domingo, 26 de janeiro de 2014

BRINCADEIRAS PARA VOLTA ÀS AULAS

Objetivos:
  • Promover a integração e adaptação dos alunos. 
  • Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo. 
  • Resgatar valores importantes, como respeito e solidariedade. 
  • Abordar a ética no cotidiano escolar. 
  • Reforçar a importância da cooperação e da amizade. 

01 - Vamos brincar de massinha?

Faixa Etária: 1º e 2º Ano
1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.
3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.


02 - Troca de presentes 

Faixa Etária: 1º ao 3º ano
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.



03 - Pintura Coletiva

Faixa Etária: 4º e 5º ano
1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.
3. Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2014?

04 - Dinâmica do pirulito

Faixa Etária: 3º e 4º ano
Objetivo: Reforçar a amizade
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.
2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.
3. Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.
4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.


05 - Auto Retrato

Faixa Etária: 4º e 5º Ano
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.
2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.
3. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.
4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.
5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.
6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.
7. Dê continuidade até que todos se apresentem.

06 - Árvore dos Sonhos 
   Faixa Etária: 1º ao 5º ano
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixá-la em um painel em sala de aula ou no pátio.
2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2014?
3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.
4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.
5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.

DICA: A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.

07 - Da ordem ao caos

Faixa Etária: 4º e 5º ano
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.
2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.
3. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.
4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.
5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.

DICA: Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.

08 - Contrato Pedagógico

Faixa Etária: 1º e 5º ano
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.
2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade.


Fonte: :http://www.pragentemiuda.org/2014/01/8-atividades-e-dinamicas-para-volta-as-aulas-1-a-5-ano.html#ixzz2rWHYu226



Nenhum comentário:

Postar um comentário