domingo, 8 de março de 2009

DINÂMICAS II

Aprendendo o Nome
Objetivo: Integrar o grupo e aprender a fixar o nome das pessoas do grupo.
Duração: 20 minutos.
Material: Sala ampla.

Desenvolvimento: Animador solicita que o grupo, de pé, forme um grande círculo. A seguir, dá início ao exercício: dá um passo à frente, diz seu nome, acompanhado de um gesto com as mãos ou com todo o corpo, quando então as pessoas do grupo repetem em coro o nome do animador e fazem o mesmo gesto.
Prosseguindo, a pessoa à direita do animador diz seu nome e cria um novo gesto. O grupo repete o nome e o gesto do colega, e assim sucessivamente até todos se apresentarem.
Avaliação: Comentar a respeito da técnica.

Os peixinhos no aquário!
Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com alunos de várias faixas etárias em diversas disciplinas. Ou até mesmo em reuniões de pais.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: 1 aula.
Local: sala de aula ou sala grande.
Material: papel pardo, durex, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto, Lápis de cor, borracha, giz de cera, tesoura, etc.
Desenvolvimento: Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (tenha a disposição lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc...) e depois recortem. Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade... deixe-os à vontade para falar...
Se necessário, vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: “Todos os peixinhos estão iguais? Por que são diferentes? (porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes).
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? (não) Porque? (porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes, etc..) Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como a gente pode transferir estas idéias para a vida escolar? (aquário = escola; Peixinhos = alunos, professores, funcionários e pais)
Como convivermos juntos, sabendo lidar com estas diferenças, em casa e na escola?
E assim em diante, de acordo com o retorno dos pais...
Conclusão: As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação professores-pais.

Auto-retrato
Objetivo: Favorecer a integração do grupo, a percepção e o conhecimento do outro através da linguagem não verbal.
Duração: 1 hora.
Material: Folha de papel ofício branco e pincel atômico.

Desenvolvimento: Pedir que cada treinando faça seu "auto-retrato", escolhendo um objeto ou uma imagem que represente a sua característica pessoal mais marcante. Obs.: Pedir que não coloquem nome na folha e não olhem o trabalho dos colegas. Assim que terminarem o desenho, o facilitador recolhe todas as folhas e as redistribui, de forma que cada treinando não receba o seu próprio desenho. Cada treinando vai olhar o desenho que recebeu, imaginar a característica que ele representa e apresentar o possível colega portador desta qualidade. Ex.: Este desenho é um enorme sol, que para mim representa calor humano, amizade, e eu acho que é o Fulano, que tem esta característica. Depois da apresentação, vai pegar a gravura e deixar no centro da sala. Quando todos terminarem, pedir que cada treinando peque o seu desenho e faça a apresentação de sua característica, dizendo se o colega acertou ou não a característica e o desenho.
Observação: Pode acontecer que na primeira apresentação, alguns treinandos fiquem sem ser apresentados e outros sejam apresentados mais de uma vez.
Sugestões para reflexão:
Como foi identificar o colega pela característica?
Quais as dificuldades encontradas?
Quais os sentidos que vocês tiveram que utilizar? (percepção - atenção - visão ...)
Como você se percebe?
Como as pessoas costumam te perceber?
Como você se sentiu quando o colega estava apresentando a sua característica?
Como você se sentiu apresentando-se?
Atividade complementar: Depois do debate, solicitar que o grupo faça um painel com todas as características, representando "a característica desta turma".
Pontos de reflexão sobre a construção do painel:
Como foi realizada a atividade?
Todos participaram?
Como foi a participação? (lideranças, obstáculos, passividade...).
Como realizamos nossas atividades em grupo?
Que papéis assumimos?

Chegada: as boas vindas:
Objetivo: Auxiliar na apresentação e memorização dos nomes e características dos adolescentes que participam do grupo.
Duração: 20 minutos.
Material: Sala ampla e pares de balas doces.

Desenvolvimento:Trabalho individual: O facilitador passa um saco contendo os pares de balas doces e pede que cada participante retire uma para si.
Após a distribuição aos participantes, pede que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: A bala é liberada para ser chupada. O facilitador orienta para que cada um fale ao seu par sobre o que quiser, por 5 minutos.
Trabalho em grupo: O facilitador pede que os participantes formem um círculo e que cada um apresente o seu par: nome, idade, trabalho, signo, desejos, enfim, tudo o que descobriu sobre a outra pessoa.
É ressaltada a importância de todos estarem atentos às apresentações, pois todos merecem e precisam ser bem recebidos.
Sugestões para reflexão:
Qual o seu sentimento frente ao desconhecido?
Quais as características comuns ao grupo?
Resultados esperados:
Integração do grupo pela apresentação.
Descontração do grupo para iniciar os trabalhos.
Aprofundamento recíproco das características do grupo

O JOGO DAS SAUDAÇÕES
OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.
COMO JOGAR:- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.- A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão. Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.

29 comentários:

  1. PARABÉNS!!!AMEI TODAS AS DINÂMICAS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns suas dinâmicas são muito boas.Obrigada pelas dicas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelas dinâmicas, foram muito uteis para meu trabalho. Abraço
    Agna Tereza

    ResponderExcluir
  4. parabens suas dinamicas são ótimas,mas se tiver alguma pra alfabetização de jovens e adultos poderia postar.

    ResponderExcluir
  5. Anselmo Accioly: Amei todas as dinâmicas, parabéns....

    ResponderExcluir
  6. Mikaelly Garcia: Gostei muitos das dinâmicas que você promoveu, parabéns continue assim.abraços

    ResponderExcluir
  7. Dinâmicas divertidas e oportunas para momentos de socialização. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. adorei essas dinamicas vão me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu blog!
    Me ajudou bastante!

    :)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns muito criativa suas dinâmicas.

    ResponderExcluir
  11. Danyella lima:Oie Dani amei sua ultima Dinamica,apesar de todas serem otimas.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns adorei todas

    ResponderExcluir
  13. legal as dinamicas principalmente a de boas vindas

    ResponderExcluir
  14. Olá!Estou no segundo semestre de pedagogia e a busca de sites que me ajudem a elaborar planos de aula mais dinâmicos.Adorei seu Blog.Parabéns.
    Fabiola-Gama/Brasilia DF.

    ResponderExcluir
  15. gostei bastant das dinamicas bem criativa parabens

    ResponderExcluir
  16. Oi! Dani
    Amei as dinamicas,vai me ajudar na sala de aula
    tejuçuoca-ce

    ResponderExcluir
  17. gostei bem interesante é disso que nossos alunos precisam sair daquele mudinhoo sabe!!

    ResponderExcluir
  18. QUE GRAÇA DE BLOG E PARABÉNS PELO CONTEÚDO TAMBÉM!

    MARTA BICHO

    ResponderExcluir
  19. AMEI AS DINÂMICAS VOU FAZER NA MINHA SALA ... MEIRY

    ResponderExcluir
  20. parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  21. Muito ótimo demaiss :)

    ResponderExcluir
  22. dinâmicas como essas são importantes para o crescimento intelectual de uma criança' PARABÉNS' :)

    ResponderExcluir
  23. todos essas dinâmicas sâo de crescimento profissional e pessoal.alex lacerda

    ResponderExcluir
  24. Camila Alves
    gostei das dinamicas , muito legal !!!

    ResponderExcluir
  25. as dinâmicas são boas, mas gostaria de saber se tem alguma atividade que precisasse prender mt atenção de alunos entre 6 e 7 anos. Estou enlouquecendo com meus alunos, onde estagío. Bj obg.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns mesmo! Suas dinâmicas me ajudam muito :)

    ResponderExcluir
  27. Adorei o sei blog pois trabalho sempre com dinamicas e ela tem
    facilitado muito para o meu servico de alfabetizacao. OBRIGADO que Deus te abencoe sempre.

    ResponderExcluir
  28. Franklin Stem Santos da Silva21 de fevereiro de 2014 15:24

    DINÂMICAS DIVERTIDAS

    DINÂMICA DO HOSPITAL
    Selecionar os seguintes papeis: MÉDICO(A) e ENFERMEIRO(A), TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM, PACIENTE, TESOURA, ESPARADRAPO, ALGODÃO, POMADA.


    Recorte pequenos pedaços de papel com os nomes acima para participarem da estória. Divida equitativamente entre os participantes. Cada vez que for citado os nomes dos papeis os participantes devem levantar das cadeiras.

    Conte a seguinte estória:

    No hospital da cidade chegou um PACIENTE com ferimento leve. Imediatamente o atendente o encaminhou para a enfermaria. O ENFERMEIRO recebeu o PACIENTE perguntou o seu nome. Meu nome é José. O seu ferimento não é grave, mas vou chamar o MÉDICO. Então o ENFERMEIRO chamou o MÉDICO. O MÉDICO pediu ao TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM: traga-me a TESOURA, o ESPARADRAPO, ALGODÃO e POMADA.

    O MÉDICO e o ENFERMEIRO então passou a examinar o ferimento e disse ao TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Passe-me a TESOURA. O PACIENTE perguntou se seria necessária anestesia, não, disse o MÉDICO, porém, o ENFERMEIRO disse ao PACIENTE, se for preciso nos daremos Ok! Então o MÉDICO pediu ao TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM, passe-me a TESOURA e o ALGODÃO.

    Por favor: traga-me o ALGODÃO, a POMADA e o ESPARADRAPO.

    Parece que tudo esta bem, disse o MÉDICO ao ENFERMEIRO. Como de fato tudo estava bem o PACIENTE ficou tranqüilo. O MÉDICO disse ao TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Guarde a TESOURA, o ESPARADRAPO, o ALGODÃO e a POMADA. O PACIENTE agradeceu ao MÉDICO e ao ENFERMEIRO e foi para casa ciente de que tudo foi feito para o seu pleno corretamente. Ao final, o PACIENTE perguntou ao MÉDICO e ao ENFERMEIRO: esta aplicação de ESPARADRAPO, ALGODÃO E POMADA quando deve ser retirado, O MÉDICO disse para o PACIENTE, amanhã venha ao Hospital que o ENFERMEIRO fará uma avaliação.

    Muito obrigado pelo atendimento, assim agradeceu o PACIENTE.

    Apresentação final:

    MÉDICO(A), ENFERMEIRO(A), TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM PACIENTE, TESOURA, ESPARADRAPO, ALGODÃO, POMADA.
    ETIQUETAS
    MÉDICO MÉDICO MÉDICO

    ENFERMEIRO ENFERMEIRO ENFERMEIRO

    AUXILIARES AUXILIARES AUXILIARES

    PACIENTE PACIENTE PACIENTE

    TESOURA TESOURA TESOURA

    TESOURA TESOURA TESOURA

    ESPARADRAPO ESPARADRAPO ESPARADRAPO

    ESPARADRAPO ESPARADRAPO ESPARADRAPO

    ALGODÃO ALGODÃO ALGODÃO

    ALGODÃO ALGODÃO ALGODÃO

    POMADA POMADA POMADA

    POMADA POMADA POMADA


    (Recebido por e-mail - Autor Desconhecido)

    ResponderExcluir