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu filho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.
9-  Não deixe de fazer um pouco de mistério, para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer… Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre – e para toda a vida.
10-  Leve seus filhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.
Fonte: Programa Ler é Preciso – EcoFuturo

sexta-feira, 9 de novembro de 2012