sábado, 24 de março de 2012

PEÇA TEATRAL SOBRE IMPORTÂNCIA DA LEITURA

PEÇA TEATRAL:  O MUNDO DA FANTASIA EM APUROS
Autora: Daniela Gonçalves Oliveira

Emília (sai de dentro de um baú de madeira): Aí! Bom dia, Dona Flor!

Flor: Bom dia, Emília!

Emília: Bom dia, passarinho!

Passarinho: Bom dia, Emília!

Emília: Que belo dia! Ótimo pra  ler um livro. Adoro os contos de fadas!

Visconde de Sabugosa: Olá, marquesa! E eu adoro ler um bom gibi de super-heróis.

Emília: Muito bem! Então vamos tratar de ler e parar com a conversa fiada.

Chapeuzinho Vermelho: Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha!

Emília: Nossa! A Chapeuzinho Vermelho! O que você tá fazendo aqui?

Chapeuzinho Vermelho: Ora! Estou indo para a casa da vovozinha, levar estes doces. Será que estou perdida?

Porquinho (entra correndo): Socorro! O Lobo Mau quer me devorar! Socorro!

Emília: Ah! Agora essa! Isso só pode ser uma brincadeira da Narizinho e do Pedrinho!

Visconde: Mas como Emília? Eles estão viajando.

Emília: Então, já sei! Vocês estão fugindo da Dona Carochinha?

Chapeuzinho e Porquinho: Não!

Chapeuzinho: Eu tô procurando a casa da vovó.

Porquinho: E eu estou fugindo do Lobo Mau!

Homem-aranha (entra atirando sua teia):  Que que eu tô fazendo aqui!

Super- homem: Vou salvar o mundo!

Visconde: Agora, eu que não estou entendendo mais nada!

Batman: Quem são vocês? Onde é que estou? Como vim parar aqui?

Emília: Calma, lá, seu Morcego orelhudo! Uma pergunta de cada vez. Aqui é o Sitio do Picapau Amarelo, eu sou a Emília, Marquesa de Rabicó e este é o Visconde de Sabugosa. E o resto do pessoal,  não sei o que estão fazendo aqui.

Batman: Ora, ora, temos um mistério aqui!

Branca de Neve: Lá, lá, rá, lá! Que linda floresta! Ops! Cadê a floresta?

Emília: Xi!! Mais uma perdida!

Princesa: Olá! Vocês viram meu príncipe?

NÃO!

Príncipe: Meu amor, princesa!Onde você está?  

Princesa: Aqui meu querido!
Bruxa: AH!AH!AH!  Encontrei vocês suas princesinhas fujonas!!!

Branca de Neve: A bruxa, se escondam!

Princesa: Oh! Ela vai transformar o meu princípe em sapo! Não aguento mais ter que beijar um sapo. Eca!

Homem-aranha:  Saia daqui sua bruxa malvada!

Super-homem (arrastando a bruxa): Ninguém fará mal a estas lindas princesas.

Batman: Venha pra cá, malvada!

Fera: Uahhhu!!! Eu sou a Fera e quero minha Bela!

Emília: Ah não! Assim, não dá! O lugar tá ficando muito cheio! Aposto que isso é coisa da Cuca, ela até mandou a prima dela, essa bruxa feiosa pra cá.

Bruxa: Fique quieta, bonequinha atrevida!

Todos conversam numa grande confusão... Quando enxergam a fada, dizem: OHHHH!

Fada Brilho: Calma pessoal! Eu sou a Fada Brilho e reuni todos vocês aqui. Porque algo terrível está acontecendo no Mundo da Fantasia. Os castelos, florestas, personagens, tudo está desaparecendo...

Visconde: Mas como isso é possível!

Fada Brilho: Os seres humanos estão deixando de lado a leitura das histórias infantis e histórias em quadrinhos. Os pais não leêm para os filhos e, as crianças só querem ficar na frente do video-game, computador e televisão.

Branca de Neve: Que pena! Nossas histórias são tão lindas!

Fada Brilho: Por isso estamos todos aqui! Precisamos da ajuda de todas as pessoas para que o Mundo da fantasia, dos contos de fadas e super-heróis não desapareça!

Princesa: E como estas pessoas podem nos ajudar?

Fada Brilho: Lendo, é claro! Lendo nossas histórias, contando para seus filhos e as crianças lendo muito também! Assim, o mundo da Fantasia continuará existindo.

Chapeuzinho Vermelho: Ah! É tão fácil assim! Por que ler é muito bom, né!

Emília: Então, vamos resolver logo esse problema. Ei, pessoal! Vocês mesmos que estão nos assistindo. Que tal dar uma mãozinha pra gente e prometer que não vão deixar o mundo da fantasia acabar? Prometem que vão sempre ler e contar nossas histórias? Não ouvi direito!

Todos dizem: EHHH!! Obrigado!!

Fada Brilho: Ah! Que maravilha! Assim, podemos voltar felizes para nossas histórias! Missão Cumprida!

Narradora: Sonhos, magia, ilusões...
Vamos juntos embarcar em um mundo onde tudo é possível, basta acreditar! Onde todos nós somos sempre crianças...
Esse é um mundo diferente, um mundo distante... Mas que precisa muito de vocês, para continuar existindo...
O  Mundo da Fantasia!

Autora: Daniela Gonçalves Oliveira


A foto abaixo mostra meus alunos em 2010, caracterizados para apresentar a peça teatral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário