quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

EXPLORANDO O ALFABETO MÓVEL

Objetivos:
  • Conhecer as letras do alfabeto;
  • Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras;
  • Trabalhar com alfabeto móvel;
  • Comparar as palavras quanto as semelhanças e diferenças sonoras;
  • Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra;
  • Identificar a sílaba como unidade fonológica;
  • Desenvolver correspondência grafofônica;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.


ATIVIDADES MOTIVADORAS:

LIVROS INFANTIS

Para o trabalho com o alfabeto móvel é necessário que os alunos conheçam as letras do alfabeto. Nesse sentido, sugerem-se alguns livros e atividades que podem evidenciar as letras do alfabeto.

Título: Alfabetário

Autor: José de Nicola

Editora: Moderna

Sinopse: A obra Alfabetário traz lindos poemas, cada um com uma das letras do alfabeto, de A a Z. No último poema, intitulado "Brincadeira de roda do Carlos", reúnem-se todas as letras, inclusive as recém-incluídas K, W e Y, e se faz uma bem-humorada paródia do poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade. Aprender o alfabeto com poesia é uma maneira divertida e eficiente de aprender!



Título: O aniversário do Seu Alfabeto 

Autor: Amir Piedade

Editora: Cortez

Sinopse: É aniversário do Seu Alfabeto mas quem ganha o presente é a garotada. Neste livro de Amir Piedade, repleto de ilustrações coloridas e divertidas de Luiz Gesini, as letras do alfabeto são apresentadas uma a uma através de um texto extremamente interessante. Cada convidado leva para Seu Alfabeto um presente que representa a sua letra. No decorrer da festa há muita confusão e, de forma lúdica, aprende-se sobre regras gramaticais e de convivência. Indicada para crianças em fase de alfabetização, a obra estimula a reflexão e a criatividade.

Obs.: Já trabalhei com este livro numa turma de 1º ano. Foi uma experiência extremamente válida e curtimos momentos de aprendizagem lúdica e concreta. A história do livro foi apresentada em Power Point (disponível em sites de busca na internet), após realizamos atividades com alfabeto móvel, atividades escritas retomando a história, produção textual pelos alunos (cada um sorteou uma letra do alfabeto e através de recortes e colagens montou em uma folha A4 o presente que levaria para o "alfabeto", devendo este iniciar pela letra sorteada), para finalizar realizamos uma Festa para comemorar o Aniversário do Alfabeto, que estaria completando 26 anos (sugestão dos alunos = 26 letras).

1º Ano da Escola E.E.F. Cândido Genro - Profª Daniela Oliveira -  2011/ Santiago-RS


JOGO DA COBRINHA SABIDA

A finalidade desse jogo é fazer com que os alunos explorem o alfabeto e memorizem a sequência alfabética, pré-requisito essencial para facilitar a procura em dicionários, listas, enciclopédias, dentre outros.


a) Forme um grupo de cinco jogadores.

b) Providencie o desenho de uma cobrinha juntamente com todas as letras do alfabeto para cada grupo e coloque dentro de um saquinho. Como são 5 grupos, serão 5 cobrinhas e 5 alfabetos completos.

c) Sem olhar, cada jogador pega uma peça no saco. Depois, começa tudo de novo. Cada um pega mais uma peça, até que todos tenham cinco peças na mão.

d) A letra A não vai ser de ninguém. Se alguém tirá-la, deve colocá-la na cabeça da cobra e pegar outra peça.

e) Com uma parlenda ou uma dinâmica ou um sorteio, decidam quem vai começar o jogo. Estabeleça também qual vai ser a ordem das jogadas, ou seja, se elas serão no sentido horário ou no anti-horário.

f) O jogador que iniciar a partida deve colocar uma letra na cobrinha, respeitando a ordem alfabética, do começo para o fim, ou do fim para o começo. Portanto, ele deverá colocar na cobrinha ou a letra B ou a letra Z.

g) Não é permitido colocar peça fora da sequência. Quando o jogador não tiver a peça, ele deverá passar a vez a outro.

h) Ganha o jogo, quem encaixar primeiro todas as letras.

Fonte: Portal do Professor - MEC


ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O ALFABETO MÓVEL:

*Exploração do nome:

*Montar com alfabeto móvel,;

*Contar quantas letras, destacar a letra inicial, ilustra

* Recortar letras de jornais e revistas e montar o nome;

* Montar caça-palavras e cruzadinhas com o nome;

* Montar uma lista temática com a letra do nome;

* Comparar a escrita de dois nomes verificando: Quantas letras,qual nome é maior, quais as letras que se repetem, quantas vogais tem em cada nome,quantas sílabas.

* Montar outros nomes com as letras do seu nome;

* Através de colagem, montar os nomes de colegas da turma;


*Exploração de palavras:

* Montar as palavras-chave;

* Montar e desmontar novas palavras e ilustrá-las;

* Ouvir uma história e montar o nome dos personagens;

* Ditado de palavras: Quem montar a palavra primeiro vence;

* Em duplas quem conseguir montar mais palavras com o alfabeto móvel vence;

* A professora escolhe um tema e indica a letra. O grupo que montar mais palavras vence;

* Stop! Os alunos embaralham o alfabeto móvel e quando a professora disser já eles colocam em ordem alfabética.Vence quem acabar primeiro;

* Jogo da memória. A professora apresenta o desenho e vira a gravura os alunos tem que montar o nome do desenho com o alfabeto móvel;

* Montar o nome e dentro dele encontrar novas palavras;

* Jogo da memória diferente.A professora apresenta o desenho e o aluno a letra que começa ou termina a palavra;

* Apresentar um texto e pedir aos alunos que montem as palavras que já conseguem ler sozinhos;

* A professora uma operação matemática e pede aos alunos que montem a resposta;

* Montar uma frase que já consegue ler sozinho;

* Em círculo a professora fala o nome de uma letra e os alunos apresentam;

* O professor escreve várias palavras em uma cartolina recorta e coloca em uma caixa os alunos vão tirar,ler e montar a palavra sorteada;


JOGOS COM ALFABETO:

1. PARE JÀ!!!
* Para esse jogo você precisa: Fichas do alfabeto móvel,
* Reunir-se com três ou quatro colegas,formando o seu grupo.
* A professora escolhe um tema e indica uma letra. Assim: “animais com M”, “frutas com P”, “comida com S”
* Com as fichas você e o seu grupo tentam formar o maior número de palavras começada com a letra escolhida.
* Quando a professora disser “PARE JÀ” !!!, vence o grupo que tiver montado o maior número de palavras.

ATENÇÂO!!!! Veja as variações do jogo:
* A professora conta uma história e você e seus colegas montam o nome dos personagens com as fichas.
* Um ou mais alunos assumem o lugar da professora,escolhendo os temas.A professora é quem vai formar as palavras


2.ORDEM ALFABÈTICA
* Para esse jogo você precisa : Alfabeto móvel
* Cada jogador deve separar e embaralhar muitos bem as sua fichas de letras.
* Quando a professora der o sinal,todos devem começar ao mesmo tempo, a organizar suas fichas em ordem alfabética.
* Vence quem colocar as letras em ordem primeiro;


3. PALAVRA SECRETA.
* Você vai precisar do alfabeto móvel.
* Pense em uma palavra e mostre aos colegas a ficha da primeira sílaba dela.
* Seus colegas devem descobrir a(s) sílaba(s) que falta(m) e formar uma palavra completa.
* Agora é a vez de seus colegas imaginarem a palavra secreta


4. CAMPEONATO DE PALAVRAS

* Separar as fichas do alfabeto móvel e de sílabas.
* Escolher um colega para formar dupla.
* Disputar com outra dupla adversária.
* Num tempo determinado pela professora , cada dupla deve misturar suas fichas e tentar formar o maior números de palavras que conseguir .
* As palavras formadas serão escritas em uma folha de papel e lidas para a dupla adversária.
* Vence a dupla que formar mais palavras. 


*Dependendo da realidade da turma, pode-se solicitar na lista de materiais entregue no início do ano letivo, um pacote com alfabeto móvel em EVA:



* A professora pode confeccionar o alfabeto móvel utilizando tampinhas de garrafa PET, ou enviar como tarefa de casa:




* Há também há opção de letras plásticas, com maior durabilidade:




* Montar palavras de cantigas, parlendas e pequenos textos:


* Modelos de cartelas para produção de alfabeto móvel individual: imprimir e plastificar, recortar e guardar cada jogo de letras em um envelope personalizado ou saquinho plástico, de TNT...




* Atividades impressas:

*Colagem da letra inicial.



* Atividade sobre a história "A Casa Sonolenta", servindo como modelo para criação de outras atividades semelhante utilizando diferentes histórias trabalhadas em aula.


* Trabalho prático com o alfabeto móvel e registro em folha.






3 comentários:

  1. adorei vou fazer na minha sala de aula

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  2. muito legal,meus alunos vão amar.

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  3. era tudo o que eu preciso, obrigada pelas ideias.

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