sexta-feira, 20 de março de 2015

COMEMORE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA COM SEUS FILHOS OU ALUNOS!

Dois terços do nosso planeta é formado por água, mas apenas 1% desta água pode ser utilizada por mais de 7 bilhões de pessoas de uma população mundial que só aumenta. Esse fato, por si só, já mostra qual é a importância da água para as nossas vida.

Em tempos de racionamento de água, como este que o país vem enfrentado, cuidar bem desse recurso é mais importante do que nunca! Se não quisermos que as próximas gerações sofram com a falta de água, é necessário conscientizar as crianças desde pequenas sobre o seu uso.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a conferência Eco-92, no Rio de Janeiro. E, desde 22 de março de 1993, a data é comemorada no mundo todo como uma forma de chamar a atenção para as questões que envolvem água e meio ambiente.

Que tal então aproveitar o Dia Mundial da Água e ensinar aos seus filhos a importância de economizar água? Jogos e brincadeiras são uma ótima forma de ensinar temas importantes às crianças de forma divertida. Confira a seguir alguma ideias.


Maneiras de economizar água brincando


– Gincana de quem toma banho mais rápido: ao diminuir o tempo no chuveiro de 15 para 5 minutos é possível poupar até 90 litros de água! Então que tal anotar durante uma semana o tempo de cada membro da família no banho e quem economizou mais água escolhe o almoço de domingo?

– Competição de quem coleta mais água da chuva: crianças adoram brincar com água, por isso essa é uma ideia bastante útil. Valem baldes embaixo da calha ou potes na janela. Essa água não deve ser consumida, mas pode ser aproveitada de várias outras formas: para dar descarga no vaso sanitário, lavar a bicicleta, limpar calçadas, o carro, etc.

– “Cada um com a sua caneca”: que tal se todos na família tivessem a sua própria caneca personalizada para beber água? Além de ajudar a economizar água, a brincadeira pode ser um bom jeito de manter os filhotes sempre hidratados. Existem tintas específicas para canecas de porcelana que são superfáceis de usar. É só soltar a imaginação!


Jogos que mostram a importância da água


Jogo da Água: neste jogo da Câmara dos Deputados, os pequenos precisam encontrar soluções para oito situações que podem causar o desperdício de água, como escovar os dentes e lavar roupas. Ao escolher a melhor forma de lidar com problemas do dia a dia, eles aprendem novas maneiras de economizar água.

Patrulha Gota D’Água: as crianças ajudam o Super H2O a acabar com o desperdício e aprendem mais sobre a importância da água. Neste jogo do Clubinho Sabesp, as crianças precisam recolher as gotas desperdiçadas pela cidade e fugir dos vilões Ratantan e Dr. Gastão. Os menorezinhos vão adorar a aventura!

Água em Jogo: este game é perfeito para os adolescentes. O desafio é evitar o racionamento de água para a população. Com uma interface bastante realista, o mais bacana é que o jogo da Agência Nacional de Águas (ANA) conta com eventos naturais inesperados, como inundações e períodos de estiagem, além de indicadores e ferramentas reais de fiscalização.

O que você achou dessas ideias de brincadeiras e jogos para mostrar a importância de economizar água para seus filhos? 

Deixe seus comentários ou sugestões! 

Se interessou pelo assunto? Veja outras atividades para ensinar as crianças sobre o uso consciente da água. Clique aqui para mais dicas de economia de água.

Um comentário:

  1. Muito interessante. Vou usar na minha escola no próximo ano, pois estamos precisando ter um trabalho assim, mais consistente e que não se resuma ao dia 22 de março.

    ResponderExcluir