quinta-feira, 21 de julho de 2011

HISTÓRIA : A CINDERELA DAS BONECAS

Atividades desenvolvidas com as turmas de 1º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro, Santiago-RS, turma 101 da profe Silvana Santos e turma 102 da profe Daniela Oliveira (eu):

1º - Hora do Conto na Sala de Leitura Monteiro em Ação, utilizando o livro "A CINDERELA DAS BONECAS" de Ruth Rocha.





Me caracterizei de vovó Neném para contar a história.


Através da história trabalhamos sobre persistência, aproveitamento de materiais, higiene e partes do corpo, autoestima, e nos serviu como situação orientadora para explorarmos a letra B.


2º - As crianças receberam uma folha com a capa do livro xerocada, faltando a palavra BONECAS, que montaram com letras recortadas de revistas. Depois, ilustraram as partes que mais gostaram.
- A partir da palavra montada, exploramos outras palavras iniciadas por B, as mesmas foram registradas no caderno, ilustradas, montadas com alfabeto móvel. Outras atividades escritas foram feitas.


3º - Banho de Bonecas e Desfile: As crianças levaram bonecas e bonecos, banheirinhas ou bacias, sabonetes, toalhinhas, roupinhas, etc. Deram um banho em suas bonecas, arrumaram-nas e depois desfilaram com as mesmas.








Durante esta atividade explorei as partes do corpo, gênero masculino e feminino, e hábitos de higiene.


Após o banho, as bonecas foram arrumadas e cada criança desfilou com o seu brinquedo, em uma votação escolhemos a boneca e o boneco mais fashion do desfile.



ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS











segunda-feira, 20 de junho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Para refletir...

"A arte de viver começa a ser percebida quando aprendemos a desembrulhar os presentes que a vida nos oferece e quando conseguimos presentear com sentimentos perceptíveis os seres que amamos".







domingo, 15 de maio de 2011

AULA CRONOMETRADA - REVISTA VEJA

As avaliações oficiais para medir o nível do ensino no Brasil têm se prestado bem ao propósito de lançar luz sobre os grandes problemas da educação – mas não fornecem resposta a uma questão básica, que se faz necessária diante da sucessão de resultados tão ruins: por que, afinal, as aulas não funcionam? Muito já se fala disso com base em impressões e teoria, mas só agora o dia a dia de escolas brasileiras começa a ser descortinado por meio de um rigoroso método científico, tal como ocorre em países de melhor ensino. Munidos de cronômetros, os especialistas se plantam no fundo da sala não apenas para observar, mas também para registrar, sistematicamente, como o tempo de aula é despendido. Tais profissionais, em geral das próprias redes de ensino, já percorreram 400 escolas públicas no país, entre Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em Minas, primeiro estado a adotar o método, em 2009, os cronômetros expuseram um fato espantoso: com aulas monótonas baseadas na velha lousa, um terço do tempo se esvai com a indisciplina e a desatenção dos alunos. Equivale a 56 dias inteiros perdidos num só ano letivo.

Já está provado que a investigação contínua sobre o que acontece na sala de aula guarda relação direta com o progresso acadêmico. Ocorre, antes de tudo, porque tal acompanhamento permite mapear as boas práticas, nas quais os professores devem se mirar – e ainda escancara os problemas sob uma ótica bastante realista. Resume a especialista Maria Helena Guimarães: "Monitorar a sala de aula é um avanço, à medida que ajuda a entender, na minúcia, as razões para a ineficácia". Não é de hoje que países da OCDE (organização que reúne os mais ricos) investem nessas incursões à escola. Os americanos chegam a filmar as aulas. O material é até submetido aos professores, que são confrontados com suas falhas e insucessos. Das visitas que fez a escolas nos Estados Unidos, o pedagogo Doug Lemov depreendeu algo que a breve experiência brasileira já sinaliza: "Os professores perdem tempo demais com assuntos irrelevantes e se revelam incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital".
Numa manifestação de flagrante corporativismo, os professores brasileiros chegaram a se insurgir contra a presença dos avaliadores dentro da sala de aula. Em Pernambuco, o sindicato rotulou a prática de "patrulhamento" e "repressão". Note-se que são os próprios professores que preferem passar ao largo daquilo que a experiência – e agora as pesquisas – prova ser crucial: conhecer a fundo a sala de aula. Treinados pelo Banco Mundial, os técnicos já se puseram a colher informações valiosas. Afirma a secretária de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin: "Pode-se dizer que o cruzamento das avaliações oficiais com um panorama tão detalhado da sala de aula revelará nossas fragilidades como nunca antes". Nesse sentido, os cronômetros são um necessário passo para o Brasil deixar a zona do mau ensino.
 Roberta de Abreu Lima
Fonte: Revista Veja - Edição 2170/ 13 de junho de 2010, disponível em:
http://veja.abril.com.br/230610/aula-cronometrada-p-122.shtml


Leia na postagem abaixo uma carta escrita em resposta a esta reportagem...

CARTA DE UMA PROFESSORA À REVISTA VEJA

Recebi um email contendo uma carta escrita por uma professora e enviada para a Revista Veja, não tenho certeza se realmente foi escrita pela pessoa que assina, nem se realmente foi enviada a referida revista; mas o conteúdo dela é a mais triste e pura realidade.

Acho que essa carta serve como um "desabafo coletivo" dos proessores brasileiros.

Eu fico indignada quando ouço dizer que os professores são incapazes e mal-formados. É claro que não somos os donos da verdade e não sabemos tudo. Mas, somos competentes sim, estudamos muito para poder exercer nossa profissão, fazemos graduação, especialização, quando possível, mestrado e doutorado, participamos de cursos e mais cursos, formações, seminários, capacitações, etc., Vivemos  sobre os livros e hoje na internet também, pesquisando, correndo atrás da informação, nos atualizando, estudando sempre, elaborando planos de aula, corrigindo "calhamaços" de avaliações. Que outro profissional chega em casa e em vez de descansar, vai planejar para o dia seguinte? Ganhamos pouco sim, pois gastamos muito na nossa formação e nossa carga horária não restringe-se as aulas dadas na escola, trabalhamos muito em casa; nossos pais, esposos (as), filhos que o digam. Amo muito minha profissão, dou aula com prazer, esforço-me, estou sempre buscando melhorar, mas infelizmente, quando tiver uma oportunidade fora do magistério, acho que não pensarei muito para "cair fora". É uma profissão maravilhosa, mas mal-paga, mal valorizada e muito desgastante, além de que atualmente, a indisciplina e falta de educação da maioria dos alunos tem "destroçado" o ensino brasileiro. E não venham culpar os professores, porque EDUCAÇÃO e DISCIPLINA vem de casa, a família é que tem essas atribuições, nós só podemos complementá-la.

Bom, acabei desabafando, também, aqui vai a tal cartinha:

     Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.

     Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
    
    Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.

    Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.     Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”.

    Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.

    Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.

    Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?

    E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.

    Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.

    E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração.
    Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.

    Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.

    Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.

    Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.

    E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.

    Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.

    Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..

    Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo

    Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!

    Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.

    Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.


domingo, 17 de abril de 2011

DESCOBRIMENTO DO BRASIL - ATIVIDADES



























DATAS COMEMORATIVAS DE ABRIL

Olá, amigas (os) e visitantes!
Este mês de abril está uma correria, hein! E quantas datas comemorativas! Todas juntinhas... Fica um pouco difícil trabalhar todas elas, né?

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil
19 de abril - Dia do Índio
21 de abril - Tiradentes
22 de abril - Descobrimento do Brasil e Sexta-feira Santa
24 de abril - Páscoa.

O jeito é adequar! Bom o Dia do Livro Infantil (Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Aamarelo) trabalhei na semana entre 11 a 15 de abril, não dá pra deixar de lado esse tema essencial para o processo de Alfabetização e Letramento e que encanta tanto as crianças.

Dias 18, 19 e 20, trabalharei a Páscoa.

E na próxima semana de 25 a 29 de abril, fica minha sugestão de realizar um trabalho bem bacana sobre a Cultura Indígena e Descobrimento do Brasil integrados, em anos anteriores já fiz assim e dá certo. A valorização do índio e sua contribuição não podem ser deixados de lado e o descobrimento do Brasil pode ser trabalhado em forma de uma história lúdica com imagens. Fica bem Legal!

Bom, o Dia de Tiradentes acaba ficando de fora... Como meus alunos tem 6 anos, acho que ainda não tem maturidade para compreender um fato histórico desse gênero. Sempre comento que o feriado é em homenagem a um Grande Herói Brasileiro que lutou pelo povo, mas fico só por aí. Quando eles forem maiores, certamente conhecerão bem essa história.

Na próxima postagem vem algumas sugestões para trabalhar Descobrimento do Brasil, podem ser usadas também, nas aulas de história dos anos finais do Ensino Fundamental, tudo pode ser aproveitado e adequado.

Bjs!!!! Bom Domingo!