segunda-feira, 15 de abril de 2013

TEXTOS REFERENTES À ECOLOGIA - 3º E 4º ANO


Ecologia
Vida

Você sabia que...
...o boi pode viver até 25 anos?
...o cavalo pode viver até 60 anos?
...o chipanzé pode viver até 50 anos?
...o gato pode viver até 20 anos?

A Terra é um ambiente que proporciona muita vida.
Existem diferentes tipos de vida.
A vida que existe nos rios, lagos e mares chamamos de ecossistemas aquáticos.
A vida que existe nas florestas, campos, matos e desertos chamamos de ecossistemas terrestres.
A Ciência que estuda os ecossistemas se chama ECOLOGIA.
Você acha que existe vida em outro planeta?

Ar
Você sabia que...
...o vento é o ar em movimento?
...no ar também existe água porém ela está em gotas tão pequenas que é impossível vê-la?

O ar forma a atmosfera da Terra.
Atmosfera é a camada que envolve a Terra, tornando possível a vida neste planeta.
Nas cidades, o ar não é puro, porque é misturado com fumaça de carros, fábricas e lixo que é queimado.
Nas matas e florestas, o ar é puro.
Você já foi a alguma floresta?

Água
Você sabia que...
...se o ar é muito poluído em uma cidade, a chuva que cai também pode estar poluída?
...o sal que usamos na cozinha é retirado da água do mar?

A água é encontrada na natureza em diversas fontes: rios, lagoas, bicas e lençóis subterrâneos. A água destes lençóis subterrâneos (debaixo da terra), é retirada através de poços.
A água da chuva e a água do mar também são fontes importantes. A água do mar não serve para beber, porque ela é salgada.
A água é considerada um mineral pois se forma naturalmente.
Você conhece alguma fonte de água natural?

Alimento

Você sabia que...
...alguns peixes são herbívoros, pois comem frutas que caem na água?
...a maioria dos peixes é carnívora, comendo peixes menores e insetos?

Os seres vivos se alimentam de formas variadas.
Alguns animais alimentam-se de ervas e são chamados de herbívoros.
Outros se alimentam de carne de outros animais e são chamados de carnívoros.
Os animais que comem todos os tipos de alimentos são os onívoros.
As plantas também se alimentam, porém, de forma diferente, pois elas fazem o seu próprio alimento através da fotossíntese e da água com sais minerais que retiram da terra.
Você conhece algum animal herbívoro?

Luz

Você sabia que...
...existem aparelhos que funcionam com energia solar?
...a luz atravessa a água e o ar porque eles são transparentes?
...a luz pode penetrar no mar até uma certa profundidade?

O Sol é o astro rei do Sistema Solar, do qual nosso planetafaz parte.
Ele é o responsável pela luz do dia e seus raios emitem energia para os seres vivos.
Quando é noite, utilizamos a luz artificial, como a lâmpada. Ela normalmente funciona com energia elétrica.
Se faltar energia elétrica, o jeito é acender uma vela.
Em lugares onde não há energia elétrica, as velas e lampiões são utilizados para iluminar o ambiente.
Você conhece outro tipo de energia, além da energia elétrica?

Chuva

Você sabia que...
...o aparelho que mede a quantidade de chuva chama-se pluviômetro?
...as nuvens são movidas pelo vento e podem ir muito longe antes de chover?

A chuva faz parte do ciclo da água na natureza.
O ciclo da água acontece da seguinte forma: o sol aquece parte da água dos rios, mares, lagos, e ocorre a evaporação. Esse vapor sobe até muito alto na atmosfera. Como no alto da atmosfera é frio, esse vapor transforma-se em gotinhas que juntas formam as nuvens. Quando as nuvens ficam muito pesadas, começa a chover.
Você acha a chuva importante?

Floresta

Você sabia que...
...muitos remédios que tomamos vêm de plantas e animais que vivem nas florestas?
...quanto maior a árvore, maiores serão as suas raízes?

A floresta é uma riqueza natural.
Numa floresta vive uma grande variedade de plantas, além de muitas espécies de animais.
As florestas, normalmente, crescem em locais quentes e úmidos.
Muitas árvores das florestas são cortadas para uso da madeira em construções e fabricação de móveis. Assim ocorre o desmatamento causando o desequilíbrio ecológico.
Você conhece alguns animais que vivem nas florestas?

Rio
Você sabia que...
...o lugar onde nasce um rio é chamado de cabeceira ou nascente, e onde ele termina ou deságua chama-se foz?
...o Pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo?

Rio é uma corrente natural de água que começa em um lugar mais alto. A água vai descendo e aumentando de volume até encontrar outro rio, lago ou mar.
Muitos seres vivos vivem nos rios, como peixes e plantas aquáticas.
Os rios representam ecossistemas aquáticos.
Nos rios poluídos, muitos ecossistemas foram destruídos.
Você conhece algum rio poluído?

Mar
Você sabia que...
...a água do mar não serve para beber, pois é salgada?
...muitos mares estão poluídos, pois muitas cidades lançam lixo e esgotos em suas águas?

A água salgada que existe na Terra é chamada de mar. Mar é uma fonte de água natural, mas não é utilizada para beber, pois é salgada.
O sal, que usamos na comida, vem do mar.
As águas do mar se movimentam.
Muitas pessoas vão à praia para se divertir nas águas do mar.
Você conhece o mar?

Fonte: Projeto Apoema

TEXTOS REFERENTES À MEIO AMBIENTE - 3º E 4º ANOS


Ambiente
Terra

Você sabia que...
...quando um lado da Terra é dia, o outro é noite?
...pequenos planetas são chamados de asteróides?
...a Terra precisa de você?

Nosso Planeta Terra está no Sistema Solar.
O Planeta Terra gira em torno do Sol. O tempo de duração de uma volta completa ao redor do Sol é de 365 dias, ou seja, um ano.
A Terra também gira em torno de si mesma, como um pião.
Para completar uma volta leva 24 horas, ou seja, um dia.
A Lua gira ao redor da Terra, assim como a Terra gira ao redor do Sol.
Você sabe o nome de outros planetas do Sistema Solar?

Natureza

                                                                    Você sabia que...
...uma minhoca pode viver até 10 anos?
...o mais alto ser vivo da natureza é uma árvore que se chama Sequóia?

A natureza é formada por rios, plantas, animais, mares, montanhas, etc.
Todos os seres vivos precisam da natureza e devem cuidar dela.
Podemos cuidar da natureza não desperdiçando água, energia, alimentos, não poluindo o ambiente com lixo ou fumaça.
Devemos preservar a natureza.
O que você pode fazer para preservar a natureza?

Plantas

Você sabia que...
...as mais antigas plantas são as algas (plantas aquáticas)?
...planta completa é uma planta que possui raiz, caule, folha, flor e fruto?

As plantas são seres vivos.
Algumas vivem na terra e outras, na água.
As plantas também são chamadas de vegetais.
As plantas são recursos naturais que as pessoas usam para viver. Elas são utilizadas na alimentação, no preparo de medicamentos, na fabricação de móveis, etc.
Qual a planta que você acha mais bonita?

Alimentos

Você sabia que...
...uma boa alimentação começa com uma boa mastigação?
...comer vegetais crus é muito mais saudável?

Todos os seres vivos precisam de alimento para viver.
Os alimentos dão energia e ajudam no crescimento.
As plantas produzem seu próprio alimento através das folhas e das raízes.
Os animais alimentam-se de vegetais e de outros animais.
A água é um importante alimento dos seres vivos.
De qual alimento você mais gosta?

Cidade Grande

Você sabia que...
...as pessoas que vivem nas cidades grandes consomem mais produtos descartáveis?
...o trânsito é mais intenso nas cidades grandes?

Existem muitas cidades grandes, também chamadas de municípios.
As cidades grandes são muito movimentadas, porque lá moram muitas pessoas.
As cidades têm vários bairros. Cada bairro tem um nome.
As cidades grandes enfrentam problemas de violência, poluição, trânsito tumultuado.
O trânsito de sua cidade é tumultuado?

Cidade Pequena

Você sabia que...
...as pessoas das cidades pequenas normalmente sofrem menos de doenças do que as pessoas que moram em cidades grandes?
...muitas cidades ainda não possuem energia elétrica?

Existem muitas cidades, também chamadas de municípios.
Algumas cidades são pequenas.
As cidades pequenas são sossegadas, porque lá moram poucas pessoas.
Nestas cidades existe muita vegetação.
As cidades pequenas também têm bairros.
As cidades pequenas também têm problemas de poluição e desmatamento.
Você mora em uma cidade grande ou pequena?

Pessoas
Você sabia que...
...raças são conjuntos de pessoas que têm as mesmas características, como: cor da pele, formato da cabeça, tipo de cabelo, etc?
...no Brasil existem 206 povos indígenas?

No mundo todo, vivem muitas pessoas de raças diferentes:
- negros;
- amarelos;
- brancos.
Cada raça possui culturas diferentes. Cultura é a forma de vida: o que comem, o que vestem, como dançam, como cantam. Nas cidades grandes, as raças se misturam.
Você conhece pessoas de raça diferente da sua?

Países
Você sabia que...
...o nosso país, que se chama Brasil, possui 10 países vizinhos?
...os países possuem formas e tamanhos diferentes uns dos outros?

Países são áreas de terras onde vivem pessoas que normalmente falam a mesma língua.
Os países são formados por elementos naturais, criados pela natureza: morros, rios, campos, lagos, matas, e por elementos humanos criados pelas pessoas: estradas, casas, prédios, plantações, campos de criação.
Cada país tem suas próprias características, dependendo da localização no globo terrestre.
Qual é o nome do seu país?

Animais Pequenos

Você sabia que...
...os passarinhos não têm dentes?
...os peixes têm sangue frio?
...os peixes não mexem a cabeça, pois eles não têm pescoço?

Diariamente convivemos com animais pequenos. Quando olhamos pela janela podemos ver pássaros, insetos. Quando caminhamos, podemos ver cachorros, gatos.
Em chácaras e fazendas encontramos patos, porcos, galinhas, coelhos.
Muitas pessoas têm animais de estimação. Gatos, cachorros são os mais comuns.
Não devemos ter pássaros em gaiolas.
Você tem um animal de estimação?

Animais Grandes

Você sabia que...
...o animal mais barulhento é a baleia-azul e que seu som pode ser ouvido a centenas de quilômetros?
...a baleia-azul está ameaçada de extinção?

Os animais grandes vivem espalhados pelo Planeta Terra.
A maioria destes animais vivem nas florestas e matas como a girafa, o elefante, a onça-pintada e outros. As baleias e os tubarões vivem no mar. Nos rios vivem jacarés e crocodilos.
Vacas, bois, cavalos são animais grandes que vemos com maior freqüência.
Os animais grandes correm perigo de extinção com os desmatamentos e com a poluição.
De qual animal grande você mais gosta?



Fonte: Projeto Apoema

TEXTOS REFERENTES À RECICLAGEM - PARA 1º E 2º ANOS


Reciclagem

RECICLAR O LIXO


Existe muito lixo na Terra.
O lixo pode ser reciclado.
Reciclar ajuda a preservar a natureza.
Vocabulário: preservar - cuidar, poupar.


O QUE É RECICLAR?


Reciclar é aproveitar o lixo de novo.
As pessoas devem reciclar o lixo.
Na natureza tudo é reciclado.
Vocabulário: reciclar - dar nova forma para usar novamente.


SEPARAR O LIXO


lixo deve ser separado e limpo.
Assim fica mais fácil de reciclar.
Vocabulário: separado - agrupado por tipos, por exemplo: vidro com vidro, papel com papel, etc.


POR QUÊ RECICLAR?


reciclagem ajuda o Planeta Terra.
Existe muito lixo na Terra.
reciclagem diminui o lixo.
Vocabulário: reciclagem - forma de renovar coisas que não precisamos mais e jogamos fora.

Fonte: Projeto Apoema

Sugestões:
# Promover uma Campanha de Conscientização e Segregação de Materiais Recicláveis na escola.
# Utilizar os textos para montar cartazes e afixar na escola.

TEXTOS REFERENTES À PRESERVAÇÃO - PARA 1º E 2º ANOS


Preservação

ANIMAIS EXTINTOS

Os Dinossauros viviam na Terra.
Eles estão extintos.
Os ossos de alguns Dinossauros estão em museus.
Vocabulário: extinto - que não existe mais.

ANIMAIS E PLANTA EM EXTINÇÃO

Muitas pessoas derrubam as árvores.
Por isso, muitos animais e plantas acabam morrendo.
Extinção é o fim de uma espécie.
Muitos animais correm perigo de extinção.
Vocabulário: espécie - conjunto de seres muito parecidos entre si.

POLUIÇÃO

poluição mata muitos seres vivos.
As pessoas poluem o ambiente com fumaça, lixo, esgotos, etc.
Vocabulário: poluir - sujar com substâncias que fazem mal ao homem ,animais e plantas.

POLUIÇÃO DO AR

poluição do ar faz mal à saúde.
A fumaça suja o ar.
Muitas pessoas ficam doentes por causa da poluição do ar.
Vocabulário: saúde - estado de quem se sente bem, de quem não está doente.

POLUIÇÃO DA ÁGUA

poluição da água faz mal à saúde.
Muitos peixes morrem por causa da poluição.
Água poluída é água suja.
Vocabulário: peixe - animal que vive na água.

POLUIÇÃO DA TERRA - LIXO

lixo polui o nosso ambiente.
Sempre devemos colocar o lixo na lixeira.
lixo deve ser separado.
Vocabulário: lixo - tudo que não serve mais e que jogamos fora.

ALIMENTOS

Existem alimentos naturais que vêm da natureza: cereais, ovos, leite, carne, frutas.
Existem alimentos industrializados: bolachas, balas, enlatados.
Os alimentos naturais são os mais saudáveis.
Vocabulário: industrializados - produzidos em indústrias.


Fonte: Projeto Apoema

Sugestões:
* Cada texto pode servir como base para pesquisas em sala de aula.
* Montar os textos de forma que cada frase tenha espaço destinado para colagem de gravuras ou ilustrações.

TEXTOS REFERENTES À ECOLOGIA - PARA 1º E 2º ANOS


Ecologia

VIDA

As plantas, as pessoas, os animais têm vida.
Os seres vivos precisam uns dos outros para viver.
Vocabulário: vida - estado dos seres vivos (plantas e animais) que nascem, crescem, se reproduzem, se alimentam, etc.

AR

Os seres vivos precisam de ar.
ar puro não tem cor.
A fumaça polui o ar.
Vocabulário: ar - conjunto de gases que formam a atmosfera da Terra. É invisível, não tem cheiro, nem gosto.

ÁGUA

Os seres vivos precisam de água.
Nos rios e lagoas, a água não tem gosto.
No mar, a água é salgada.
Vocabulário: água - líquido natural, transparente, sem cor, cheiro ou sabor e indispensável à vida.

ALIMENTO

Todos os seres vivos precisam de alimentos.
As plantas, as pessoas e os animais se alimentam de forma diferente.
Vocabulário: seres vivos - seres que têm vida, que se alimentam, etc.

LUZ

A Terra não tem luz própria.
Nosso planeta precisa da luz do sol.
Quando a Terra está iluminada, é dia.
Quando a Terra está escura, é noite.
Vocabulário: Sol - estrela em torno da qual giram a Terra e outros planetas do sistema solar.

CHUVA

chuva cai das nuvens do céu.
Muita chuva causa enchentes.
Quando não chove, temos a seca.
Vocabulário: chuva - água que cai das nuvens em forma de gotas.

FLORESTA

Floresta é um conjunto de árvores.
Nas florestas vivem muitos animais.
As florestas são importantes porque elas purificam o ar.
Vocabulário: floresta - conjunto de árvores grandes, próximas umas das outras, cobrindo grandes pedaços de terra.

RIO

rio tem muita água.
A água que usamos vem dos rios.
Alguns rios são grandes, outros são pequenos.
Muitos peixes e plantas vivem nos rios.
Vocabulário: rio - corrente de água natural que vai de um lugar mais alto para outro mais baixo, aumentando de volume até encontrar outro rio, lago ou mar.

MAR

mar tem muita água.
A água do mar é salgada.
O sal marinho vem da água do mar.
Vocabulário: mar - a água salgada do globo terrestre; oceano.

Sugestão: 
# Trabalhar cada texto separadamente, reproduzindo-os em cartazes para leitura coletiva, exploração de palavras, montagem de painéis.
#Procurar gravuras que ilustrem cada texto.
# Montar textos enigmáticos, onde as crianças devem substituir as imagens por palavras. 

TEXTOS REFERENTES À MEIO AMBIENTE - PARA TURMAS DE 1º E 2º ANO


Ambiente

TERRA


Terra é um planeta.
Terra gira em torno do Sol.
O Sol é uma grande estrela.
Ele ilumina a Terra.
A Lua gira em volta da Terra.
Vocabulário: planeta - astro sem luz própria, que gira em torno de uma estrela.

NATUREZA


natureza existe na Terra.
As pessoas fazem parte da natureza.
Sem a natureza ninguém pode viver.
Devemos cuidar da natureza.
natureza embeleza o planeta Terra.
Vocabulário: natureza - todos os seres, todas as coisas do universo não feitas pelo homem: os animais, as plantas, as montanhas, etc.

PLANTAS


Na natureza há plantas.
Algumas plantas têm flores como a rosa, a margarida, o lírio, o cravo.
Algumas plantas têm frutos e flores como a laranjeira, a macieira, a pereira, a bananeira, etc.
Vocabulário: planta - qualquer vegetal: as hortaliças, os pés de flores, as árvores.

ALIMENTOS


Todos os seres vivos precisam de alimentos.
Os alimentos vêm das plantas e dos animais.
A água e o sal também são alimentos que vêm da natureza.
Vocabulário: alimento - o que se come; o que é próprio para comer.

CIDADE GRANDE


Na Terra existem cidades.
Algumas pessoas moram em cidades grandes.
As cidades grandes têm hospitais, escolas, prédios, mercados, carros.
Vocabulário: cidade - lugar habitado por pessoas, com ruas, praças, escolas, lojas, etc.

CIDADE PEQUENA


A Terra tem cidades pequenas.
Algumas pessoas moram em cidades pequenas.
As cidades pequenas têm poucas casas, poucas pessoas e pouco movimento.
Vocabulário: movimento - ato de mover. Pessoas e carros que se movem de um lugar para o outro.

PESSOAS


As pessoas têm raças diferentes.
As pessoas podem ser brancas, negras ou amarelas. Quando estas raças se misturam, surgem outras raças.
Vocabulário: pessoa - qualquer ser humano: homem, mulher ou criança.

PAÍSES


Na terra existem muitos países.
País é um pedaço de terra.
Um país É formado por muitas cidades, onde moram muitas pessoas.
Cada país tem a sua bandeira.
Vocabulário: país - território habitado por um povo e limitado por fronteiras.

ANIMAIS PEQUENOS


Os animais pequenos estão em toda parte.
Devemos cuidar dos animais.
As pessoas gostam de ter animais de estimação.
Vocabulário: estimação - sentimento de amor, apego, carinho.

ANIMAIS GRANDES


Alguns animais são grandes.
Muitos vivem nas matas e florestas: a girafa, o jacaré, a onça pintada, o elefante...
A baleia vive no mar.
Vocabulário: mata - terreno onde crescem árvores silvestres; bosque, mato.

Fonte: Projeto Apoema

terça-feira, 9 de abril de 2013

domingo, 7 de abril de 2013

O DEVER DE CASA DOS PAIS


Quem tem filho na escola percebe logo: o que mais se espera da família é participação e mais participação. Não à toa, ela vive recebendo convites para apresentações de artes, feiras de ciências, festas e eventos esportivos. Sem falar das reuniões de praxe e das eventuais convocações individuais. Tantas tentativas de aproximação têm razão de ser. "Diferentes estudos mostram que a presença dos pais na educação dos filhos é um dos maiores, senão o maior, fator ligado ao sucesso escolar", diz Ernesto Martins Faria, economista e autor do portal Estudando Educação, que reúne pesquisas na área. O especialista em sistemas de avaliação de ensino José Francisco Soares completa: "A probabilidade de isso ter efeito positivo no desempenho dos alunos é tão alta que a busca de uma maior integração escola-família deve ser parte decisiva de qualquer projeto educacional". 

No fundo, ainda que de modo intuitivo, as famílias também sabem o que já é consenso entre os educadores. Em uma pesquisa da Fundação Victor Civita (FVC) com o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, que sondou 840 pais de alunos da rede pública da cidade de São Paulo, os entrevistados consideraram a própria participação na vida escolar do filho como o terceiro fator mais importante para o professor ensinar melhor, atrás de uma boa formação universitária e um salário satisfatório. Na contramão de todas essas constatações, porém, as famílias são cada vez menos presentes. Em outro estudo da FVC, que traçou o perfil dos coordenadores pedagógicos, 78% deles disseram que há pais que se interessam e se envolvem, sim, mas uma parcela significativa nem sequer dá as caras na escola. O mais alegado empecilho é a falta de tempo, já que tanto pais quanto mães hoje cumprem jornadas de trabalho extensas e exaustivas. 

Até quem tenta manter um sistema tête-à-tête nem sempre acerta no tom. "As famílias que conseguem acompanhar a vida escolar do filho de maneira adequada, infelizmente, não são a maioria", estima a psicopedagoga Nívea Fabrício, conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia e diretora do Colégio Graphein, em São Paulo. Na pesquisa da FVC com pais paulistanos, o que foi aprendido em aula e a lição de casa só aparecem em quarto e quinto lugares do ranking de assuntos abordados nos papos com os filhos sobre a escola. Nas três primeiras posições, estão brigas, drogas e colegas de classe. 

Se as famílias falam menos do que o desejado sobre assuntos que interessam diretamente à aprendizagem, imagine ter uma participação mais ativa. Uma análise dos micro-dados recentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), feita por Ernesto Faria a pedido de CLAUDIA, mostrou que 94% dos docentes relacionam as dificuldades dos seus alunos à falta de assistência e acompanhamento dos responsáveis nos deveres de casa e nas pesquisas. 

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo, Luciana Fevorin, é mais frequente que os pais de crianças na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental fiquem lado a lado na hora da lição de casa do que os que têm filhos na segunda etapa do fundamental e no ensino médio - estes procuram fazer uma observação global do comportamento com os estudos. Sentar-se junto para assessorar nas tarefas pode ser positivo desde que se respeitem certas regras. 

Mas, mesmo quem não tem brechas na agenda para tanto pode contribuir com a aprendizagem. "Existe uma ideia de que família presente é só aquela que fica, diariamente, ao lado do filho para ajudar a fazer a lição, informando, corrigindo, ensinando. Mas há outras formas efetivas de participação", avisa a pedagoga Débora Vaz, diretora do Escola Castanheiras, em Tamboré, na Grande São Paulo. "Até porque a sistematização de conhecimentos é função da escola, não da família, que deve apenas se preocupar em criar um ambiente rico e propício aos estudos", afirma a socióloga Gisela Wajskop, diretora do Instituto Singularidades, um dos mais bem avaliados cursos de formação de professores. 

Na prática, o papel da família inclui garantir um espaço adequado para a realização das tarefas, dar acesso a fontes de pesquisa, fornecer os materiais necessários, estabelecer com a criança ou o adolescente uma rotina de estudos, cobrar pontualidade, concentração e capricho - até solicitar que o trabalho seja refeito quando, visivelmente, foi produzido só para se livrar da obrigação. Sua principal missão é estimular o comprometimento e uma noção de responsabilidade. "Não se trata de estar do lado no momento da lição para exigir a resposta correta, mas de incentivar desde cedo atitudes coerentes em relação aos estudos", ressalta Débora.


E isso não requer saber os conteúdos ensinados em classe nem ter de reservar muito tempo. Um telefonema durante o dia e uma checagem de cadernos ao chegar do trabalho talvez sejam suficientes para quem quer começar a agir. Assim, já será possível avaliar se seu filho tende a um perfil autônomo e responsável ou se precisa de marcação cerrada - e, então, montar uma estratégia personalizada. 

Ainda que o trabalho não permita ir a todas as reuniões, a participação nas de pais e mestres é importante. São momentos de troca de informações e de travar acordos de expectativas e de procedimentos. "É necessário se informar sobre a realidade da escola e compartilhar com o filho os desafios dele. A criança precisa ver que os pais estão interessados em participar de sua vida", diz Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação. 

Claro que a escola precisa fazer a parte dela, orientando os pais e evitando demandas impossíveis. Aliás, cabe às famílias vigiar isso - verificando, por exemplo, se as lições são protocolares, passadas mecanicamente e nem chegam a ser corrigidas. Recentemente, associações de pais dos Estados Unidos, da Espanha e da França manifestaram-se contra tarefas exaustivas, que, em vez de servir como instrumento para o desenvolvimento das crianças, funcionam como uma punição. Foi até lançado pelos americanos o movimento Healthy Homework Guidelines, em prol de deveres de casa estimulantes e não redundantes com o que já foi feito em sala de aula. 

Na Prima Escola, em São Paulo, os deveres de casa tradicionais vira e mexe são substituídos por atividades culturais, como assistir a um documentário ou fazer palavras cruzadas. "Programar uma ida ao Museu da Língua Portuguesa é mais importante do que passar três páginas de exercícios para resolver em casa", defende a diretora, Edimara Lima. A especialista lamenta que as crianças e os jovens de hoje conheçam a Disney, mas, muitas vezes, nunca tenham ido a um teatro. "Por isso, a escola deve procurar ampliar a visão de mundo de seus alunos e incentivá-los a fazer conexões entre as diferentes áreas de conhecimento." 

Os pais, por sua vez, também podem - e devem - colaborar para aumentar a bagagem cultural do filho. E isso produz um impacto altamente positivo. Uma família que frequenta unida museus, cinemas, livrarias e teatros transmite a mensagem de que o conhecimento é um bem valioso, ajudando a construir bases sólidas para uma aprendizagem mais significativa. Do mesmo modo, é essencial participar dos eventos artísticos e esportivos organizados pela escola. Até porque é uma maneira de os pais criarem uma proximidade maior com o ambiente escolar do filho, o que os torna ainda mais aptos para conversar sobre todas as questões que ocorrem ali. 

A educadora Luciana Fevorin enfatiza que, nas chances de falar sobre a escola ou de estar nela, a família deve observar o tipo de vínculo estabelecido pela criança ou pelo adolescente com o ato de aprender. "Os pais precisam ver se o filho aceita desafios ou se intimida diante deles, se lida bem com correções, se é muito exigente consigo mesmo ou, pelo contrário, faz qualquer coisa para se livrar das tarefas e o que diz sobre professores e amigos", explica. Nem é tanto assim, até para a mãe que tem carreira e é muito ocupada. 

PARCERIA AFINADA 

Se você é daquelas mães que preferem (e podem) se sentar do lado do filho na hora de realizar a tarefa do dia, atenção para estas quatro dicas que vão ajudá-la a não ultrapassar os limites

1. Não caia na tentação de resolver todas as dúvidas que a criança encontrar sem nem deixá-la pensar e praticamente fazendo a tarefa em seu lugar. A lição de casa é um momento para ela exercer a autonomia. 
2. Cuidado com o perfeccionismo: não queira corrigir tudo. Arrumar erros de grafia de palavras, por exemplo, pode atropelar as etapas de alfabetização. Em qualquer série, isso impedirá que o professor note as dificuldades de seu filho e intervenha de forma adequada. 
3. Estimule o raciocínio. Ou seja, em vez de dar respostas prontas para as perguntas que surgirem, exponha exemplos que façam a criança pensar e tirar as próprias conclusões. 
4.   Evite críticas, porque interferem na autoestima e criam inseguranças.


domingo, 31 de março de 2013

FÓRUM PRÓ-DESENVOLVIMENTO DE SANTIAGO-RS

   Inicia hoje, 01 de abril e estende-se até 05/04/13 o II FÓRUM MUNICIPAL PRÓ-DESENVOLVIMENTO DE SANTIAGO.

       Veja a programação e participe!