quarta-feira, 22 de abril de 2009

MAIS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM MINHA TURMA DE 1º. ANO


TESOURO LITERÁRIO

  • A turma foi dividida em duplas e cada uma recebeu a imagem de um personagem do Sítio do Picapau Amarelo para representar.
  • Todos foram organizados em círculo e no centro deste foi colocado um baú. A professora comentou que: "Dentro do baú havia um tesouro muito especial para ser entregue a uma das duplas, porém para ganhá-lo deveríam acertar algumas charadinhas sobre a Turma do Sítio.
  • As charadas foram fixadas atrás de cada um dos personagens entregues às duplas. A professora leu as charadas e conforme íam sendo acertadas, o baú passou por uma dupla de cada vez, até chegar aos vencedores.
  • Para poderem abrir o baú, todos os alunos precisaram procurar a chave, que foi previamente escondida no pátio da escola.
  • Após, a chave ter sido encontrada, a dupla vencedora abriu o baú e distribuiu o "tesouro" nele contido, entre todos os colegas.
  • Dentro do baú havia um livro de histórias infantis para presentear cada criança. Esse era o tesouro!

Realizei esta atividade com meus alunos do 1º. Ano da Escola E. E. F. Cãndido Genro, no dia 17/04/2009.

CAÇADA AO COELHINHO DA PÁSCOA

Esta atividade realizei com minha turma de 1º. Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro, situada em Santiago/RS.
Todos entraram no clima de imaginação e muita emplogação. Foi uma animação total, inclusive da profe... As crianças amaram!!!

Objetivos:
  • Despertar a imaginação, socialização, criatividade, destreza e raciocínio lógico.
  • Conhecer os diferentes ambientes e setores da escola.

Materiais:
  • Cesta pascal contendo pequenos ovos de chocolate e pirulitos.
  • Envelopes com bilhetinhos personalizados.

Desenvolvimento:

¬ Motivar os integrantes da turma para receberem uma visita do Coelhinho da Páscoa a nossa escola.
¬ Esconder pelos diversos setores da escola, alguns envelopes contendo bilhetinhos que trazem pistas sobre a localização do Coelhinho, bem como, esconder uma cesta pascal contendo ovinhos de chocolate e pirulitos.
¬ Solicitar que uma funcionária da escola, coloque por baixo da porta da sala de aula, um bilhete supostamente deixado pelo “Coelhinho”.
¬ A professora fará a leitura do bilhete, que indicará um local da escola a ser visitado pela turma a fim de encontrarem o “amigo orelhudo”. Ao chegarem no local, encontararão outro bilhete contendo novas pistas sobre a localização do Coelhinho. E assim, sucessivamente, até encontrarem no pátio da escola a cesta de doces, cujo conteúdo deverá ser dividido entre todos.

domingo, 19 de abril de 2009

Este selinho foi oferecido pela amiga Priscila do maravilhoso blog AALFABETIZAÇÃO E CIA:

"Um livro é como uma janela: quando aberto nos revela um mundo colorido, cheio de fantasias e emoções". (Daniela Oliveira)

Ofereço esse selo para:

http://batista2008.blogspot.com/

http://tiasora.blogspot.com/

http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/

http://alfabetizacaoemfoco.blogspot.com/

http://arco-ris.blogspot.com/

http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/

http://copiadonadacriadocip.blogspot.com/

http://tatiana-alfabetizacao.blospot.com/


Você tem compromisso com a leitura?


Então, leva este selo com você e siga alguns passos:
* Postar em seu blog;

* Linkar a pessoa que te presenteou;


* Enviar para o maior número de blogs que tiverem compromisso com a Leitura (mas lembrando de deixar aquele recadinho especial);


* Postar uma frase que incentive o Hábito da Leitura

quinta-feira, 16 de abril de 2009

MAIS "COISINHAS" SOBRE O DIA DO LIVRO

IMAGENS DOS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO







RODA LITERÁRIA

  • Organizar os alunos em círculo, utilizando a Sala de Literatura ou a própria sala de aula.
  • Distribuir diversos livros de histórias infantis e permitir que manuseiem e conversem entre si sobre os mesmos.
  • Dialogar sobre os livros, questionando sobre suas características, capa, autor, ilustrador, título, assunto, ilustrações, através de questionamentos dirigidos.
  • Cada aluno apresenta seu livro para os colegas, respondendo aos questionamentos da professora.
  • Após todos apresentarem seu livro, a professora de posse do livro "A Reforma da Natureza" do autor Monteiro Lobato, falará dele como se fosse um de seus preferidos na infância, mostrando-o para as crianças e permitindo que façam inferências diversas sobre a história contida no livro.
  • A professora contará alguns trechos do livro, explorando-o e realizando a interpretação oral, juntamente com os educandos.
  • Então, falará que o autor dessa história é Monteiro Lobato, contando brevemente à vida e obra do referido autor.