domingo, 3 de maio de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES E LEMBRANCINHAS PARA O DIA DAS MÃES

Ilustrar a mamãe dentro do coração:








Que lindas lembrancinhas pra Mamãe! Esses potinhos decorados encontrei no blog da Jacirinha - Oficina da Criatividade, vale a pena conferir é maravilhoso.

Estes potinhos decorados com flores também são muito graciosos! Que tal enchê-los de balinhas de goma e presentear a mamãe?


Obs.: Não recordo o blog no qual garimpei essa linda lembrancinha.

sábado, 2 de maio de 2009

ATIVIDADES PARA O DIA DAS MÃES





Declaração de Amor para a Mãe

Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.
Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor. Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.
Sexo frágil sim. Mas acomodada não.
Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.
Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.
Parabéns mamãe pela passagem do teu dia.
Você é a razão do meu viver. Te amo.

SELINHO: CAMPANHA DA AMIZADE

Ganhei este lindo selinho da minha amiga Sônia, do fantástico blog da Tia Sora (http://tiasora.blogspot.com/)
Você que tem amigos queridos e gostaria de homenageá-los, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade!
INSTRUÇÕES: Pegue esse selinho nomeie 10 blogs amigos e visite cada um deles avisando da nomeação, passe adiante e visite os outros nove blogs que foram nomeados junto com você. Ao repassar a campanha, pode copiar o texto acima ou criar o seu próprio texto. O importante é não esquecer de avisar onde se encontra o selo e de nomear os blogs amigos.Vamos iniciar essa campanha com pensamentos positivos e com muito amor no coração. Mãos a obra!
Meus blogs amigos são:

quinta-feira, 30 de abril de 2009

JOGO DE RACIOCÍNIO: DESCUBRA AS PALAVRAS


2ª. BLOGAGEM COLETIVA EM DEFESA DA INFÂNCIA

Participarei orgulhosamente!

Fiquei honrada e feliz em ser chamada a fazer parte dessa importante ação.



Segunda blogagem coletiva

Recebi o convite para participar da segunda blogagem coletiva EM DEFESA DA INFÂNCIA não podemos mais ficar calados diante das atrocidades, abusos e violência com nossas crianças.
Vamos fazer parte desta rede.
Do dia 18 e 25 de maio, devemos postar materiais de alerta, auxílio aos pais informações que divulguem esta campanha e orientem as famílias como proteger seus filhos.
Peço por favor, que vocês copiem imagem, textos, link's, tudo o que vocês encontrarem sobre este tema, e publiquem no site, blog, perfil do orkut, onde vocês puderem.
Vamos fazer trabalho de formiguinha.
Esta é uma iniciativa do blog
Diga não à erotização infantil e da comunidade do orkut: Diga não á pedofilia
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2009/04/20/segunda-blogagem-coletiva-em-defesa-da-infancia-2009/

O Blog Diga Não À Erotização Infantil convida todos os blogs e sites amigos da criança a participarem da segunda blogagem coletiva “Em Defesa da Infância”, dias 18 e 25 de maio de 2009.
Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído pela Lei 9.970. A idéia surgiu em 1998 quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.

Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Dia 25 de maio é o Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas.
A data refere-se ao dia do rapto do menino americano Etan Patz, em 1979. Etan tinha seis anos e jamais foi encontrado. Em 1983, os EUA reconheceram a data. Na Europa a data foi introduzida pela ONG Child Focus, após o caso Marc Dutroux, belga que raptou, estuprou e matou seis meninas. No Brasil o símbolo maior da luta pelas crianças desaparecidas é Arlete Caramês, mãe de Gulherme, desaparecido desde 17 de junho de 1991.
COMO PARTICIPAR DA BLOGAGEM COLETIVA E DE NOSSO MOVIMENTO
No dia 18 de maio próximo poste em seu blog textos sobre exploração sexual, abuso sexual, pedofilia e perigos na internet para crianças. Não teremos um texto padrão. Você pode pesquisar em nosso blog ou sites de notícias e escolher o texto que mais lhe agradar para postar em seu site. O importante é repassar as informações, alertar, protestar! Informar às pessoas de como elas podem reconhecer que uma criança está sendo abusada, como e onde denunciar, alertar pais e crianças sobre os perigos da Internet, exigir o fim da impunidade e que todo crime contra crianças seja considerado hediondo.No dia 25 de maio, pedimos ajuda mais uma vez para divulgação de nosso Movimento Pela Criação do Alerta Amber no Brasil. O Alerta Amber é um alerta nacional de crianças desaparecidas dos EUA. Queremos que um alerta semelhante seja implementado em nosso país. Em cerca de 75% dos raptos, a criança é morta nas primeiras horas por seus seqüestradores e cerca de 10 a 15% das crianças desaparcidas podem jamais ser encontradas. A criação de um cadastro e alerta efetivo de crianças raptadas poderia mudar esse contexto, salvando vidas, quando a notícia do desaparecimento da criança fosse alardeada rapidamente, principalmente pelos meios de comunicação. Recentemente, o Deputado Alfredo Kaefer apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei para criação do alerta nacional. Queremos pressionar para que seja rapidamente aprovado e efetivado. Leia aqui mais sobre nosso Movimento e ajude a divulgá-lo.Para a semana de 25 de maio, convidamos a uma blogagem coletiva a respeito do drama das crianças desaparecidas e raptadas que também pode ser pesquisando em nosso blog clicando AQUI. Quem quiser também poderá divulgar a imagem de nosso Movimento ou nosso vídeo de divulgação, em seus blogs ou através do orkut.
Aos blogs que vão participar da Blogagem Coletiva, por favor deixem comentário com endereço de seu site na comunidade DIGA NÃO À EROTIZAÇÃO INFANTIL.
Muito obrigada à solidariedade de todos que ajudarem esse Movimento.
“A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.Afinal, a criança é o que fui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim.Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós.”Herbert de Sousa (BETINHO) -Sociólogo

CONTO PARA TRABALHAR AS PROFISSÕES


sexta-feira, 24 de abril de 2009

BONS PENSAMENTOS




O que é mais importante: alguém que é um cérebro ou alguém que está sempre sorrindo?
Pessoas que tem dor de cabeça geralmente dão dor de cabeça aos outros.
Pessoas que sorriem fazem os outros sorrirem.
Todos nós temos a capacidade de dar felicidade ou tristeza quando encontramos alguém.
Aqueles que costumam carregar suas tempestades pessoais só ficam esperando o momento para xplodir com alguém.
Aqueles que tem uma grande quantidade de bons pensamentos e sentimentos irradiam as cores do arco-íris.


Autor Desconhecido

FÁBULA: A CIGARRA E A FORMIGA

Contar a fábula "A Cigarra e a Formiga", explorando a importância do trabalho nas nossas vidas.




Outra versão da fábula:

POEMA: A CIGARRA E A FORMIGA


INSTRUMENTALIZAÇÃO

  • Sentar-se em círculo com as crianças e ler expressivamente o poema escrito em um cartaz.
  • Dialogar com as crianças através dos seguintes questionamentos orais:
a) O que acharam da historinha?
b) Quais características podemos perceber na formiga? E na cigarra?
c) A cigarra agiu bem, não se preparando para o inverno?
d) A formiga era feliz, trabalhando o tempo todo?
e) Quais foram às conseqüências das atitudes dos personagens?
f) O que acharam da atitude da formiga de receber a cigarra em sua casa. Que sentimento a levou a tomar tal medida? Eles fariam o mesmo? Por quê?
g) Por que, na fábula, a cigarra é vista como alguém que não trabalha? Afinal, o que ela faz é trabalho ou não? O que é trabalhar?
h) O trabalho é necessário, na vida? Ele pode ser ruim ou gostoso? Do que isto depende?
i) Será que outros seres na Natureza trabalham? Como seria o mundo, se ninguém trabalhasse?


  • Ampliar a discussão sobre a história:
   Ajudá-los a ver que a formiga, no início, era mal-humorada, amarga e grosseira com a cigarra; por sua vez, este era alegre, despreocupado, imprudente, imprevidente e nenhum pouco trabalhadora. Com sua atitude, a cigarra não se preparou para o inverno e, quando este chegou, ficou com frio e fome. Comentar com eles que assim acontece também em nossas vidas. Se não nos preparamos para o futuro, ele nos surpreende com inúmeras dificuldades. Se não estudamos direito, podemos até conseguir nos formar, mas não teremos os conhecimentos que serão necessários para várias coisas que desejarmos fazer, não só relacionadas à consecução de um emprego. Aquele que não estuda desenvolve pouco sua inteligência e se vê diante de grandes problemas, porque não consegue compreender bem as coisas, acaba tomando decisões erradas por falta de conhecimento e pode ser enganado com certa facilidade. Se, no estudo, agimos como a cigarra em relação ao trabalho, acabamos por atrair a antipatia de outras pessoas, como o nosso personagem cantor diante da formiga.

   A formiga trabalhava o tempo todo, para se preparar para o inverno, que pode ser entendido como os momentos difíceis da vida. Quando chegou o frio, ela tinha acumulado mais do que necessitava. Com tanto trabalho, a formiga não tinha tempo para qualquer lazer, de forma que se irritava com a despreocupação da cigarra. Há pessoas que trabalham ou estudam em excesso. Essas, muitas vezes, perdem oportunidades ótimas de aprender muitas lições que a vida tem para nos oferecer. Além disso, acabam ficando cansadas demais e, por conseqüência, mal-humoradas.

   Tentar levá-los à conclusão de que tudo que é exagerado não é positivo. A cigarra era exageradamente despreocupada, enquanto a formiga tinha um excessivo sentimento de obrigação em relação ao trabalho. Ambos acabaram sofrendo as conseqüências de sua forma de agir. Se a formiga reservasse uma pequena parte de seu dia para ouvir música ou ter outro lazer, seria, certamente, mais bem-humorada, mais alegre; se a cigarra cantasse menos e tirasse uma boa parte do seu dia para trabalhar, não encontraria tanto sofrimento na chegada do inverno.

   A formiga aceitou compartilhar um lazer com a cigarra e percebeu como isso lhe fazia bem. Seu novo amigo ajudou a dona da casa com o trabalho, porque talvez já tivesse percebido a necessidade de laborar para viver com dignidade. Na verdade, a questão se resolveu com o equilíbrio: nem tanto lazer, nem tanto trabalho.

   Refletir sobre nosso dia-a-dia. Pedir que cada um diga, resumidamente, quais são suas atividades diárias.    Em seguida, perguntar se acham que estão ocupando o tempo adequado com o estudo, o lazer, o descanso, a convivência com a família, o momento de ficar sozinho, o contato com amigos e com a espiritualização, ou seja, com Deus, Jesus e seus ensinamentos. Comentar que uma aula não nos vale de nada, se não pudermos retirar dela alguma reflexão que possa nos ajudar em nossas vidas, portanto é muito importante que reflitamos sobre a questão acima. Será que estamos vivendo de forma equilibrada, de tal maneira que nosso futuro não apresentará problemas causados por nós mesmos? Será que não estamos nos prejudicando ou a outras pessoas?

   Este é um momento para debate. Ajudá-los a ver que a formiga foi caridosa com o cantor, enquanto este, diante da necessidade, foi obrigado a agir com humildade. A formiga agiu duplamente bem: primeiro, ajudou o outro animal; depois, deixou que ele trabalhasse um pouco em sua casa, para ele perceber que o trabalho é indispensável e todos precisam colaborar. Deus, o criador de tudo, trabalha até hoje, por que nós não trabalharíamos?

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MAIS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM MINHA TURMA DE 1º. ANO


TESOURO LITERÁRIO

  • A turma foi dividida em duplas e cada uma recebeu a imagem de um personagem do Sítio do Picapau Amarelo para representar.
  • Todos foram organizados em círculo e no centro deste foi colocado um baú. A professora comentou que: "Dentro do baú havia um tesouro muito especial para ser entregue a uma das duplas, porém para ganhá-lo deveríam acertar algumas charadinhas sobre a Turma do Sítio.
  • As charadas foram fixadas atrás de cada um dos personagens entregues às duplas. A professora leu as charadas e conforme íam sendo acertadas, o baú passou por uma dupla de cada vez, até chegar aos vencedores.
  • Para poderem abrir o baú, todos os alunos precisaram procurar a chave, que foi previamente escondida no pátio da escola.
  • Após, a chave ter sido encontrada, a dupla vencedora abriu o baú e distribuiu o "tesouro" nele contido, entre todos os colegas.
  • Dentro do baú havia um livro de histórias infantis para presentear cada criança. Esse era o tesouro!

Realizei esta atividade com meus alunos do 1º. Ano da Escola E. E. F. Cãndido Genro, no dia 17/04/2009.

CAÇADA AO COELHINHO DA PÁSCOA

Esta atividade realizei com minha turma de 1º. Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro, situada em Santiago/RS.
Todos entraram no clima de imaginação e muita emplogação. Foi uma animação total, inclusive da profe... As crianças amaram!!!

Objetivos:
  • Despertar a imaginação, socialização, criatividade, destreza e raciocínio lógico.
  • Conhecer os diferentes ambientes e setores da escola.

Materiais:
  • Cesta pascal contendo pequenos ovos de chocolate e pirulitos.
  • Envelopes com bilhetinhos personalizados.

Desenvolvimento:

¬ Motivar os integrantes da turma para receberem uma visita do Coelhinho da Páscoa a nossa escola.
¬ Esconder pelos diversos setores da escola, alguns envelopes contendo bilhetinhos que trazem pistas sobre a localização do Coelhinho, bem como, esconder uma cesta pascal contendo ovinhos de chocolate e pirulitos.
¬ Solicitar que uma funcionária da escola, coloque por baixo da porta da sala de aula, um bilhete supostamente deixado pelo “Coelhinho”.
¬ A professora fará a leitura do bilhete, que indicará um local da escola a ser visitado pela turma a fim de encontrarem o “amigo orelhudo”. Ao chegarem no local, encontararão outro bilhete contendo novas pistas sobre a localização do Coelhinho. E assim, sucessivamente, até encontrarem no pátio da escola a cesta de doces, cujo conteúdo deverá ser dividido entre todos.

domingo, 19 de abril de 2009

Este selinho foi oferecido pela amiga Priscila do maravilhoso blog AALFABETIZAÇÃO E CIA:

"Um livro é como uma janela: quando aberto nos revela um mundo colorido, cheio de fantasias e emoções". (Daniela Oliveira)

Ofereço esse selo para:

http://batista2008.blogspot.com/

http://tiasora.blogspot.com/

http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/

http://alfabetizacaoemfoco.blogspot.com/

http://arco-ris.blogspot.com/

http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/

http://copiadonadacriadocip.blogspot.com/

http://tatiana-alfabetizacao.blospot.com/


Você tem compromisso com a leitura?


Então, leva este selo com você e siga alguns passos:
* Postar em seu blog;

* Linkar a pessoa que te presenteou;


* Enviar para o maior número de blogs que tiverem compromisso com a Leitura (mas lembrando de deixar aquele recadinho especial);


* Postar uma frase que incentive o Hábito da Leitura