quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sugestões de Atividades Práticas com o NOME

1 – História do nome:
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
· Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.

2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.

3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
· Explorar com a classe a letra inicial do nome.
· Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
· Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
· Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

4 – Letras Móves:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
· Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
· Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.
Observações:
· Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
· Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.

5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
· Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
· O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
· Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
· As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
· A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.

6 – Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
· O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
· Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
· Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.

11 comentários:

  1. Olá.. Parabéns profª. Adorei visitar-te...
    Página encantadora, assim como nossa profissão. Esse ano recebi a missão da alfabetização, coisa que eu mais temia.rsrsrs
    Adorei as dicas, vou aproveitar algumas, se me permitir, é claro.
    Abraços,
    Profª JEANA ANDRÉA - Rio Negro/PR

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas...que DEUS continue abençoando você nessa profissão maravilhosa...
    Abraços,
    Profª Cleide

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela!
    Sou estudante de Pedagogia e estarei fazendo estágio no próximo mês, vou terei que ministrar cinco aulas com as criaças do 1º ano. Como não tenho esperiência nenhuma em dar aulas, estou muito insegura, confesso. Adorei suas dicas, e se me permitir, gostaria de usá-las em algumas destas aulas.
    Gostaria de saber se você conhece algum livro que tenha atividades como estas que você propõe em seu blog. Procurei bastante e não acho!
    Quero te parabenizar pelo blog e a maravilha de disbonibilizar estas atividades para professores e iniciantes como eu.
    Muito obrigada!
    Caso você saiba de algum livro meu e-mail é:krolhepe@hotmail.com

    Obrigada mais uma vez e beijão!
    =)
    Ana Carolina - Araraquara/SP

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniela,
    Procurando atividades na net, encontrei seu blog e me identifiquei muito com você: Meu nome é Eliane Bittencourt, professora e bióloga (também, rsrsrs), leciono na rede publica estadual de ensino do Estado de São Paulo há 9 anos, tenho 30 anos, casada e um casal de filhos, este ano tenho turmas de 6a., 8a.séries e Ensino mèdio. Li suas atividaes como o nome e já tive algumas idéias para atividaes de ciências. O que eu gostaria mesmo é que se possível você pudesse me ajudar com atividades de alfabetização em ciências, minha turma de 6a. série tem sérios problemas de alfabetização e o grupo de professores dessa turma irá trabalhar de maneira diferenciada para minimizar esses problemas , pelo menos. Mas não sou alfabetizadora, tenho pouca noção de como fazer isso por isso estou a procura de ajuda. Como li que temos algumas coisas em comum, acredito que você possa me ajudar. Obrigada, desde já. Bjos. Se preferir, meu e-mail: bittencourt_eliane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Amei sua sugestões , que Deus continue te abençoando!!

    ResponderExcluir
  6. OLÁ DANIELA
    ADOREI A SUA SUGESTÃO
    VAIME AJUDAR E MUITO NO
    DESENVOLVIMENTO DA MINHA TURMA
    EM QUESTÃO DA IDENTIDADE.
    QUE DEUS LHE ABENÇOE E MUITO

    BJS SUA CHARÁ DANIELLA

    ResponderExcluir
  7. Você está de parabéns.Achei muito bom encontrar seu blog,ele me ajuda muito pois há 20 anos não entro em sala de aula e fui convidada agora para lecionar, por puro reconhecimento, pedi a Deus ajuda e encontrei voce.Tenho 51 anos e agora voltei também para faculdade, estou cursando pedagogia.Beijos e que a benção de Deus esteja cada dia mais sobre voce.

    ResponderExcluir
  8. sou estudante do curso de magistério e adoro as dicas que vc da gostaria muito de me corresponder com vc

    ResponderExcluir
  9. Oi,Daniela parabéns por toda essa dedição,amei as dicas,estou com uma turminha de albabetização e as dica foram de grande valia.Muito bom!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  10. ADOREI SEU BLOG, VOLTAREI PARA TE VISITAR SEMPRE. ME VISITE. BJS

    ResponderExcluir
  11. Adorei. Eu sou professora da rede municipal de ensino do município de Cachoeiro de Itapemirim no Esp. Santo e já trabalho há uns 15 anos com educ. infantil e séries iniciais. Gostei muito das atividades desenvolvidas e mais terde te passo algumas sugestões que também são fáceis e muito válidas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...